O que é MercadoShops: plataforma do Mercado Livre para você ter sua própria loja virtual

Você vende no Mercado Livre, gosta das funcionalidades da plataforma, mas queria ter uma loja online só sua? Então você precisa saber o que é MercadoShops.

De acordo com dados levantados na última edição do relatório setorial Mary Meeker Internet Trends 2019, o Mercado Livre atingiu os 30 bilhões de dólares, superando o Twitter (29 bilhões) em valor de mercado. E não é para menos: com mais de 270 milhões de usuários e 12 milhões de vendedores, a empresa argentina entende bem o que o seu público precisa.

A última novidade da gigante do e-commerce ficou por conta do MercadoShops, um dos braços do ML. Recentemente a plataforma anunciou que não vai mais cobrar uma mensalidade fixa dos vendedores, como era até pouco tempo, mas apenas uma taxa sobre cada venda, assim como é nas transações do Mercado Livre tradicional. 

Ainda nem sabe o que é MercadoShops? Então vamos voltar um pouco essa fita e começar do  início. Neste conteúdo você vai entender tudo sobre o MercadoShops e como ele pode mudar a sua forma de vender na internet.

Vamos lá?

O que é MercadoShops

O MercadoShops é uma plataforma do Mercado Livre que permite ao vendedor criar sua própria loja online, com domínio exclusivo, dentro da estrutura oferecida pelo ML. 

Ao criar sua loja neste espaço, é possível gerenciar ambas as contas: tanto sua loja no ML, quanto sua loja no MercadoShops. Assim sendo, você consegue administrar tudo de forma integrada pelo dashboard do Mercado Livre.

Além disso, o espaço é intuitivo e muito fácil de usar. Conta com layout responsivo e não tem limite de visitas, pageviews, produtos cadastrados e transações.

Quanto custa ter sua loja exclusiva no MercadoShops?  

Até o começo de 2019, para ter uma loja no MercadoShops, o vendedor precisava pagar um plano mensal. Entretanto hoje isso está diferente. Não há mais custos de ativação ou manutenção. Ou seja, tudo que precisa ser pago é a comissão normal do Mercado Livre sobre cada venda realizada.

Se você quer saber a média dessa comissão, dá uma olhada nesse conteúdo do ML que fala sobre o assunto: Quanto custa vender um produto no Mercado Livre?

12 principais vantagens do MercadoShops

Agora que você já sabe o que é MercadoShops, vamos entender quais são as vantagens desta alternativa para o vendedor online. A fim de te ajudar com isso, nós separamos 12 benefícios que consideramos mais importantes, confira:

1. Sem concorrentes dentro do seu próprio espaço

Ao contrário da sua conta normal no Mercado Livre, em que você precisa disputar atenção com outros milhares de vendedores, no MercadoShops você está no seu espaço. Ou seja, o público que chegar até ali é seu.

2. Deixe sua loja com a sua cara

Se você entende de design e programação, o MercadoShops oferece a possibilidade de criar todo layout da sua loja do zero, ou seja, alterando-o diretamente no código fonte.

Já, se essa não é muito a sua praia, a plataforma também disponibiliza vários modelos de layout para você mesmo personalizar. Altere cores, fontes e elementos, insira banners, enfim, deixe tudo com a cara da sua marca.

3. Sua loja na primeira página do Google

Você já ouviu falar em SEO (Search Engine Optimization)? Trata-se de um conjunto de práticas aplicados em conteúdos web para que eles sejam priorizados nos rankings dos mecanismos de busca e, desta forma, apareçam nas primeiras posições.

Com o MercadoShops, sua loja já vem pré-otimizada para essa finalidade. Assim sendo, fica muito mais fácil ranquear sua marca no Google. A partir disso, quanto mais produtos você subir na sua página e mais for melhorando seu projeto de SEO, mais chances terá de aparecer nos primeiros resultados também.

4. Tenha um email personalizado

O MercadoShops oferece a possibilidade de criar um email personalizado para a sua loja e, deste modo, passar mais credibilidade para o seu cliente. Seu endereço de e-mail por ser, por exemplo: contato@nomedasualoja.com.

5. Saiba de tudo

O MercadoShops envia notificações de todas as suas vendas com informações como nome do comprador, preço, condição de pagamento escolhida e opção de envio. Desta forma fica fácil manter o controle sobre a movimentação da sua loja online.

6. Tenha toda a sua gestão de vendas em um só lugar

Sincronize seus anúncios do ML com os da sua loja do MercadoShops. Fazendo isso, quando você criar novos anúncios ou pausar os que estão ativos ou, mesmo, fizer alterações de preço, quantidade ou categoria, por exemplo, as ações serão aplicadas de forma automática nos dois canais.

7. Melhore o relacionamento com a sua base

A plataforma conta com vários modelos pré-formatados de e-mail. Com essa facilidade você só precisa definir o conteúdo e disparar.

Uma possibilidade é criar listas de contatos segmentadas para divulgar novidades da sua loja por meio de email marketing. Outra ideia é configurar mensagens automáticas como:

  • Pagamento aprovado ou pendente;
  • Pedido recebido;
  • Pedido enviado;
  • Solicitação de avaliação/pesquisa de satisfação.

8. Sincronize o MercadoShops com a sua loja no Facebook

Ao usar o MercadoShops, você consegue ativar sua loja virtual dentro da sua fanpage no Facebook. Com isso, seus clientes conseguem comprar na sua loja, sem necessariamente ter que entrar no site da sua loja. Ou seja, é possível fazer tudo dentro do Facebook, sem a necessidade de redirecionamentos.

9. Monitore seu tráfego

Instale códigos de acompanhamento de campanhas em sua loja do MercadoShops e saiba de onde está vindo seu público. Com isso você pode avaliar conversões vindas de canais como Google AdWords e Facebook Ads e medir a eficiência dos seus investimentos. 

10. Tenha maior controle sobre a entrega dos seus produtos

O MercadoShops é integrado a soluções logísticas oferecidas pelo Mercado Envios. Então, seja por frota própria, transportadora ou Correios, é possível fazer toda a gestão das suas entregas, diretamente na plataforma, veja alguns exemplos:

  • Configure seus envios com tabelas próprias ou com base nas tabelas dos Correios;
  • Inclua opções para informar seu contrato próprio e ativar o e-SEDEX;
  • Customize valores por região;
  • Agregue prazo e valor de manuseio automaticamente nos cálculos da sua loja.

11. Ofereça opções de pagamento variadas e emita Notas Fiscais com mais facilidade

O MercadoShops conta com integração nativa com o MercadoPago, e diversos meios de pagamento para e-commerce disponíveis para seus compradores terem segurança e praticidade, inclusive depósito em conta ou transferência.

Outra vantagem é que dá pra integrar sua loja a sistemas de ERP e emitir de Notas Fiscais Eletrônicas com poucos cliques.

12. Acumule pontos e melhore sua reputação

Todas as vendas realizadas por meio da sua loja no MercadoShops contribuem para a sua reputação no Mercado Livre. Esse detalhe pode fazer a diferença na sua busca pelo selo de MercadoLíder ou para te ajudar a subir de categoria na comunidade do ML, por exemplo. 

Observação

Um único contra, se que é que podemos assim considerar, é que o Mercado Livre não permite que você divulgue sua loja do MercadoShops dentro da sua loja do ML. Ou seja, não tem como divulgar sua loja própria nos anúncios do ML, mesmo estando dentro da mesma plataforma.

Quer saber como anda o desempenho do seu negócio online? Confira 7 indicadores de e-commerce para avaliar suas estratégias de vendas.

E aí, depois de entender o que é MercadoShops, você já está preparado para montar sua loja personalizada?

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