O que é margem de contribuição: conheça a fórmula, descubra como calcular e saiba para que serve!

Se você está curioso para saber o que é margem de contribuição e qual sua importância para a saúde financeira de uma empresa, nós te respondemos.

A margem de contribuição é um indicador financeiro-econômico muito importante para um planejamento financeiro eficaz, além de ser um dos principais itens dentro de um Demonstrativo de Resultados do Exercício, ou DRE.

Para saber melhor o que é a margem de contribuição e descobrir a importância deste indicador, como calcular e a fórmula que deverá usar para aplicá-lo na sua empresa, acompanhe esse artigo. Nele você poderá ver exemplos mais práticos e entender de vez para que serve a margem de contribuição.

Fique ligado!

O que é margem de contribuição

Já sabemos que a margem de contribuição é um indicador financeiro. Mas você sabia que este indicador é capaz de apontar se a receita de uma empresa é suficiente não só para pagar os custos e as despesas fixas, mas se ainda assim é possível lucrar?

Isso mesmo, em outras palavras, a margem de contribuição, também conhecida como ganho bruto, representa qual será a contribuição do lucro da venda de cada produto para que a empresa possa cobrir todos os seus custos e despesas e ainda gerar lucro.

Confira abaixo o vídeo retirado do canal Paulo Mattos Mentor do YouTube,  no qual, além de explicar de uma maneira didática o que é a margem de contribuição, é explicado como calcular.

Mas, afinal, para que serve a margem de contribuição?

Como você já pode perceber, os indicadores financeiros são utilizados para medir o desempenho e o quão saudável está a situação financeira da sua empresa. Mas para que serve a margem de contribuição?

A margem de contribuição é uma informação fundamental para o seu negócio, e serve para indicar a lucratividade de cada produto. Ou seja, através do uso constante deste indicador, além de poder calcular a quantidade mínima de produtos que precisará vender para não sair no prejuízo, você consegue mensurar quais destes produtos, ou serviços, são mais rentáveis para a sua empresa.

A margem de contribuição auxilia na determinação do lucro efetivo de seu negócio. Para que você possa mensurar quantos e quais produtos deverá vender até atingir o lucro ideal, saiba como calcular a margem de contribuição.

Como calcular margem de contribuição

Para calcular a margem de contribuição, é importante entender que, em termos mais técnicos, a margem de contribuição é o quanto sobra da receita obtida com as vendas dos produtos, depois de pagar os custos fixos (e ter lucro), e os custos e despesas variáveis (fornecedores, impostos, salários do pessoal e outros gastos resultantes dessas vendas).

A margem de contribuição pode ser classificada como unitária, quando a análise é feita apenas sobre um produto, ou total, para avaliação da produção ou capacidade produtiva da empresa.

Vale ter conhecimento de que algumas empresas preferem que sua margem de contribuição seja representada através de indicadores em porcentagem.

Fórmula da margem de contribuição

Para encontrar este indicador, basta seguir a fórmula da margem de contribuição, que nada mais é do que o valor das vendas, menos o valor dos custos e despesas variáveis:

Margem de Contribuição = Valor das Vendas – (Custos Variáveis + Despesas Variáveis)

Simples, não é? Então, confira um exemplo para que fique ainda mais claro na hora de utilizar a margem de contribuição como indicador financeiro para a sua empresa.

Exemplos práticos de margem de contribuição

Agora, para que possamos explicar em detalhes como encontrar esses números, vamos apresentar um exemplo para você.

Vamos imaginar que sua empresa planeje vender 200 unidades de um determinado produto a R$ 60 cada unidade. Para produzir cada unidade há um custo de R$ 25 e mais R$ 17 de despesas variáveis. Portanto, o seu cálculo da margem de contribuição ficaria:

Unitário Total
(+) Receita Operacional R$ 60 R$ 12.000
(-) Custo dos Produtos (CPV) R$ 25 R$ 5.000
(-) Despesas Variáveis R$ 17 R$ 3.400
(=) Margem de Contribuição R$ 18 R$ 3.600
(=) Margem de Contribuição % 30% 30%

Como você pode ver, depois de fazer o cálculo das suas receitas, menos os custos dos produtos e despesas variáveis, você já consegue visualizar a sua margem de contribuição.

E agora, ficou mais fácil de visualizar?

Com base na sua margem de contribuição, você pode planejar suas promoções, estipular as metas de vendas para vender produtos específicos, ajustar o preço dos itens que tenham uma margem menor, e muito mais.

Gostou de saber o que é margem de contribuição e de descobrir para que serve, qual a importância e como calcular a da sua empresa?

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