O que é cashback e como funciona? Dicas de como fornecer para seus cliente

30 de Jan de 2022

Cada vez mais na boca do povo, algumas dúvidas podem surgir quando o assunto é o conceito por trás do que é cashback e como funciona este serviço. Neste artigo, vamos buscar tirar essas dúvidas e mostrar algumas formas de oferecer esse tipo de vantagem para seus clientes.

O que é cashback e como funciona?

O cashback é um programa de fidelidade usado para incentivar clientes a comprarem, também sendo uma interessante forma de fidelizar consumidores. No cashback o cliente recebe de volta uma parte do valor gasto em uma compra, esse valor fica com crédito que poderá ser usado em compras futuras.

Diferente dos descontos tradicionais, o desconto não é recebido na hora da compra. O cashback, ao contrário, funciona como um incentivo em créditos que poderão ser utilizados em uma futura compra.

Cashback no e-commerce: usos e benefícios

Criado nos EUA, o cashback vem ganhando força a cada dia no Brasil e possui a mesma lógica em qualquer lugar do mundo. Quanto mais o cliente gastar mais ele vai acumular de saldo para as próximas compras.

Cashback significa ‘’dinheiro de volta”, logo, é importante, ao aderir a esse tipo de programa, que o empresário leva em conta seu modelo de negócio e analise se vale a pena oferecer essa vantagem aos visitantes.

Entre os benefícios aos quais a empresa tem acesso ao oferecer cashback aos seus clientes estão:

  • fidelização dos clientes,
  • maior visibilidade da sua loja ou empresa,
  • alcançar novos clientes que já utilizam esse tipo de programa.

Cada empresa que oferece cashback permite que o saldo seja utilizado de uma forma, por isso é importante pesquisar antes de fazer uma compra.

O primeiro passo para oferecer cashback no e-commerce em que você é dono é escolher a plataforma de cashback que vai te ajudar a atender suas necessidades e oferecer a vantagem aos seus clientes.

É  importante lembrar que o cashback no e-commerce vai muito além de um simples desconto que é dado para o cliente. Quando uma empresa faz parte deste programa ela pretende aproximar o seu cliente e fidelizá-lo.

Como oferecer cashback para meus clientes?

Como oferecer cashback para meus clientes e ter a certeza que eles vão voltar a comprar na minha loja?

Algumas estratégias como prazo de validade para usar o valor recebido de cashback vão garantir que seu cliente volte a realizar uma compra em sua loja, dentro de um período que você ache interessante.

Assim como explicou Haroldo Monteiro, professor de Estratégias para Varejo do Ibmec, fazendo uma conta rápida, se você oferece 10% de cashback ao cliente, é necessário que o aumento do seu faturamento alcance no mínimo 11% através da captação de novos cliente e fidelização desses clientes, para sentir que a estratégia trouxe resultados positivos.

Além dessa fórmula, é preciso ter em mente outros fatores que são o principal motivo para aderir as empresas de cashback. Conheça alguns deles, a seguir.

Qual empresa de cashback devo usar no meu negócio?

Agora que já sabemos o que é cashback e como funciona esse modelo de fidelização de clientes vamos falar sobre as plataformas de cashback.

Algumas plataformas famosas vêm ganhando cada vez mais espaço no coração dos clientes que buscam oferecer esse tipo de programa. Atualmente as maiores plataformas no Brasil são:

  • Méliuz
  • PicPay
  • Mooba
  • Beblue
  • Poup
  • Ame Digital
  • Trigg
  • Mycashback
  • Cashola
  • In Mais

Diante desta lista, cabe a você escolher a que se encaixa mais como o seu modelo de negócio e que vai proporcionar mais vantagens do cashback para sua empresa.

Quais as vantagens do cashback?

Assim como já foi falado anteriormente, ao aderir ao programa de cashback as empresas em geral obtêm algumas vantagens.

Fidelização dos clientes

Esse é o principal objetivo quando procuramos empresas de cashback para fazer parte do nosso negócio. Fidelizar os clientes, tornando eles clientes frequentes.

É o que toda empresa procura, não é verdade? Possuir uma carteira de clientes que são frequentes na sua loja.

Maior visibilidade da sua loja ou empresa

Ao implementar uma solução de cashback sua loja passa a fazer parte do catálogo de parceiros dessa solução, isso vai aumentar consideravelmente o alcance da sua loja, chegando a clientes que ainda não conheciam seu canal.

Sabe aquele ditado que a  propaganda é a alma do negócio? Ao inserir sua empresa nesse tipo de programa você vai estar aumentando sua visibilidade.

Atração de novos clientes que já utilizam esse programa

No Brasil hoje o cashback vem crescendo cada vez mais e mais pessoas procuram lojas que ofereçam  o programa de fidelização.

Fazer parte desse tipo de programa vai atrair novos clientes e clientes acostumados a realizar esse tipo de compra.

Invista no seu negócio

A oferta de descontos, cashback, marketing, ampliação do estoque de todas as demais ações de vendas, exigem investimento financeiro, algo que nem sempre é possível para negócios que estão começando ou expandindo.

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