O que é Business Process Outsourcing (BPO)?
O acrônimo BPO significa Business Process Outsourcing, em português, Terceirização de Processos de Negócios. Uma prática crescente entre as empresas que precisam otimizar as funções secundárias, mas ainda sim importantes, para ganhar produtividade nas tarefas principais do negócio.
A tecnologia facilitou a terceirização BPO, tornando-a mais rápida e fácil de implementar e contribuindo para o desenvolvimento de pequenas e médias empresas.
Com a aprovação da Lei da Terceirização (Lei 13.429/2017) em 2017, o IBGE registrou no ano seguinte que 22% dos trabalhadores formais atuavam como terceirizados em trabalhos ligados a processos de negócio.
Quer dar mais atenção para as atividades essenciais de vendas e ainda conseguir manter uma gestão eficiente?
Continue lendo e entenda o que é BPO, como funciona, os principais serviços terceirizados e as vantagens.
O que é BPO?
Uma empresa de Business Process Outsourcing (BPO) fornece serviços em uma determinada área para outras empresas, ou seja, atua como uma terceirizada apoiando um determinado setor de outro negócio.
Empresas de BPO fiscal, por exemplo, auxiliam os negócios a organizar, manter e atualizar tudo que é relacionado às obrigações fiscais do negócio.
As empresas ou profissionais que prestam serviços terceirizados criam padrões de processos para garantir um serviço de qualidade.
Por isso, é importante fazer uma pesquisa criteriosa de fornecedores e selecioná-los de acordo com as necessidades do seu negócio.
Como funciona o serviço de BPO
O dono de um e-commerce deseja criar uma ação para aumentar as vendas, utilizando os produtos do último lote de produtos para fazer um novo pedido ao fornecedor.
Mas nas últimas semanas anda sobrecarregado com as tarefas operacionais de seleção do estoque para a ação e não consegue se dedicar ao planejamento da campanha marketing.
É neste ponto que o BPO entra como uma solução para terceirizar o trabalho com uma agência de marketing digital ou profissional autônomo que presta consultoria na área.
Com essa iniciativa, o dono do e-commerce se mantém focado na atividade que é sua maior expertise e passa para o fornecedor contratado os objetivos da ação para que ele crie uma campanha.
É dessa forma que o terceirização BPO funciona. Um fornecedor especializado na área desejada assume o trabalho para auxiliar o desenvolvimento do negócio.
Leia também: 10 estratégias de vendas de produto online.
Tipos de serviços BPO mais comuns
Além do Marketing Digital que citamos no exemplo acima, o BPO é utilizado em outras áreas: do RH até o serviços de limpeza.
Alguns exemplos comuns de serviços bastante procurados no mercado para BPO são:
- Criação e manutenção de site;
- Tecnologia da Informação (TI);
- Gestão Financeira e Contabilidade;
- Help Desk;
- Portaria;
- Software de RH, etc.
Cada negócio tem sua prioridade e precisa de ajuda em outros setores que não são os dominados pelo criador da empresa.
Por isso, o mercado de BPO está bastante aquecido e com uma pesquisa atenta é possível encontrar fornecedores experientes para a tarefa.
BPO: vantagens de contratar
Ao escolher o BPO como opção para o seu negócio, tenha em mente que a empresa escolhida pode trazer muitos benefícios, se for bem escolhida.
Listamos a seguir as principais vantagens de terceirizar um fornecedor. Confira!:
1. Reduzir os custos da empresa
Muitos donos de lojas virtuais trabalham sozinhos ou com uma pequena equipe. Nesse cenário, criar um departamento para cada área da empresa é inviável.
Além dos gastos com infraestrutura, a burocracia e os custos com a folha de pagamento de uma equipe também são muito altos.
Neste ponto, o BPO é uma ótima solução com custo-benefício mais acessível, pois oferece um serviço completo, bem estruturado e uma equipe preparada para responder todas as dúvidas.
2. Mais tempo para se dedicar o negócio
Gerenciar uma loja virtual inclui diversas tarefas diárias como controle de estoque, negociação com fornecedores, atualização de produtos no site, etc.
Com um fornecedor BPO dando suporte em uma área que você não domina, seu tempo pode ser investido nas atividades principais que vão atrair novos clientes.
3. Manter os processos atualizados
Para se manter relevante trabalhando com vendas online é impossível ter processos obsoletos e desatualizados.
Seu site, a logística de entrega, os meios de pagamento, tudo precisa acompanhar a evolução e as novidades para oferecer o melhor aos clientes.
Com um equipe de BPO apoiando áreas estratégicas como Marketing e a área Financeira, você vai receber uma consultoria qualificada de profissionais que estão de olho nas principais novidades do mercado.
Como contratar um fornecedor de BPO qualificado
Agora que entende o conceito de BPO, pode começar sua pesquisa por fornecedores que sua empresa mais precisa.
Analise seu negócio e faça uma lista das suas necessidades principais:
- Quais áreas precisam ser melhoradas?
- Quais processos podem ser melhores ou renovados?
Com essas respostas, você pode encontrar profissionais ou empresas que oferecem os serviços necessários e pedir propostas de orçamento para analisar.
Importante: a empresa que você escolher vai gerenciar áreas estratégicas do seu negócio e deve fornecer todos as informações para garantir confiança no trabalho.
Para selecionar uma empresa de BPO confiável:
- avalie se a documentação está em dia;
- peça indicações de clientes para que você possa perguntar sobre a experiência deles com a empresa;
- cheque o nível de satisfação com o serviço prestado.
Assim você tem mais chances de fazer uma contratação segura. Boa sorte!
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