Metas financeiras: como definir para sua empresa? Passo a passo

Metas financeiras devem fazer parte da rotina pessoal e profissional de todo mundo. Sem essas metas, a realização de uma série de sonhos pode acabar ficando apenas na imaginação, mas quando você organiza quais são as suas prioridades e tem disciplina para alcançá-las, o céu é o limite!

Todo mundo já passou pela sensação de ter “sobrado mês no final do dinheiro”. Ou seja, o mês ainda nem chegou na metade e o seu dinheiro já foi embora, seja para pagar as contas ou despesas que surgem no dia a dia. Também é bastante comum que a gente não saiba para onde, afinal, foi esse dinheiro.

Essa é uma realidade muito comum, mas fato é que você não precisa passar por isso todos os meses. Nem você nem a sua empresa.

Segundo o estudo Sobrevivência das Empresas no Brasil, realizado pela Fundação Getúlio Vargas, entre os principais motivos que levam um empreendedor a fechar a empresa está o despreparo financeiro, que inclui a não definição e acompanhamento de metas na área.

Por isso, se você quer que a sua empresa tenha alguma chance de sobreviver nesse mercado altamente competitivo e um tanto instável, já passou da hora de definir e seguir as metas financeiras do negócio. Como fazer isso? Acompanhe as nossas dicas, a seguir.

Planejamento a curto, médio e longo prazo

O primeiro passo para estabelecer os objetivos da sua empresa é entender que existem metas financeiras de curto, médio e longo prazo.

Geralmente, elas são divididas dessa forma de acordo com a dificuldade que é alcançá-las.

Pensa na sua realidade financeira pessoal. Sair para jantar no final de semana é uma meta a curto prazo, afinal, é uma meta mais fácil de atingir. Já viajar para o Japão no próximo ano, é uma meta de médio prazo, porque é mais difícil de ser alcançada.

Essa dificuldade se mede em tempo, mas também no volume de capital que é necessário para realizar seu desejo.

Por último, a compra de uma casa, é uma meta financeira que funciona bem como um exemplo de longo prazo, afinal, é necessário um montante maior de capital para conseguir atingir esse objetivo.

Para a sua empresa, a mesma lógica pode ser aplicada para organizar as metas financeiras.

Comece observando quais são os desejos da organização em relação ao futuro e quanto de capital é necessário para que isso se torne uma realidade. Depois organize uma linha temporal, identificando o que pode ser mais rapidamente resolvido e o que demanda mais dinheiro e tempo.

Caso a sua empresa tenha um planejamento estratégico ou um planejamento financeiro, é ideal olhar para esses documentos e entender quais são os investimentos e qual é a necessidade de capital para atingir esses objetivos estratégicos.

Lembre-se que idealmente todas as decisões e ações das empresas devem seguir os objetivos que ela tem e que foram estabelecidos no planejamento estratégico.

Entretanto, se a sua empresa não tem esses documentos, é hora de parar e entender, afinal, o que vocês querem incluir em um planejamento a curto, médio e longo prazo.

Curto Prazo

São metas financeiras que podem ser atingidas dentro de um ano, mas podem considerar também metas ainda mais próximas, com prazo de um semestre, mês ou semana.

Médio Prazo

Geralmente, são objetivos que demandam de três a cinco anos. Exigem mais capital e, em alguns casos, mais planejamento para a realização.

Longo Prazo

Estamos falando de objetivos que demandam mais capital e planejamento para serem concretizados. São metas financeiras com potencial de serem realizadas acima de cinco anos.

Como definir uma meta pelo método SMART?

Entendido o que é planejamento a curto, médio e longo prazo é hora de entender como definir uma meta para que ela realmente se torne parte do dia a dia da sua empresa.

Para te ajudar no planejamento, vamos falar sobre as metas SMART.

SMART, além de significar esperto ou inteligente em inglês, é uma sigla formada pelas iniciais de diferentes palavras

Juntos esses termos se transformam em um método prático e eficiente para definir metas financeiras. Acompanhe.

S – Specific (específica)

Uma meta financeira deve ser específica e clara, sem deixar dúvidas sobre o que está tratando. Ela deve ser direta, indicando qual é o resultado que deve ser alcançado. Por exemplo, “comprar uma impressora 3D em até 40 dias”.

M – Measurable (mensurável)

Não existe ação sem mensuração. Afinal, qual é o indicador que vai permitir que você confirme se a meta foi atingida? Um bom exemplo é: "investir R$3.000 mensalmente, durante um ano, para criar uma reserva de emergência para a empresa, totalizando R$36.000".

Parte do trabalho com metas a médio e longo prazo é acompanhar o quanto ela está sendo realizada ou não. A empresa está realmente fazendo o investimento para alcançar a meta financeira indicada?

A –  Attainable (atingível)

Você quer mudar a sede da empresa para um espaço maior daqui há um mês. Isso é possível? Seu objetivo é reduzir em 30% os custos da empresa em 30 dias. Essa é uma meta atingível?  

Definir metas financeiras deve ser um processo baseado na realidade da organização, para que a empresa se dedique para conquistá-la. Evite também as metas muito fáceis.

R – Relevant (relevante)

Qual é a importância da meta para a empresa? Criar metas apenas por criar pode fazer sua empresa perder dinheiro e desviar a atenção do que realmente importa. Além de reduzir a motivação para alcançá-las. Tente identificar no planejamento estratégico ou entre os setores o que é importante, relevante e prioritário.

T – Time based (temporal)

Estabeleça um prazo para que a meta possa ser atingida. Já destacamos que existem metas financeiras de curto, médio e longo prazo, mas mais do que isso coloque realmente uma data para medir o resultado final, por exemplo, em 30 dias, 3 meses, um ano. A partir desta data fica mais fácil montar um calendário e um plano para alcançar o objetivo.

Conheça mais sobre as metas SMART assistindo ao vídeo abaixo.

As metas financeiras, assim como o controle financeiro, funcionam para ajudar sua empresa a caminhar com direção, como se fosse uma bússola. Afinal, se você não sabe onde quer chegar, é mais difícil entender o que fazer para chegar lá. Não é mesmo?

Alcançar os objetivos estratégicos da sua empresa está plenamente alinhado à capacidade de organização do negócio e de compreensão das necessidades e oportunidades que surgem.

Ter boas metas financeiras contribui, inclusive, para que você identifique quanto fazer um empréstimo, por exemplo, para aproveitar um momento de aquecimento no mercado e ampliar a competitividade do negócio. Tudo isso, sem tirar o pé da realidade ou se complicar com o fluxo de caixa.

De maneira geral, metas e controle são indispensáveis para que você conheça a sua empresa de fato e saiba até onde pode ir e quando ir!

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