MercadoShops no Facebook: como conectar sua loja a rede social
O Facebook ainda é uma das maiores redes sociais do mundo com 1,6 bilhões de usuários. E com uma base tão grande de pessoas reunidas em um mesmo lugar, estar presente na plataforma vale a pena. Os lojistas que desejam integrar o MercadoShops no Facebook podem fazer isso de forma simples.
Quando você seleciona estrategicamente outros canais para integrar sua loja, deve considerar alguns fatores:
- relevância para seu público-alvo;
- segurança oferecida pela provedor;
- interface amigável e fácil de acessar;
- como é o processo de checkout;
- oferece gateways de pagamento seguros, dentre outros.
Quer colocar sua loja do MercadoShops no Facebook? Continue lendo e aprenda o que é, como funciona e como integrar uma loja a rede social.
O que é a loja do Facebook?
O Facebook disponibilizou a função loja em todas as páginas comerciais da plataforma. Assim, se você for a marca uma fornecedora de produtos, pode vender através da rede social.
Quem é comerciante do setor de varejo e tem uma loja física ou possui uma loja virtual em outra plataforma pode tirar muitas vantagens integrando-se a rede social.
Itens como roupas, calçados, bolsas, malas e outros acessórios e produtos infantis para crianças e bebês são exemplos de categorias que usam o Facebook para vender.
O Facebook determina alguns requisitos para uma empresa ter uma loja na plataforma: vender itens físicos e estar em concordância com os Termos do Comerciante.
Benefícios de ativar a loja da página
Dependendo da sua localização, a loja da sua página comercial pode ter benefícios extras, mas em linhas gerais os benefícios oferecidos são:
- Adicionar produtos de forma ilimitada: você cadastra na plataforma quantos produtos quiser sem se preocupar com limites;
- Organizar o estoque por categorias: divida seus produtos em seções para facilitar a busca dos clientes;
- Canal de dúvidas via Messenger: os usuários podem tirar dúvidas enviando mensagens e você pode gerenciá-las da área administrativa da sua página;
- Recursos de métricas para análise: a plataforma disponibiliza a quantidade de visualizações dos produtos, cliques e número de compras realizadas.
Como funciona a loja
Para adicionar uma loja na sua página comercial do Facebook é necessário ter uma página comercial na plataforma. Não é possível ativá-la com um perfil pessoal.
Faça o login no Facebook pelo computador e clique na guia ‘Loja’ que aparece no menu do lado esquerdo da tela.
Siga as etapas mostradas para fazer a ativação e para finalizar clique em ‘Concluir’.
Importante: leia os Termos do Vendedor para garantir que seus produtos estão em conformidade com as políticas do Facebook.
Para que a loja seja ativada, é necessário cadastrar ao menos um produto e ele ser aprovado.
Mas como colocar meus produtos do MercadoShops no Facebook? A integração é bastante simples. Aprenda como fazer a seguir.
MercadoShops no Facebook: passo a passo
O MercadoShops oferece a opção de conectar sua loja virtual no Facebook. Por isso é fácil importar seus produtos cadastrados para a rede social.
Assim, você não precisa fazer o cadastro manual de todo seu portfólio de produtos. Habilite os pop ups do seu computador e siga o passo a passo abaixo:
1. Faça login na sua conta do MercadoShops;
2. Acesse os menus Preferências > Redes Sociais e clique em “Conectar com Facebook”;
3. Preencha seu login e senha do Facebook no pop up que será aberto;
4. Selecione a sua página na caixa de seleção para adicionar o MercadoShops no Facebook e clique em ‘Adicionar MercadoShops BR’ para continuar;
5. Pronto! Se o processo for concluído com sucesso, sua loja do MercadoShops no Facebook está conectada e você vai visualizar a tela abaixo.
Ao conectar o MercadoShops no Facebook, você permite que seus seguidores comprem através da rede social, ou seja, o usuário não é redirecionado para outro site.
Essa funcionalidade é considerada mais amigável para quem está comprando e gera mais confiança para sua marca.
Outro recurso importante de ter sua loja MercadoShops no Facebook é poder fazer todo o acompanhamento da venda, quem são seus clientes e contatos feitos.
Assim, você pode conhecer melhor o seu perfil de clientes dentro da rede social e criar estratégias de vendas direcionadas para eles e aumentar suas conversões.
Aprenda também como fazer a integração do Google Analytics e Mercadoshops neste post.
Diferença entre loja e catálogo no Facebook
A Loja é uma seção que pertence as páginas comerciais do Facebook. Mesmo se você não utilizá-la, mas estiver dentro de uma categoria que permita a criação, ela vai estar disponível.
Já o Catálogo é um recurso do Gerenciador de Anúncios do Facebook Ads que permite catalogar itens para usar em anúncios nos canais da plataformas como o próprio Facebook, Instagram, Messenger e Audience Network.
Os anúncios no Facebook são conhecidos por permitirem uma segmentação refinada do público para direcionar os anúncios e alternar entre os vários canais de divulgação.
Você pode adicionar produtos pontuais de um catálogo em sua Página, mas isso não significa que eles façam parte de uma loja.
Invista na divulgação da sua loja MercadoShops no Facebook
Agora que você aprendeu como colocar sua loja MercadoShops no Facebook, pode criar uma estratégia de vendas utilizando a rede social e suas opções de anúncio.
Para isso, você precisa organizar seu planejamento financeiro para fazer investimentos que cabem no seu bolso.
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Em três passos simples você pode ter aquela grana que precisa para investir mais no seu negócio:
- indique o valor de empréstimo que precisa, em quanto tempo deseja pagar e seu e-mail;
- conecte sua conta do Mercado Livre, Pagseguro, Bling ou Skyhub;
- a análise será realizada e, se aprovada, o dinheiro cai em até 72h na sua conta.