Meios de pagamento para loja virtual: qual é o melhor? [Análise]

Disponibilizar vários meios de pagamento para loja virtual é imprescindível para reduzir a quantidade de carrinhos abandonados, uma vez que o cliente terá diversas opções para concluir um pedido.

Quer trazer esse cenário para o seu negócio? 😉

Então, continue a leitura e confira 7 opções acessíveis e seguras para a sua empresa.

Meios de pagamento online para loja virtual: 7 opções

Entre os principais meios de pagamento para e-commerce, podemos destacar:

  1. Cartão de crédito;
  2. Cartão de débito;
  3. Boleto bancário;
  4. Pix para e-commerce;
  5. WhatsApp Pay;
  6. Carteiras digitais;
  7. Cobrança recorrente.

Vamos entender cada um deles!

1 - Cartão de crédito

O cartão de crédito é o método de pagamento mais usado no comércio eletrônico e oferece muitos benefícios aos lojistas e aos consumidores.

Entre as vantagens de vender parcelado está a possibilidade de atingir um público que só poderia adquirir o item por meio desse método.

Além disso, as vendas parceladas também contribuem para o aumento do ticket médio do negócio.

Diante desse cenário é muito comum que o cartão de crédito seja visto como a resposta para “qual o melhor meio de pagamento para loja virtual”.

Além da popularidade no mercado, são muitos benefícios como:

  • aumento do volume de vendas;
  • aumento do ticket médio;
  • garantia de concretização da venda;
  • redução da inadimplência e mais.

🎥Quer saber mais? Assista:

2 - Cartão de débito

Este estudo revela um crescimento de 32,7% nas compras online por cartão de débito no primeiro semestre de 2022, em comparação com o mesmo período de 2021, totalizando R$ 338,5 bilhões.

Um dos principais motivos para isso é que, na modalidade de débito, o valor da compra é descontado uma única vez diretamente na conta bancária do consumidor. Dessa forma, o pagamento é feito à vista e a compra é quitada imediatamente.

Para o lojista, esse método é vantajoso porque ele recebe o dinheiro da venda na mesma hora.

Portanto, se você quer que o seu negócio online venda mais, considere disponibilizar para o seu público a opção de pagamento no cartão de débito.

3 - Boleto Bancário

O boleto é um meio de pagamento que traz taxas mais economia e torna a sua empresa inclusiva, pois atende clientes que não possuem cartão de crédito ou conta bancária para fazer Pix.

Para o empresário, o ponto negativo é que o cliente pode fazer o pagamento em até três dias, o que aumenta as chances de desistência do pedido.

A seguir, descubra outras diferenças entre o boleto e o cartão de crédito:

Fonte: SuperLógica

4 - Pix no e-commerce

Para você ter uma ideia, até julho de 2022, o Banco Central já contabilizava 478 milhões de chaves Pix cadastradas, sendo a maioria pertencentes a pessoas físicas. 184 milhões de brasileiros possuem pelo menos uma chave cadastrada.

Já no que se refere ao volume de transações, apenas nos primeiros 3 meses de 2022 foram movimentados mais de R$ 4,2 bilhões. Isso corresponde a 22,9% de todas as transações financeiras.

Em comparação com as modalidades crédito e débito nesse mesmo período, o volume de pagamentos foi de R$ 3,7 (19,8%) e R$ 3,5 bilhões (19,27%), respectivamente.

Esses números mostram a força desse método de pagamento e toda sua popularidade entre os consumidores.

Diferente do modelo de transferência entre pessoas físicas, entretanto, no Pix para empresas pode ser cobrado, da organização, uma taxa por transferência. Entretanto, mesmo assim, o custo tende a ser muito mais baixo do que outras opções.

🎥 Assista ao vídeo abaixo e confira mais informações sobre o Pix no e-commerce

5 - WhatsApp Pay

O WhatsApp Pay também configura entre os meios de pagamento online para loja virtual que vêm ganhando força nos últimos anos.

A novidade foi lançada em 2020 e permite a transferência de valores utilizando o aplicativo de mensagens instantâneas. Ou seja, o usuário não precisa sair do WhatsApp e abrir o app do banco para efetuar o pagamento.

O WhatsApp Pay é um recurso que possibilita transferir um limite de R$ 1 mil e receber até 20 transações por dia - ou R$ 5 mil por mês.

As transações feitas por pessoas físicas são isentas de taxas por parte do WhatsApp. Porém, o banco ou instituição financeira cadastrada na plataforma pode cobrar algumas taxas, principalmente se o usuário utilizar dinheiro do cheque especial.

💡Dica de leitura: vendas por WhatsApp: como aplicativo de mensagem pode alavancar seu negócio?

6 - Carteiras digitais

É claro que as carteiras digitais não poderiam ficar de fora das principais formas de pagamento para loja virtual.

Cerca de 70% dos brasileiros utilizaram carteiras digitais no primeiro semestre de 2022, segundo o Serasa Experian. Desse total, 87% consideram esse meio de pagamento seguro.

Já em relação ao uso das carteiras digitais, um estudo feito pela Opinion Box revelou que 53% das pessoas utilizam essa ferramenta para pagar compras feitas pela internet.

Alguns exemplos de carteira digital são o Apple Pay e o Google Pay. Ao oferecer esse método de pagamento, o checkout tende a ser mais ágil, melhorando a experiência dos clientes.

Para a sua loja, a principal vantagem de adotar a carteira digital como meio de pagamento é que o valor das vendas é imediatamente transferido para a sua conta.

🎥O vídeo, a seguir, traz outros detalhes sobre as carteiras digitais. Vale a pena conferir!

7 - Cobrança recorrente

Por meio da configuração da cobrança recorrente, o cliente é cobrado mensalmente, por meio de cartão de crédito, sem muitas dificuldades para a empresa e com segurança para ambos.

Essa opção é muito comum em lojas online que oferecem clubes de assinatura. Na TAG Livros, por exemplo, você pode assinar um plano e receber todos os meses um kit com um livro surpresa e outros itens. Já a Evino oferece planos para quem curte tomar bons vinhos.

Serviços de streaming, como Spotify e Netflix, também trabalham com o modelo de cobrança recorrente.

Toda a transação ocorre de forma segura.

Mesmo que o seu e-commerce não seja um clube de assinatura ou um serviço de streaming, você pode oferecer essa forma de pagamento para produtos de uso contínuo, como hidratantes, maquiagens, sabonetes, perfumes, etc.

💡Dica de leitura: Cobrança recorrente: por que este modelo tem chamado tanto a atenção?

Gateways de pagamento, checkout transparente e mais

Lembre-se que, ao organizar o processo de recebimento por uma venda, você deve se preocupar com a escolha de boas ferramentas que permitam o processamento do pagamento, com segurança.

Entre os sistemas mais relevantes para essa etapa da sua estratégia estão:

  • Gateways de pagamento: gateway de pagamento é um dispositivo de interface que conecta o comprador, a loja e o banco responsável pela transação.
  • Checkout transparente: permite que os clientes finalizem o pagamento de suas compras online sem precisar sair da página da sua loja online.

💡Dica de leitura O que é gateway de pagamento? Conheça as funções, vantagens e opções disponíveis no mercado

Quais são as melhores plataformas de pagamento para e-commerce?

Atualmente, existem diversas plataformas especializadas em disponibilizar toda a infraestrutura tecnológica necessária para você receber os pagamentos das vendas feitas no seu e-commerce.

Separamos aqui 3 opções de empresas brasileiras para você avaliar e escolher a mais adequada para a sua loja online.

1 - Pagar.me

O Pagar.me é uma plataforma que oferece checkout transparente, o que contribui para reduzir a taxa de carrinhos abandonados. Além disso, ele é customizável e permite conectar a sua loja virtual aos principais adquirentes, como Stone, Rede e Cielo.

🎥 Mas será que vale a pena o investimento? Saiba neste vídeo:

2 - Braspag

A Braspag faz parte do Grupo Cielo, atuando em toda a América Latina e nos Estados Unidos. Essa plataforma de gateway de pagamentos tem como principais recursos a realização de conciliação bancária, sistema antifraude e tokenização.

Além disso, a Braspag aceita pagamentos em 21 bandeiras de cartões e processa operações de débito em 10 países e 32 bancos.

🎥 Dê o play e confira mais informações sobre a Braspag:

3 - Yapay

A Yapay tem mais de 10 anos de mercado. Essa plataforma é aberta, o que possibilita realizar integrações com outras ferramentas que fazem parte da rotina de gestão do seu e-commerce.

Na Yapay, você consegue fazer a gestão automática de suas assinaturas, caso trabalhe com o modelo de cobrança recorrente.

Além disso, você também pode receber pagamentos nas principais bandeiras de cartão, além de boleto, transferências e Pix.

No caso de vendas parceladas, com a Yapay você pode receber o valor das parcelas de uma só vez. Isso favorece o fluxo financeiro do seu negócio online e evita que você perca oportunidades de vendas.

Agora que você já sabe qual o melhor meio de pagamento para loja virtual, na verdade, quais os melhores meios de pagamento online, é hora de otimizar as páginas de venda e conquistar mais resultados de conversão.

🎥 Mas a Yapay é segura? Veja, a seguir, uma análise completa:

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