Saiba o que é Marketplace Lending e porque isto pode ser um bom negócio para a sua empresa
Marketplace lending é um termo relativamente novo, que vem ganhando força no Brasil, mas que já vem sendo utilizado no exterior há alguns anos. A tradução ao pé da letra seria “empréstimos de marketplace”. Ou seja: trata-se de uma modalidade de empréstimo onde uma plataforma online conecta empreendedores a investidores.
O diferencial deste formato é que o processo dispensa a intermediação de um banco tradicional e a transação é feita de forma digital. É comum também ouvirmos a expressão online marketplace lending.
De um lado da plataforma, estão pessoas, micro ou pequenas empresas que precisam de capital para crescerem e colocarem projetos em prática. De outro, interessados em aportar recursos nestes projetos em busca de retornos financeiros no futuro.
Os dois lados são beneficiados neste tipo de transação, que possui grande potencial de crescimento. Segundo a Fintech Global, investidores já aportaram R$ 9 bilhões em 211 neste formato, somente em 2017.
Marketplace Lending: o que é e como funciona
Antes de entender este formato de empréstimo, vale lembrar que as plataformas de marketplace ficaram muito conhecidas quando grandes marcas e lojas de departamento abriram espaço para venda de produtos de empresas menores em seu site.
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O marketplace é direcionado para empresas que desejam alavancar as vendas, aproveitando da estrutura e divulgação de uma plataforma já bem conhecida do público. Um caso clássico é o Mercado Livre, por exemplo. Este é o conceito básico de Marketplace: ligar pessoas a produtos.
O Marketplace Lending, embora seja autorizado para qualquer tipo ou tamanho de empresa, é ideal para quem deseja investir em startups. São empresas que, em geral, possuem grandes ideias e alto potencial tecnológico, mas poucos recursos para expandirem.
As plataformas online de marketplace lending trazem opções mais simples e baratas, com bom custo-benefício para quem deseja conseguir crédito. O tomador, então, faz a solicitação do montante desejado e ainda tem a possibilidade de negociar taxas e condições com os investidores. Os recursos podem vir de pessoas, empresas ou, até mesmo, bancos.
É fundamental dar detalhes sobre o projeto e pontuar os motivos pelos quais ele oferece boas possibilidades de retorno, a fim de atrair mais investidores. Estes investidores, por sua vez, conseguem ter uma visão ampla do negócio, incluindo suas expectativas de risco e retorno.
Vantagens do Marketplace Lending
Como vimos, Online Marketplace Lending nada mais é que uma forma de simplificar o acesso das empresas aos recursos de investidores interessados em financiarem seus projetos. As exigências e altas taxas cobradas pelas instituições financeiras tradicionais ficam de fora neste processo.
O Marketplace Lending também engloba a modalidade P2P (peer-to-peer), o empréstimo entre pessoas, onde cada investidor decide quanto vai aportar.
Por estreitar a relação entre quem precisa de recursos e quem procura boas opções de investimento, o formato de Marketplace Lending oferece benefícios para todas as partes envolvidas
- Menos burocracia
Uma das principais características deste formato de empréstimo diz respeito à praticidade. Afinal, o empréstimo é todo realizado em ambiente digital. Mais agilidade para quem precisa do dinheiro com urgência para garantir seu planejamento financeiro e tranquilidade para quem está investindo.
- Transparência
Uma das reclamações mais frequentes dos clientes de bancos é a falta de transparência. Muitas vezes, os consumidores acabam pagando valores mais altos do que o esperado ao contratarem um financiamento por não atentarem a taxas extras ou escondidas nas linhas do contrato.
- Custo mais baixo
Sem a mediação de uma instituição financeira tradicional, é possível diminuir as taxas cobradas. Afinal, não há o custo operacional do banco. O ganho é em dobro, afinal, quem investe também consegue ampliar a margem de retorno do investimento, já que não é necessário repassar valores ao mediador.
- Negociação
As taxas de empréstimo são estipuladas conforme os concorrentes, público-alvo, riscos envolvidos e outros fatores. Assim, há espaço aberto para negociação entre os envolvidos.
- Variedade
Nas plataformas online de marketplace lending, é possível encontrar diversas possibilidades de investimentos e investidores. Assim, o responsável pela alavancagem financeira do seu projeto pode, até mesmo, ser um investidor pessoa física, que deseja apostar em novos negócios. Este é um fator positivo para ambos os lados, afinal, diversificar fontes de renda e tipos de investimentos é interessante para quem almeja maximizar seus retornos.
Desafios e tendências para o Marketplace Lending no Brasil
Reunir empreendedores e investidores em um só espaço não é tarefa simples. Embora as plataformas online de Marketplace Lending estejam se consolidando como alternativas interessantes para micro e pequenas empresas que buscam recursos para acelerar os negócios ou mesmo saírem de uma crise financeira, ainda existem alguns entraves.
A legislação brasileira, por exemplo, é um destes obstáculos. A liberação para concluir o processo de empréstimo sem envolvimento das instituições financeiras tradicionais ainda é recente e gera dúvidas entre os envolvidos.
O modelo de empréstimo ainda gera certa desconfiança também acerca da segurança do processo. Cabe lembrar que as plataformas são esclarecedoras e visam oferecer ao investidor todas as informações acerca de cada projeto, bem como avaliar as chances de perdas e rentabilidades envolvidos.
Ainda assim, é recomendável que, quem procura opções no mercado para investir, não deposite todas as fichas somente em um negócio. O ideal é diversificar os investimentos, a fim de aumentar ganhos e diluir os riscos.
Se existem desafios de um lado, do outro há um enorme potencial para avanço no Brasil. Espera-se que surjam novas plataformas online de Marketplace Lending ainda em 2020 e o segmento entre em franca expansão, assim como aconteceu com as fintechs.
Atentos ao que está sendo feito pela concorrência, os grandes bancos também podem se lançar neste negócio, criando seus próprios marketplaces, como já ocorreu em outros países.
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