5 ações de marketing de relacionamento para fidelizar seus clientes

Não há dúvidas: uma empresa que não tenha uma comunicação fiel com seus clientes, provavelmente irá perdê-los para a concorrência. Em meio à busca de satisfazer a clientela, são utilizadas ações de marketing de relacionamento.

Essa é uma tática que ultrapassa a ação de conquistar mais clientes, as ações de marketing voltadas ao relacionamento com o cliente envolvem construção de marca, criação de autoridade de mercado e fidelização do consumidor.

Mas essas sensações geram efeito positivo mesmo? Ao longo deste artigo entender um pouco mais sobre como funcionam, as ações de marketing de relacionamento, seus prós e contras, e suas consequências. Vamos lá?

O que é marketing de relacionamento?

O marketing de relacionamento é o meio de conquistar, fidelizar, torná-los leais à marca e, por último, ser referência no mercado. Para realizar esses objetivos é necessária focar nas seguintes estratégias:

  • criação de autoridade da marca;
  • comunicação com o público em diferentes canais;
  • automação de marketing

Qual o sentido do marketing de relacionamento?

Como percebemos, o marketing de relacionamento não foca somente em ter clientes, e sim, tê-los por perto. Para isso, é importante oferecer algo único, que seu cliente não obteve em outro lugar.

Esse tipo de tudo pode ser realizado de várias maneiras, e é por isso que entram as ações de marketing de relacionamento, instrumentos que ajudam nesse processo que, geralmente, são de médio a longo prazo.

Tenha em mente que o marketing de relacionamento aproxima o cliente do estabelecimento, e assim, a empresa consegue ter respostas mais concretas em pouco tempo por meio de feedbacks. Desse modo, ela tem a chance de reverter um quadro caótico ou ainda em construção para fortalecer sua audiência.

Um ponto interessante é que nessa transação o consumidor chegará mais perto da sua empresa, fazendo com que você perceba o seu real valor para melhorar e assim, fazê-lo comprar ainda mais.

Consequentemente, uma entrega perfeita de trabalho faz com que o público divulgue sua experiência com outras pessoas, seja boca a boca, por meio das redes sociais, e-mail marketing, mensagens, etc. O importante é que o efeito “bola de neve” traga consequências positivas.

Ações de marketing de relacionamento: 5 etapas

Tenha em mente que ações de marketing de relacionamento não estão ligadas apenas a brindes de final de ano ou recorrer a programas de fidelidade. Essas são estratégias cabíveis, mas são apenas pontuais, que podem ser vistas como de curto prazo e, consequentemente, de efeitos rápidos.

Logo, é possível que os clientes não acompanhem a empresa após essas práticas.

Pensando nisso, vale a pena aplicar as principais etapas do marketing de relacionamento mais palpáveis, com planejamentos antecipados e mais duradouros. É o que mostraremos a partir de agora.

1. Conheça os seus clientes

A primeira atitude para começar um relacionamento duradouro é buscar confiança do cliente, por isso, é preciso conhecê-lo.

Portanto, procure nos canais sociais e, se precisar, faça uma pesquisa de campo sobre as reais necessidades dos clientes. Usar um sistema de CRM de vendas para gerenciar as informações ajuda a formalizar um relatório mais concreto.

2. Consolide o relacionamento

Após a primeira etapa de conhecimento, é importante dar atenção ao futuro cliente para firmar um relacionamento duradouro.

Por isso, busque estratégias de consolidação, como, por exemplo, criar páginas em mídias sociais com dados que ele precisa, fazer uma Newsletters chamativa, ou artigos no blog da empresa que representem o que ele busca na internet.

3. Utilize o SAC

Dê a chance do seu público se expressar, e uma das formas é utilizar um sistema de atendimento ao cliente eficiente.

Não adianta ter o canal e não saber utilizá-lo. Deixar de responder também é um péssimo sinal de relacionamento. Por isso, inclua o SAC, mídias sociais monitoradas, chat online, help desk, ou seja, recursos que complementem a pesquisa que citamos anteriormente para que o seu público “coloque sua voz” sobre a empresa.

4. Seja recíproco

É essencial deixar claro para o cliente que a preferência dele com o seu negócio deve ser valorizada. Existem diversas ações de marketing de relacionamento que mostram isso, entre elas, atendimento e descontos exclusivos e convites para eventos da empresa. Não se limite apenas a programas de fidelidades e, sim, a soluções prioritárias.

5. Surpreenda seu cliente

Essa é uma das principais etapas do marketing de relacionamento, pois envolve sua imaginação e dos demais sócios. Surpreenda seus clientes com algo que eles não esperavam, isso fará com que eles realmente valorizem seu trabalho.

Como já citamos, um CRM de vendas pode ajudá-lo a descobrir os desejos e necessidades dos clientes com mais facilidade. Assim, você saberá a hora certa de entregar a solução certa. Pense nisso!

Conclusão

Percebeu como as ações de marketing de relacionamento são importantes como estratégia de comunicação entre o cliente e a empresa? Elas, certamente, irão ajudá-lo a alavancar o seu negócio.

Afinal de contas, o consumidor sente quando é pressionado e, ao mesmo tempo, não recebe a entrega que deseja, o que pode ser um péssimo sinal de fidelização.

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