Marketing de conteúdo para e-commerce: saiba como começar!
Aprender sobre marketing de conteúdo para e-commerce é essencial para qualquer empreendedor digital.
Assim como toda evolução que a internet trouxe para o comércio, a publicidade também não podia ficar para trás. Novas estratégias nascem a cada nova tecnologia, plataformas e você precisa conhecer quais são aquelas que mais podem te dar retorno.
E no cenário atual, uma delas está em pleno crescimento, o marketing de conteúdo para e-commerce.
Para crescer, aumentando suas visitas e suas vendas, essa é uma das mais sólidas estratégias de marketing digital para e-commerce.
Mas, o que é marketing de conteúdo para e-commerce?
Como fazer?
Essas e outras perguntas você verá neste artigo!
O que é marketing de conteúdo?
O marketing de conteúdo é uma estratégia que busca apresentar conteúdo relevante para atrair e engajar sua audiência.
Desta forma, ela não só chega até você, mas também cria uma relação de confiança pela informação que você está dando.
Esse é um dos “braços” do Inbound Marketing para e-commerce.
A criação de conteúdo relevante pode ser apresentada em vários formatos como:
- Blog;
- Vídeos;
- Podcasts;
- ebook.
Tudo aquilo que pode atrair seus clientes. Dessa forma você gera uma troca de valor com seu cliente, entregando respostas àquilo que ele procura.
Com essa estratégia, é o cliente que chega até você. E cabe a você fazer um bom trabalho de engajamento e conversão. Para que ele passe de: apenas mais um visitante à comprador.
Como fazer marketing de conteúdo para e-commerce?
Para que você faça um bom marketing de conteúdo para e-commerce, você precisa entender alguns pontos básicos, que vão te dar “um norte” de onde começar.
Estes pontos básicos vêm do Inbound Marketing para loja virtual, que é a estratégia por trás do marketing de conteúdo. São eles:
- Atrair: atrair seus clientes com o marketing de conteúdo.
- Converter: convertê-los em leads, para que se tornem oportunidades de venda.
- Vender: realizar a venda
- Relacionar: manter um bom relacionamento com o cliente, aumentando a chance de que ele volte a comprar.
Dentro do Inbound Marketing para e-commerce, o marketing de conteúdo precisa que você se prepare com as seguintes questões:
- Quem são suas personas?
- Qual formato de conteúdo usar?
- Como preparar o conteúdo?
Vamos falar um pouco mais sobre cada uma delas.
Quem são suas personas?
A definição de personas é o primeiro passo que você precisa ao iniciar suas estratégias de marketing de conteúdo para e-commerce.
A persona é aquele seu cliente ideal, que você quer atingir. Diferentemente de público-alvo, que é um grupo.
Dessa forma, após você identificar qual é aquele seu cliente ideal, você saberá para quem escrever seus conteúdos.
Para aprender mais sobre o que são personas, assista ao vídeo abaixo.
Qual formato de conteúdo usar?
Como você viu, podemos utilizar de diversos formatos dentro do marketing de conteúdo para e-commerce, como blogs, vídeos, o importante é você conseguir atrair sua persona, entregar o conteúdo, e convertê-lo em cliente comprador.
A partir da criação da sua persona, você conseguirá gerar conteúdos que sejam de seu interesse. Para isso, você precisa saber o que essa sua persona procura. Quais são seus interesses, que tipo de conteúdo vai atraí-lo para seu blog, podcast…
Para isso existem diversas estratégias, cada uma de acordo com o formato que você escolheu.
Vamos pegar como exemplo um blog para e-commerce, que é um dos formatos mais usados em estratégias para e-commerce.
Em um blog para e-commerce, sua empresa poderá buscar por assuntos relevantes à sua persona, em ferramentas de buscas como o Google. Use o Google Keyword Planner para descobrir os termos mais usados para pesquisas em seu ramo de atuação. Use essas palavras-chaves para definir os temas dos seus artigos.
Que tipo de pesquisa sua persona faz? Quais são os assuntos relevantes que podem atrair ela?
Aqui entram as estratégias de SEO no e-commerce. Não só para entender o que sua persona procura, mas também para preparar o seu conteúdo de forma que sua persona o encontre.
Como preparar o conteúdo?
Como você viu, estratégias de SEO são empregadas para a preparação de um conteúdo que vai ser encontrado por sua persona.
Estratégias de SEO buscam fazer com que o seu conteúdo apareça melhor colocado nos resultados de buscas (principalmente do Google).
Por exemplo: você vende roupas impermeáveis para ciclistas e escreveu um conteúdo sobre isso. Dessa forma, quando um cliente pesquisar sobre: “melhores roupas de ciclismo para chuva”. As estratégias de SEO vão fazer com que o seu conteúdo fique entre os primeiros resultados. Garantindo assim, mais cliques e maior tráfego em seu site.
Com um maior tráfego, as suas chances de converter aqueles leitores em clientes vai aumentar consideravelmente. Tudo vai depender do conjunto de estratégias usadas.
Aprenda algumas dicas valiosas de SEO para e-commerce com a especialista Danielle Caldas, no vídeo abaixo.
Qual a importância do marketing de conteúdo para e-commerce
Agora que você já sabe o que é marketing de conteúdo e como fazê-lo, já deu para perceber a importância que ele tem dentro das estratégias de marketing das empresas.
Dentro das estratégias de inbound marketing para e-commerce, o marketing de conteúdo apresenta uma forma mais barata e consistente de atração.
Para que você possa investir em marketing, atraindo mais tráfego para sua loja e gerando mais vendas, indicamos que conheça as condições de financiamentos online que a Gyra+ oferece para empreendedores digitais atingirem todo o potencial do seu negócio.
Em três passos simples você pode ter aquela grana que precisa para investir mais no seu negócio:
- indique o valor de empréstimo que precisa, em quanto tempo deseja pagar e seu e-mail;
- conecte suas contas do Mercado Livre, B2W (via SkyHub), Mercado Pago, PagSeguro, Rede, Getnet, Cielo, Stone, SumUp, Pagar.me, SafraPay, PayPal, Wirecard, Iugu, Bling! e/ou Conta Azul;
- a análise realizada e, se aprovado, dinheiro em até 24h na sua conta.
Solicite uma proposta sem compromisso de empréstimo de capital de giro e descubra o crédito que cabe no seu negócio.