Marketing Ágil: o que é e como implementar a gestão de projetos para fortalecer a sua equipe
Com a pressa de respostas e a tecnologia em alta evolução, não há motivos para esperar por um longo período a fim de criar estratégias de marketing. O Marketing Ágil, ou Agile Marketing, é um método adaptado para otimizar projetos em curto espaço de tempo, focando na qualidade.
Em suma, o Agile Marketing utiliza ciclos curtos de trabalho para a entrega de projetos. Ele possibilita que o cliente perceba o valor do que necessita mais rapidamente, por meio de práticas construtivas que levem a resultados satisfatórios.
Não há como negar que um modelo de gestão de projetos ágil colabora para o aumento de produtividade das equipes, sem perder o foco no cliente.
Para você entender melhor o que estamos dizendo e, possivelmente, colocar em prática, explicaremos ao longo deste artigo o que é marketing ágil, suas principais ferramentas e como adotar no dia a dia o seu negócio.
Boa leitura!
O que é Marketing Ágil?
O Marketing ágil é um modelo de gestão de projetos cujo objetivo é usar técnicas que gerem valor de forma rápida para o cliente.
A origem do Agile Marketing surgiu em 2001 com o documento Manifesto Ágil, criado por desenvolvedores que desejavam aprimorar os processos de TI. Devido ao seu reconhecimento e eficiência, o manifesto ficou conhecido por diversas pelo mundo afora.
Em 2012, nasceu um evento intitulado Sprint Zero, fundado por profissionais de marketing de São Francisco, onde ficou documentada a metodologia ágil para esse setor, dando, assim, origem ao Agile Marketing Manifesto. Até hoje serve como norte para empresas e profissionais da área.
Marketing Ágil: cinco valores fundamentais
O documento do Agile Marketing Manifesto cita cinco valores essenciais. São eles:
- 1. Concentrar-se no valor para o cliente e nos resultados do negócio sobre a atividade e seus resultados;
- 2. Agregar valor no início e, muitas vezes, esperar pela perfeição;
- 3. Aprender por meio de experimentos e dados sobre opiniões e convenções;
- 4. Colaborar de forma multifuncional em hierarquias;
- 5. Responder à mudança seguindo um plano estático.
Como funciona o Marketing Ágil?
Uma das principais funções do marketing ágil é transformar o modo “lento” e cansativo de algumas equipes para aumentar a produtividade e qualidade em menor tempo possível.
Outro ponto é focar em entregas contínuas, porém, com ciclos mais curtos de trabalho, atendendo tanto à necessidade do cliente em receber atividades dentro ou antes do prazo, como a empresa ser bem vista no mercado perante a concorrência.
Quais são as principais vantagens do marketing ágil?
Projetos mais eficientes
Utilizando as ferramentas agile, é possível adotar ações que minimizem falhas e, consequentemente, entregas de trabalho sem perder tempo e com maior qualidade.
Aumento de produtividade
O agile marketing direciona as equipes em suas funções, diminuindo as distrações e focando em um direcionamento mais claro do que deve ser realizado.
Adaptação a mudanças
Os ciclos de trabalho curtos possibilitam maior praticidade para modificar problemas duradouros, incluindo positivamente mudanças de comportamento dos clientes ou a própria abordagem da empresa.
Manter o cliente como foco
Se as ações de marketing eram voltadas à divulgação da marca e seu posicionamento no mercado, o Agile Marketing reverteu o quadro e colocou o cliente como ponto-chave.
Isso significa que tudo o que envolve o consumidor final é a diretriz da empresa: necessidades, anseios, dores, ou seja, tudo o que é desenvolvido está alinhado à expectativa do público.
Quais são as ferramentas Agile Marketing?
As ferramentas Agile Marketing têm o papel de planejar a estrutura do marketing até então defasado, desorganizado, e com prazos estourados de entrega.
Confira os principais recursos do mercado:
Scrum
O scrum marketing trabalha com ciclos curtos de um a quatro semanas conhecidos como sprints, o que possibilita feedbacks para melhorar campanhas e produtos da empresa.
O método consiste em encontros diários para compartilhar atividades de cada colaborador, assim, a empresa conhece melhor cada perfil e seus objetivos.
Kanban
De origem japonesa, a palavra Kanban significa "painel''. Isto é, um quadro que permite a visualização do fluxo de trabalho de forma mais fácil. O uso de post-its ou de cards online é muito comum nessa ferramenta.
Scrumban
Combinação das metodologias Scrum e Kanban, esta ferramenta concilia os dois modelos anteriores. Na prática, é um quadro usado para verificar as tarefas de cada sprint, facilitando a visão do colaborador sobre o andamento do projeto.
Lean
Traduzido do inglês para “enxuto”, esse framework de metodologia ágil tende a tornar os processos mais enxutos.
Ele é recomendado para empresas cujas equipes são reduzidas e com recursos escassos que precisam alavancar o seu negócio em pouco tempo.
A importância do Marketing Ágil
Percebeu, ao longo deste artigo, como o marketing ágil é importante para qualquer empresa? A finalidade é encurtar o tempo de entrega das atividades sem prejudicar a qualidade. Mas isso só pode ser colocado em prática se houver um fluxo e acompanhamento dos resultados.
Pense que você pode mudar o modelo de trabalho desgastado da sua empresa para o Agile Marketing sem perder a essência do seu negócio e os seus objetivos. Levando a sério, os resultados serão os melhores possíveis.
Mas, além disso, vale salientar que todas as ações exigem investimento. E se você deseja fortalecer sua marca e se dar bem diante da concorrência, e necessário usar seus recursos financeiros.
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