Logística para e-commerce: entenda como funciona e sua importância para as vendas

Se tem um detalhe para vender na internet que é tão importante quanto a qualidade do produto ou do serviço que você oferece, é a logística para e-commerce.

A logística de uma loja virtual não inclui apenas o serviço de entrega ao cliente, seja por uma transportadora ou pelos Correios.

Trata-se de um conjunto de processos que engloba desde o planejamento de estoque, armazenamento até a política de troca e devoluções — chamado de logística reversa.

E olha só que interessante esses dados. De acordo com um levantamento da NZN Intelligence, 74% dos consumidores brasileiros têm preferência pelas compras online em vez das compras em lojas físicas.

Diante desse público em potencial, saber como fazer a logística de uma empresa online e promover uma gestão de e-commerce bem estruturada é determinante para o aumento das vendas e a satisfação dos clientes.

Com a competitividade cada vez mais acirrada no mercado de compras virtuais, a busca constante por maior eficiência no gerenciamento logístico é indispensável para gerar valor para os clientes.

Se você vai abrir uma loja virtual ou está precisando rever seus processos, neste post você vai aprender TUDO sobre logística para e-commerce.

Continue a leitura para conferir nos parágrafos à frente o que é e qual a importância da logística no e-commerce.

Neste guia completo, você vai entender também como funciona a logística de uma loja virtual e os tipos de entrega, além de aprender 3 dicas de como fazer a logística de uma empresa de e-commerce.

O que é logística para e-commerce?

A logística para e-commerce é um conjunto de processos que organiza desde o pedido dos produtos até a entrega para o cliente.

Trata-se de um aspecto da gestão de negócios que se dedica ao armazenamento, transporte e distribuição das mercadorias.

A logística de entrega para e-commerce é a área que se responsabiliza por todo o caminho que um produto percorre, desde o fornecedor até o consumidor final.

O objetivo dos processos e estratégias de logística no comércio eletrônico é assegurar que o produto encomendado pelo cliente chegue até ele com qualidade, de maneira ágil e eficiente e com o menor custo possível - tanto para o cliente como para a loja.

A logística abrange também o controle adequado do estoque, a organização dos pedidos, o relacionamento com os fornecedores, os meios de transporte das mercadorias e o cumprimento dos prazos de entrega acordados no momento da compra.

O processo logístico de um e-commerce pode ser mais ou menos complexo a depender do porte da empresa. Lojas online de pequeno porte costumam ter uma logística mais simples e relativamente fácil de gerir.

Já as grandes varejistas que atuam no mercado de vendas online, por exemplo, precisam contar com grandes centros de distribuição, veículos para transportar os produtos, tecnologia mais avançada para gerenciar o grande volume de pedidos, etc.

A logística é uma das áreas em que os empreendedores devem ter mais atenção, pois é onde acontecem mais erros que comprometem a satisfação e o relacionamento com os clientes.

Qual a importância da logística no e-commerce?

Na última década, o mercado de e-commerce no Brasil vinha em uma crescente. No entanto, foi a partir de 2020 que o crescimento das vendas online se tornou mais expressivo no país.

Isso se deve, em parte, à pandemia de Covid-19, que forçou o fechamento de muitas lojas físicas e fez com que muitas pessoas passassem a realizar suas compras virtualmente.

De acordo com um estudo feito pela Cupom Válido, o Brasil encabeça a lista de países que obtiveram maior crescimento nas vendas online. O aumento por aqui foi de 22,2% em 2022.

Além disso, a estimativa é de que, até 2025, o Brasil registre um aumento de 20,73% no comércio eletrônico.

Ainda de acordo com esse estudo, essa expectativa é quase que o dobro do que se espera para a média global (11,35%) e maior também do que a estimativa de crescimento de países desenvolvidos, como Estados Unidos (14,55%) e França (11,68%).

Tudo isso para dizer que, com tantas pessoas querendo comprar, é preciso ter as mercadorias disponíveis e fazê-las chegar até os clientes. Daí a importância de uma gestão qualificada e de processos logísticos bem estruturados para o seu e-commerce.

Investir em uma sólida logística de entrega para e-commerce é determinante para conseguir atender todas as demandas e garantir a satisfação do cliente.

Com todo passo a passo organizado, o cliente nunca encontra páginas de produto com estoque esgotado, o que pode levá-lo direto para o concorrente.

Além de garantir agilidade na entrega dos produtos com feedbacks para o cliente e acompanhamento da entrega com código de rastreio.

Todos esses detalhes impactam na experiência de compra do cliente que, se positiva, vai resultar em avaliações 5 estrelas, contribuindo para o crescimento da sua loja virtual.

Ou seja, a logística é um fator-chave para o sucesso de qualquer comércio eletrônico, pois lida com o processamento de pedidos, transporte, armazenamento e distribuição dos produtos que vão chegar ao consumidor final.

Dedicar-se à qualidade e à eficiência desse aspecto é também trabalhar para otimizar os custos operacionais, reduzir desperdícios, melhorar a produtividade, repassar preços competitivos para os clientes, construir uma base de clientes satisfeitos e fiéis à sua marca e se fortalecer perante a concorrência.

Como funciona a logística de uma loja virtual?

A logística para e-commerce tem algumas etapas básicas e a maioria dos negócios de pequeno e médio porte funcionam com essa estrutura.

Quanto maior for o fluxo de vendas, maior é a complexidade e a importância da logística no e-commerce.

Então, confira o passo a passo para começar a estruturar sua logística da forma certa e aumentar suas vendas.

1. Abastecimento do estoque de produtos

O ponto de partida da logística para e-commerce começa na compra e gestão de estoque de produto ou dos produtos, caso você trabalhe com mais de uma categoria de vendas, que estarão disponíveis na sua loja virtual.

No início das operações, é difícil prever quanto de estoque é suficiente e o que vai vender mais. Portanto, para começar, planeje uma compra pequena e acompanhe a saída dos produtos — aprenda como calcular giro de estoque para ter indicadores seguros.

Caso já exista uma operação de vendas consolidada, crie um planejamento para compra de estoque e refaça os pedidos de acordo com o fluxo de vendas.

Leia também: 7 ferramentas de controle de estoque que você precisa usar.

2. Armazenamento de produtos

Outro passo da logística para e-commerce é o armazenamento dos produtos. Mesmo que você tenha uma loja pequena, seu estoque é um investimento valioso.

Por isso, desde o começo é importante ter um espaço reservado para o estoque ou, no mínimo, ter caixas para cada tipo de produto com etiquetas para facilitar a identificação.

Para os e-commerces maiores, um espaço arejado, com prateleiras bem organizadas é essencial para manter a logística funcionando.

Ao escolher um local para ser o centro da gestão do seu negócio, priorize a segurança para evitar que sua carga seja roubada e tenha bastante cuidado na hora de despachar os pedidos.

Aprenda também como calcular o prazo médio de estocagem para evitar o acúmulo de mercadoria  no estoque.

3. Embalo e etiquetamento de pedidos

Essa etapa da logística para e-commerce também requer bastante atenção, pois será como um cartão de visita para o cliente.

Tenha embalagens nos tamanhos adequados para os produtos que você vende. Assim, você gasta menos com enchimento dentro da caixa.

Reserve um espaço do escritório para colocar:

  • as caixas desmontadas (ocupam menos espaço);
  • as fitas adesivas (de preferência as grossas);
  • a cola para fixar as etiquetas (se não forem de papel adesivo);
  • os materiais de enchimento (papel de seda, isopor, plástico bolha, etc).

Tenha um momento específico do dia para separar os produtos para entrega, embalar e incluir a nota fiscal da forma correta em cada um dos pedidos.

Vende pelo Mercado Livre? Confira o post: Como embalar um produto do Mercado Livre: 5 dicas para impressionar seus clientes

4. Tipo de entrega

Com os produtos prontos para a entrega, é necessário despachá-lo pelo tipo de entrega escolhida para sua loja virtual.

Nesta etapa é importante avaliar qual a melhor opção. No primeiro momento, os Correios são a forma mais econômica de enviar os pedidos.

Com as vendas mais consolidadas, uma transportadora ou até um contrato com os Correios  para e-commerce pode contribuir para agilizar ainda mais o processo de entrega dos pedidos.

É fundamental escolher um método seguro, pois por menor que seja o valor da mercadoria, alguém fez este investimento e está ansioso para recebê-la.

Quem vende pelo Mercado Livre tem o apoio da plataforma para enviar os pedido feitos pelo marketplace de forma economiza e segura. Confira dois posts aqui do blog sobre esse serviço:

- O que é Mercado Envios? Entenda como funciona o sistema de frete do Mercado Livre

- Como enviar pelo Mercado Envios | Logística + eficiente

5. Acompanhamento e pós-venda

A logística para e-commerce não termina com o despacho dos produtos. É importante acompanhar os canais de comunicação do site para responder a qualquer dúvida dos clientes.

Além disso, é importante que ele receba o código de rastreio para acompanhar o andamento do processo de entrega.

Outra etapa importante da logística no e-commerce é o pós-venda e comunicação para saber se o cliente recebeu e está satisfeito com o seu pedido.

Se tudo aconteceu da forma correta e no prazo esperado, é o momento perfeito para pedir uma avaliação do produto na página.

Tipos de logística de entrega para e-commerce

De acordo com as operações do seu negócio, é possível ter mais de um tipo de logística de entrega para e-commerce. Conheça os mais utilizados:

Entrega pessoal ou retirada no local

As primeiras opções de logística para e-commerce que podem existir em paralelo com o modelo de envio à distância são as opções de entrega pessoal e retirada no local.

A entrega pessoal funciona com você ou um funcionário indo até o endereço do cliente fazer a entrega. Um motoboy também pode ser usado para esse tipo de entrega.

Já a retirada no local deve ser uma opção se você também tiver uma loja física. Isso porque não é seguro levar o cliente até o local onde você armazena estoque ou tem o seu escritório.

Estando na mesma cidade, o cliente economiza no frete indo até a loja ou pagando um motoboy que tem um valor bem mais baixo.

Porém, tudo depende do tamanho da cidade, complexidade do trânsito, etc. Mas é uma opção eficiente.

Correios

O Correios é a empresa mais usada pelos donos de loja virtual na logística para e-commerce.

E as opções de serviço vão das mais simples às mais complexas, atendendo a diversas operações de vendas online.

O Correios Log+, por exemplo, é uma solução completa de e-fulfillment que faz toda a logística de entrega — do armazenamento, embalagem até o despacho dos pedidos.

DICA: conheça as medidas de embalagem necessárias para enviar seu tipo de produto e as opções que garantem segurança (para você e para o cliente) no caso de extravio e perda.

Transportadora

As transportadoras também são uma opção de tipo de entrega eficiente de logística para e-commerce.

As empresas de logística para e-commerce especializadas em carga fracionada enviam produtos de pequeno porte, despachando conforme o fluxo de pedidos.

Além disso, oferecem ferramentas de monitoramento atualizadas, permitindo um acompanhamento eficiente por parte do e-commerce e do cliente. Sem contar na agilidade da entrega.

Vale a pena estudar os custos e analisar se eles se encaixam no seu gerenciamento financeiro.

Preferências na logística de entregas

De acordo com a pesquisa E-Shopper Barômetro 2021, realizada pelo DPDgroup, a modalidade de entrega em domicílio ainda é a preferida dos consumidores que fazem compras online: 86% preferem receber suas compras em casa. Já 12% dos entrevistados disseram achar melhor receber seus pedidos no trabalho.

A escolha por retirar a mercadoria em pontos físicos, como os PUDOs (Pick up Drop off), cresceu nos últimos anos. Em 2019, esse percentual estava em 5%; na referida pesquisa de 2021, esse percentual subiu para 11%.

Por fim, 10% dos participantes do levantamento afirmaram preferir comprar o produto no site e retirá-lo na loja física.

Logística reversa para e-commerce: o que é e como funciona?

A logística reversa e-commerce tem uma importância grande no processo de vendas online. Mas primeiro vamos entender o que significa logística reversa, não mesmo?

Logística reversa é o fluxo contrário ao de entrega, ou seja, quando o cliente escolhe trocar ou devolver um produto que não gostou.

Esse processo é importante porque o Código de Defesa do Consumidor garante o direito de devolução dos produtos em até sete dias, sem custo, se o cliente não gastar quando recebê-lo.

Por isso é importante ter uma Política de Troca e Devoluções que vai envolver tanto a Logística quanto o setor Financeiro.

Tanto a transportadora quanto os Correios fazem esse serviço para os e-commerces garantindo agilidade e segurança no processo.

Para oferecer essa função é importante que no site exista a opção de ‘Troca ou devolução’ para cada item de um pedido.

Estruturando um processo claro, o cliente consegue fazer tudo através de instruções por e-mail, mas é importante ter um SAC disponível (chat online ou telefone) em caso de dúvidas.

Os principais tipos de logística reversa que podem ser oferecidos são:

  • Coleta no local: o cliente recebe um encarregado em casa para pegar o produto a ser devolvido;
  • Coleta com horário pré-agendado: o mesmo processo acima, porém com hora marcada para pegar o produto;
  • Troca simultânea: o cliente devolve e pega o produto certo em caso de troca na mesma visita;
  • Ponto de entrega: geralmente, acontece pelo Correios e o cliente precisa levar o produto embalado e com a etiqueta de devolução para que o mesmo seja despachado.

Como fazer a logística de uma empresa de e-commerce? 3 boas práticas!

Bom, como você pôde conferir até agora neste guia, a boa logística é vital para a sobrevivência e desenvolvimento de um e-commerce.

Mantendo isso em mente, trouxemos aqui 3 dicas valiosas de como fazer a logística de uma empresa de comércio eletrônico.

Prossiga com a leitura e descubra quais boas práticas implementar na sua loja virtual e melhorar o desempenho dos seus processos logísticos.

1 - Tenha fornecedores confiáveis

É fundamental na logística para e-commerce acertar na escolha dos seus fornecedores. Afinal, sem produtos não há como desencadear todo o processo que vimos acima.

Conheça o poder de barganha dos fornecedores para entender como o seu e-commerce depende dos fornecedores para funcionar.

Assim, você garante produtos de qualidade, de fornecedores que podem atendê-lo com agilidade, respeitando os prazos combinados.

2 - Estude o custo médio de envio dos produtos

O peso dos produtos interfere no valor de frete cobrado para o envio. O peso cubado é a referência atual para fazer o cálculo correto considerando o peso em si e o espaço que uma embalagem ocupa.

Esse fator também impacta no espaço que você deve ter disponível para armazenar os produtos, o que também tem um custo. Por isso, avalie esse critério para definir o que você vai vender e, consequentemente, os custos para enviá-lo.

3 - Trabalhe com frete grátis para valor mínimo ou fixo para seus produtos

Um frete com valor muito alto é um dos principais motivos de abandono de carrinho nas lojas virtuais.

Para evitar essa barreira na sua logística para e-commerce, trabalhe com duas opções:

- Frete grátis para valor mínimo de pedidos: você já deve ter visto e-commerces que oferecem frete grátis a partir de um valor X mínimo de compra. Assim, mesmo absorvendo uma parte dos custos, você ganha aumentando o ticket médio dos pedidos. Faça um estudo planejado para determinar o mínimo razoável que vai agradar os clientes.

- Frete fixo para produtos: outra opção para esta etapa da logística para e-commerce é o frete fixo calculado com base no tamanho, peso e quantidade de itens enviados. Para isso, é importante estudar as opções fornecidas pelas transportadoras. Compare, no mínimo, três opções para ter uma boa margem.

Invista em um serviço de entrega eficiente!

Com uma logística para e-commerce bem estruturada, o seu negócio vai ganhar uma boa reputação com os clientes, o que contribuirá para o sucesso nas vendas.

De fato, organizar corretamente os fluxos logísticos da sua loja online requer investimentos. Mas a boa notícia é que, a médio e longo prazo, o valor investido nesse importante aspecto do negócio retorna para sua empresa em forma de redução de custos, diminuição de falhas, fidelização de clientes e maior competitividade.

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FAQ

O que é logística no e-commerce?

Logística para e-commerce se refere a um conjunto de estratégias e processos que visam garantir a eficiência em todo o caminho que um produto percorre até chegar ao consumidor final.

A logística é a área responsável por assegurar o correto armazenamento das mercadorias, receber os pedidos dos clientes, transportar os produtos e fazer com que eles cheguem até o seu destinatário de maneira ágil, econômica e com qualidade.

Como fazer a logística para o e-commerce?

Para fazer a logística de um e-commerce, é necessário promover uma gestão de estoque de qualidade. Antes de tudo, as mercadorias precisam estar muito bem armazenadas e de forma organizada.

Além disso, a boa logística envolve a criação de um relacionamento de confiança com os fornecedores e com os profissionais - terceirizados ou não - que farão o transporte dos produtos.

Investir em um sistema especializado também contribui para uma logística qualificada, evitando atrasos nas entregas e permitindo um acompanhamento mais detalhado da gestão de estoque.

Principais tendências da logística para e-commerce

As principais tendências para logística em e-commerce envolvem o uso cada vez maior de tecnologias e automações.

A Internet das Coisas, por exemplo, tende a ganhar mais tração na logísticas dos comércios eletrônicos, possibilitando um controle de inventário mais assertivo e em tempo real.

As entregas customizadas também se configuram como uma tendência de logística, com os clientes participando mais do fluxo logístico e indicando, por exemplo, quando e onde querem receber suas compras.

Por fim, vale a pena mencionarmos como tendência o live tracking. Isso consiste no acompanhamento em tempo real das entregas. O live tracking contribui para eliminar a sobrecarga do time de atendimento, que não precisará ficar respondendo chamados de clientes questionando sobre o status do pedido.