Live commerce: o que é e como aplicar essa estratégia de vendas para seu e-commerce?

Aprender o que é live commerce é entender que o mercado de vendas online vai se reinventar, independente do momento em que vivemos e o lugar em que estamos.

O marketing não é estático, e assim como as pessoas, ele está sempre em constante mudanças e sua mais recente novidade é o live commerce.

Diante dos desafios impostos pelo cenário mundial em 2020, o live commerce chamou a atenção como uma estratégia de vendas de produtos online de maior sucesso, trazendo resultados surpreendentes.

E para você conhecer melhor, vamos falar neste post tudo sobre o que é live commerce.

Neste artigo vamos ver:

  • onde surgiu o live commerce,
  • o que é,
  • como essa estratégia é aplicada por grandes empresas,
  • exemplos de uso,
  • como você também pode aplicar na sua empresa, independente do tamanho que ela tenha.

Segue com a gente então para aprender tudo sobre o que é live commerce.

Live commerce, o que é e onde surgiu?

Live commerce é uma estratégia de venda que alcançou resultados extraordinários em 2019, na China. Com isso, a China mostrou o poder dessa ferramenta que foi ainda mais impulsionado em 2020 com o grande número de pessoas “presas” dentro de casa, devido a pandemia do Covid-19.

Com as restrições de circulação, muitos eventos só puderam acontecer no ambiente online, e com isso as lives de vendas foram se tornando um grande sucesso.

O Live commerce é exatamente isso: uma live feita especificamente para apresentar e vender produtos a seus clientes. Tudo ao vivo.

Influenciadores digitais e grandes empresas se unindo, levando ao público um conteúdo voltado especificamente para o produto.

Estamos falando de um momento em que os consumidores podem acompanhar um apresentador ou mesmo seu influencer favorito apresentando produtos, oferecendo descontos e até mesmo quebrando objeções de compras em tempo real.

Uma live de vendas expande a ideia de atendimento para e-commerce personalizado, fazendo com que um influenciador ou mesmo um desconhecido com boas estratégias de apresentação de produtos, consiga levar até os clientes as vantagens de adquirir aquele produto através de um streaming de e-commerce.

Exemplos de live commerce de sucesso

Americanas

A Americanas foi a primeira empresa brasileira a fazer uma live commerce dentro de seu próprio aplicativo. Com a ajuda da influencer Camila Coutinho, a Americanas apresentou uma grande campanha envolvendo sua live, unindo diversos canais de divulgação, mídia espontânea e o poder das redes sociais.

Com isso o evento foi um sucesso e abriu portas para muitas outras campanhas.

Magalu

A Magalu é outra gigante brasileira que não deixou por menos e também entrou na onda do streaming e-commerce.

Em um grande evento de Black Friday, chamado de Black das Blacks, a Magalu uniu até mesmo shows em sua live de vendas. Com apresentações e participações especiais de artistas como Anitta, Zé Neto e Cristiano, Gloria Groove, Barões da Pisadinha e Dilsinho.

Bazar da Thássia Naves + Enjoei

Em sua 6° edição o Bazar da influencer Thássia Naves, que sempre havia sido um evento presencial, ganhou sua versão online com uma live de vendas de grande sucesso.

O evento, que retornou 100% dos valores de vendas para instituições de caridade infantis, mostrou mais uma vez a força que uma live commerce tem.

Como aplicar essa estratégia para venda online em sua empresa

Agora que você já viu o que é live commerce, de onde surgiu e exemplos de sucesso, você pode estar pensando que seria muito difícil reproduzir os resultados em sua empresa sem fazer um grande investimento. Mas, não se engane. Você consegue reproduzir SIM, estes feitos com ferramentas do dia-a-dia de sua empresa.

Para isso você não precisa de um influencer a nível nacional. Você pode entrar em contato com influencers da sua própria região e fazer uma ação direcionada. Ou mesmo, escolhendo alguém de sua equipe que leve jeito para falar diante de uma câmera de celular.

O mais importante em uma live commerce é você apresentar valor (não apenas preço) do produto.

Oferecer aos seus clientes algo que segure a atenção dele naquele momento, e para isso, você pode oferecer diversas informações em suas lives, como:

  • cupons e descontos;
  • entretenimento;
  • apresentação de produtos;
  • interação ao vivo com clientes;
  • geração de leads;
  • sorteios.

Além disso, para que essa estratégia para vendas online tenha sucesso você precisa fazer uma boa divulgação.

Prepare um bom material de divulgação com alguns dias de antecedência, vá nutrindo suas redes sociais, e até mesmo posts e anúncios pagos, com informações que atraiam as pessoas para seu evento.

Leia mais em: Como fazer um plano de marketing para e-commerce em 5 passos

Se você for usar um influencer conhecido de sua região, acorde com ele também o uso de sua rede social para divulgação do evento. Dessa forma, todos vocês ganham.

O evento pode ser preparado em algum local organizado por você, ou até mesmo em sua loja, contanto que você cuide bem de alguns fatores primordiais:

  • internet em wifi com boa velocidade;
  • boa iluminação para o apresentador, produtos e o ambiente em que a live se passa;
  • boa câmera (pode ser a de um celular mesmo, para facilitar a transmissão);
  • boa captação de áudio (use um microfone);
  • cabo de energia para o celular (você não vai querer ser pego de surpresa).

Vale muito a pena você fazer um evento teste para garantir que tudo saia conforme o esperado e você não passe por nenhum imprevisto durante sua live commerce.

Pronto para fazer seu streaming e-commerce?

Agora que você sabe o que é live commerce e até mesmo vai conseguir fazer seu próprio evento, você poderá incorporar mais essa estratégia de vendas online em sua empresa e oferecer a seus clientes uma experiência de compra inovadora.

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