Jornada de compra no Mercado Livre: etapas e como funciona?

Cada vez mais o cliente vem se colocando como centro, e todas as decisões de uma empresa são tomadas levando em conta as vontades e anseios deles. Sempre buscando atingi-los em cada etapa da jornada de compra.

Segundo pesquisa do Mercado Livre, 52% das vendas mundiais do e-commerce são feitas por marketplaces, logo, estar atento às etapas da jornada de compra dentro desses canais é um passo importante para alavancar parte das vendas da sua empresa.

Para que tudo funcione e você consiga atrair seu cliente desde a pesquisa até a compra é necessário que você aprenda sobre as etapas essenciais da chamada Jornada de Compra.

O que é Jornada de Compra?

Essencialmente, a Jornada de Compra é todo o caminho que um cliente em potencial percorre antes de uma conversão ou um venda.

A jornada pode ser dividida em 3 etapas fundamentais: Conhecimento, Consideração e Decisão.

Cada uma delas tem suas particularidades e devem ser trabalhadas de forma específica para aumentar as chances de conversão, dentro do Mercado Livre.


Reconhecimento

Nesta etapa estão os consumidores que ainda não sabem bem ao certo do que precisam, eles têm o conhecimento de um problema que precisam resolver, mas ainda não sabem como solucionar e seu primeiro impulso, no geral, é tentar resolver sem gastar nada.

É nesse ponto que você deve produzir conteúdo que desperte nele uma curiosidade sobre algo que tem relação com seu produto ou serviço final, sem mencioná-lo diretamente.

É nessa primeira etapa que você deve produzir conteúdos chamados de “Topo de funil”.

Nessa fase sua marca busca atrair o usuário com o objetivo de ganhar um espaço na cabeça dele.

Exemplo: Marcos tem um carro com um sistema de som simples, e está com problemas para ouvir suas músicas favoritas. Nesse cenário ele começa a fazer pesquisas por soluções para seu problema.

Se você tem uma loja que oferece produtos automotivos, nessa etapa você pode buscar por ações ainda fora do Mercado Livre, dentro da sua loja, com a produção de conteúdos que apresentem produtos e itens que podem solucionar questões como a levantada por Marcos.

Ao disponibilizar conteúdos ricos, uma dica é que você inclua a opção de cadastro para que o usuário possa virar um lead e receber mais conteúdo da empresa.

Consideração

Depois de fazer algumas pesquisas e topar com alguns conteúdos que deram a ele algum conhecimento sobre o seu problema, o usuário finalmente começa a ter a real noção do tamanho da sua necessidade e começa a pensar em outras soluções para resolvê-la.

É nesse ponto que o cliente em potencial começa a perceber que existem várias soluções para sua demanda e passa a considerar as opções de produto para auxiliá-lo.

Nessa etapa da jornada de compra é interessante que você apresente as vantagens que o cliente terá ao optar pelos produtos que você oferece.

Por exemplo, se sua loja vende um acessório para conectar ao som do carro que permite acesso bluetooth das músicas que estão no celular do cliente, você deve mostrar porque essa solução é melhor que, por exemplo, comprar um som novo e mais moderno.

Nesse sentido, a pesquisa do Mercado LIvre nos aponta que os principais

fatores para comprar on-line são conveniência, preço e variedade. Invista em conteúdos e anúncios que apresentem esses elementos ao seu cliente em potencial.

Decisão

No final da jornada de compra, o cliente já decidiu pelo tipo de produto que vai comprar, por exemplo, o acessório que permite a conexão por bluetooth entre o som e o celular.

Nessa etapa da jornada de compra o usuário vai escolher de qual vendedor comprar.  Ou seja, para atraí-lo, você precisa mostrar a ele os diferenciais da sua marca em relação aos concorrentes.

95% dos compradores procuram avaliações on-line antes de fazer uma compra, dessa forma, ter uma boa reputação no Mercado Livre, ser Mercado Líder e ter um bom volume de comentários na página do produto é uma boa estratégia.

Além disso, atender as demandas dos clientes, como frete grátis, entrega rápida ou formas de pagamento diferenciadas também são úteis nesta etapa da jornada de compra, sendo bons argumentos de vendas.

De fato, mais de 55% dos compradores que escolhem cartão de crédito optam pelo

pagamento parcelado. Nesse sentido, uma boa estratégia para estimular a decisão de compra, é oferecer essa vantagem.

Resumindo, nessa etapa da jornada de compra você deve ser mais agressivo e explícito no sentido de falar do seu produto, compará-lo com concorrentes e oferecer benefícios como teste grátis ou um parcelamento maior.

Lembre-se que a jornada de venda continua após a compra do produto ou contratação do serviço no pós-venda.

Sempre acompanhe e não abandone seus clientes após a primeira venda, um bom atendimento pode te gerar vendas recorrentes por muito tempo.

E aí conseguiu entender como funciona a Jornada de Compra no Mercado Livre?

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