5 indicadores de desempenho financeiro que você deve medir

A saúde financeira da sua loja virtual pode ser medida e acompanhada por indicadores de desempenho financeiro. Afinal, fazer uma análise quantitativa também é importante para acompanhar o crescimento da empresa.

Além disso, os indicadores financeiros também ajudam na tomada de decisões e identificam onde é preciso melhorar e até definir quando fazer um empréstimo.

A gestão financeira não é uma habilidade que todo empreendedor domina quando começa um negócio na internet, mas o sucesso da sua loja online está ligado a dedicação que você tem às tarefas desta área.

Para ajudá-lo a entender mais sobre finanças, montamos uma lista dos principais indicadores de desempenho financeiro que você precisa entender.

Boa leitura!

O que é indicador financeiro?

Um indicador financeiro é uma métrica que avalia o desempenho da empresa em relação a um determinado resultado financeiro.

Dessa forma, ao final de um período específico (mês, semestre ou ano), é possível calcular e acompanhar o valor de cada indicador e ainda compará-lo com os desempenhos anteriores em análises mais aprofundadas.

Por isso, é fundamental manter um arquivo especial para os indicadores financeiros, seja uma planilha de Excel online ou um software de gestão financeira.

Independentemente se você abriu hoje seu MEI para e-commerce ou já está a algum tempo no mercado, comece a acompanhar os indicadores financeiros para não ter surpresas com seu negócio.

Taxa de mortalidade das empresas

Antes de falarmos sobre os indicadores financeiros para tomada de decisão, é importante destacar a influência que a saúde financeira tem para a longevidade das empresas no mercado.

A pesquisa Sobrevivência de Empresas 2020 feita pelo Sebrae destaca que a taxa de mortalidade em até cinco anos é maior entre os microempreendedores individuais, que correspondem a 29%.  

O presidente do Sebrae destaca três fatores importantes para o sucesso de uma empresa:

  • capacidade de gestão;
  • experiência;
  • conhecimento do ramo.

Como o período analisado inclui o primeiro ano da pandemia, muitos profissionais tentaram garantir a sua renda abrindo o próprio negócio, porém sem tempo para se capacitar nas tarefas de administração.

Isso inclui a gestão financeira, que é uma dificuldade para a maioria dos donos de empresa. A dificuldade de acesso a crédito para gerar capital de giro foi um dos principais obstáculos, apontados pelos entrevistados na pesquisa. Apenas 7% afirmaram ter conseguido o aporte necessário.

Quais são os principais indicadores financeiros?

Para não ser parte das estatísticas desfavoráveis e conseguir manter sua empresa viva no mercado, é importante conhecer e entender para que servem os indicadores de desempenho financeiro.

Veja a seguir quais são os índices financeiros de contabilidade indispensáveis:

1. Margem de lucro bruto e líquido

O primeiro dos indicadores de desempenho financeiro é a margem de lucro bruto que mede a porcentagem da receita que sobra depois de subtrair o custo das mercadorias vendidas — sem considerar impostos, juros e despesas operacionais.

Ou seja, o lucro bruto é uma métrica de lucratividade específica para avaliar uma linha de produto ou item, sem contabilizar as despesas gerais. A fórmula de cálculo é a seguinte:

Margem de lucro bruto = (receita - custo das vendas) / receita * 100

OBS: também é possível calcular a margem de lucro líquido, que subtrai todas todos os custos operacionais, além do preço da mercadoria, para chegar no resultado final. A fórmula para cálculo é:

Margem de lucro líquido = Lucro / receita líquida * 100

2. Capital de giro

O segundo dos indicadores de desempenho financeiro é bastante conhecido ou, se você nunca ouviu falar, é uma das primeiras métricas que vai conhecer.

O capital de giro é a quantidade de capital disponível em caixa para custear as operações do dia-a-dia da empresa depois que é subtraído o valor total de despesas e contas a pagar. A fórmula é:

Capital de Giro = Ativo Circulante - Passivo Circulante

Leia também >>> Como usar o capital de giro no seu negócio: 14 dicas

3. Giro de estoque

O giro do estoque é mais um dos indicadores de desempenho financeiro que mede quantas vezes por período contábil analisado a empresa vendeu todo o seu estoque.

Esse indicador serve para avaliar se a sua loja online está mantendo um estoque excessivo em relação aos níveis de vendas. Para calcular, siga a fórmula abaixo:

Giro de estoque = Custo de vendas / (estoque inicial + estoque final / 2)

Precisa de ajuda para melhorar os resultados? Confira as dicas do artigo:

O que é e como fazer planejamento de estoque?

4. Fluxo de caixa operacional

O fluxo de caixa operacional, apesar de não ter uma fórmula direta para cálculo, também é um dos indicadores de desempenho financeiro que você deve conhecer.

Esse indicador detalha o resultado no caixa das operações da sua loja virtual. As informações de entrada e saída de dinheiro são detalhadas em uma planilha e, no final, o valor do saldo final.

O fluxo de caixa é considerado um dos indicadores financeiros mais importantes para tomada de decisão. O resultado é classificado como positivo ou negativo.

  • Positivo: significa que existe caixa disponível para expandir as operações;
  • Negativo: significa que um empréstimo ou outra alternativa pode ser necessária para manter as operações atuais.

Leia mais: Como fazer empréstimo com CNPJ? Opções para MEI e EPP.

5. Sazonalidade

Sazonalidade é um indicador de desempenho financeiro que mostra como o período do ano afeta os números de vendas e os resultados financeiros da sua loja online.

Se você está em um setor que é influenciado por altas e baixas temporadas de vendas, este indicador vai ajudar a analisar quais são as variáveis que estão interferindo no desempenho e como aproveitar cada período, criando ações de marketing atrativas.

Quer entender melhor esse conceito? Confira o artigo: O que é sazonalidade de vendas + 5 dicas para lidar com ela.

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