7 indicadores de e-commerce para avaliar suas estratégias de vendas em loja on-line

Gestão 8 de Ago de 2019

O e-commerce é um modelo de negócio que segue crescendo a cada dia e se tornando uma tendência cada vez maior no Brasil e no mundo. 

Segundo a 38ª edição do relatório Webshoppers, divulgado pela Ebit, o comércio eletrônico brasileiro havia faturado R$ 23,6 bilhões apenas no primeiro semestre de 2018, um crescimento de 12% nos últimos 12 meses pesquisados. Mais de R$ 50 bilhões em vendas pela internet eram esperados para o ano. 

Mas quem foi que disse que empreender neste meio é fácil? 

Além de ser um desafio, para que o e-commerce se mantenha lucrativo e atendendo às demandas de potenciais clientes, é preciso acompanhar de perto os resultados. 

É neste cenário que aparecem os indicadores de e-commerce, extremamente valiosos para você definir KPIs de vendas.

Descubra o que são os indicadores de e-commerce e confita 7 exemplos para acompanhar suas as estratégias e fazer uma gestão de e-commerce perfeita!

O que são os indicadores de e-commerce? 

Os Key Performance Indicators (KPIs) (na tradução para o português indicadores de desempenho) são ferramentas essenciais para avaliar os resultados de sua operação.

Os indicadores de e-commerce, mais especificamente, ajudam na gestão da sua loja on-line. Conseguem mensurar o número de cliques, visitas, vendas, cadastros, além de analisar investimentos realizados e fidelizações perante à marca. 

Existem diversas métricas que você pode acompanhar para tomar decisões mais precisas no negócio, baseadas em dados, comparativos e resultados. 

A ideia é que os indicadores estejam sempre associados a objetivos, que podem ir desde o aumento de vendas em si até a melhora na satisfação do cliente, imagem da marca, atração de novos leads, fidelização, entre outros. 

Tem objetivos e metas de marketing em mente para seu e-commerce? Então vamos conhecer 7 indicadores que podem te ajudar a alcançar os melhores resultados!

7 indicadores de e-commerce essenciais para o seu negócio 

Como dissemos, existem inúmeros indicadores de marketing digital que podem te ajudar com o desempenho do e-commerce.  

O próprio número de visitantes no site, o de visitantes únicos, o tempo de permanência na página, entre outros, são bastante relevantes. 

E com base nesses dados iniciais, você pode avaliar o desempenho de seu site de e-commerce e determinar o que precisa ser melhorado e o que está dando certo em termos de conteúdo e layout.

Mas existem outros indicadores, mais complexos, que podem trazer insights ainda mais poderos.

Vamos, então, aos 7 principais indicadores de e-commerce!

1- Custo por Aquisição de Cliente

O custo por aquisição de cliente (CAC) mostra quando a empresa gasta em média para adquirir um novo cliente. 

No cálculo, entram todos os investimentos de marketing e vendas do e-commerce, seja um chatbot no site ou uma campanha nas redes sociais. 

A conta prática seria dividir o valor total investido pelo número de clientes adquiridos ou vendas realizadas. 

Se fizer investimentos diferentes, você pode fazer vários cálculos e comparar os resultados de cada estratégia. 

2- Ticket Médio

O ticket médio é o valor médio gasto pelo cliente em sua página de e-commerce. O ideal é que ele sempres ultrapasse o valor do CAC. 

Afinal, se ocorrer o contrário, isso indicaria que você gasta mais para atrair o consumidor do que ele gasta com sua marca. 

O cálculo usa como base o faturamento daquele período analisado (soma da receita total do volume de vendas) e divide pelo número de clientes obtidos. 

3- Taxa de conversão de vendas

O uso de indicadores de desempenho de vendas sempre é importante.

E, no marketing online, a taxa de conversão é usada para avaliar se o e-commerce está convertendo visitantes em clientes. 

O número não necessariamente precisa ser alto, pode ficar em uma média de 2 a 2,5%, mas o importante é estabelecer uma meta mínima para atingir.

Para calcular, você usa o número de visitantes e o número de pedidos de determinado período que quer analisar. 

A fórmula é: número de pedidos / número de visitantes no site x 100 = taxa de conversão (%) 

4- Taxa de abandono de carrinho

O que acontece muito em e-commerces? O cliente enche o carrinho de produtos, mas abandona a compra antes de pagar. 

Esse tipo de atitude pode indicar uma série de fatores, como um frete muito alto, falta de uma forma específica de pagamento, percepção de insegurança, cadastro demorado, tempo de entrega extenso ou a própria indecisão do cliente sobre a compra. 

Você pode investigar os reais motivos, mas, antes, precisa saber se realmente as taxas de abandono de carrinho são altas em sua loja. A fórmula é: 

  • Total de abandonos / total de compras iniciadas x 100 

5- Taxa de retenção de clientes

Diferentemente da taxa de abandono de carrinho, a taxa de retenção geralmente aponta algo positivo para a empresa. 

O indicador calcula quantos clientes retornam ao e-commerce para fazer novas compras. Com ela você descobre, afinal, se está conseguindo fidelizar seus clientes. 

Para calcular, você precisa ter o número de clientes adquiridos no período e dividir este valor pelo número daqueles que compraram novamente. 

6- Lifetime Value – LTV

O Customer Lifetime Value é o total monetário que o cliente gasta no seu e-commerce em todo o seu relacionamento com a marca. 

Identifica tanto os clientes que mais gastam na sua loja e confiam na marca, como aqueles que geram custos e dão pouco retorno. 

Então mesmo que o CAC esteja mais alto do que o ticket médio para um cliente em um primeiro momento (pode ser porque foi a sua primeira compra, em um valor baixo), caso ele se torne um cliente fixo, com receitas recorrentes para a empresa, seu valor (LTV) será maior. A fidelização e a satisfação do consumidor, aqui, são mais importantes. 

Para chegar ao Lifetime Value, multiplique o ticket médio pelo tempo de permanência daquele cliente em sua base. 

7- ROI

O retorno sobre investimento (ROI) é um indicador de desempenho financeiro, mas é importante porque mostra os resultados de investimentos realizados no e-commerce. Quanto está ganhando com uma ação ou campanha? Bem, basta calcular o ROI para avaliar os melhores resultados. 

A fórmula que você utilizará para calcular a porcentagem de retorno é:

Faturamento/receita gerada em vendas com o investimento – total investido x 100 

O objetivo é sempre tentar aumentar o ROI com os novos investimentos realizados. Assim, você garante que o e-commerce esteja sendo atrativo para os clientes, ao mesmo tempo que lucrativo para a empresa.  

E o que todos esses KPIs têm em comum? A busca por resultados sempre satisfatórios e mais conversões em seu e-commerce! 

Utiliza algum outro indicador de e-commerce que não comentamos? Ainda não testou estes que mencionamos? Compartilhe conosco!

Este post foi escrito pela equipe da Siteware, uma empresa que une pessoas, operação e estratégia em um único software, para que as empresas melhorem seus resultados, sua comunicação e sua governança.

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