Google Adwords para e-commerce: um guia passo a passo
Você já se perguntou como algumas lojas de virtuais parecem se tornar bem-sucedidas da noite para o dia? Elas têm milhares de seguidores nas mídias sociais, ótimas avaliações online e estão vendendo muito produto. Como elas fazem isso? Google AdWords para e-commerce.
Google AdWords e e-commerce andam juntos como manteiga e pão de sal por um bom motivo: funciona.
Um estudo da Wordstream descobriu que os varejistas de e-commerce têm a maior taxa de cliques de todos os setores, com 5.23%, com uma taxa de conversão média de 3.58%.
Criar uma campanha lucrativa do Google AdWords que impulsione as vendas pode parecer difícil no começo. Mas, tudo que você precisa para ter sucesso é um pouco de planejamento e estratégia.
Veja como agitar sua campanha de Google AdWords para e-commerce, mesmo que seja sua primeira vez.
GUIA: Google Adwords para e-commerce
Etapa 1: prepare sua campanha do Google AdWords
Antes de criar uma campanha de Google Adwords para e-commerce, você precisa saber o que está tentando alcançar.
Isso inclui definir suas metas e preparar o que você precisará para realizar sua campanha, como uma landing page, um orçamento do Google AdWords e muito mais.
Vamos ver isso com mais detalhes.
a. Decidir um call-to-action (CTA) apropriado
O primeiro objetivo que você precisa definir para sua nova campanha de Google Adwords para e-commerce é o sucesso.
Pergunte a si mesmo: “O que eu quero que os usuários façam depois de clicar no meu anúncio?”
Pode ser qualquer coisa, desde fazer um pedido até inserir seu endereço de e-mail para participar da sua lista de newsletter.
Se você tiver mais de um objetivo, anote-os. Cada grupo de anúncios deve se concentrar em apenas um objetivo. Quando você tem muitos objetivos, precisa de muitos grupos de anúncios em sua campanha.
b. Defina seu orçamento
Você não lançaria nenhuma outra iniciativa de marketing sem um orçamento em mente, certo?
Ter um número concreto em mente é crucial antes mesmo de você fazer login no Google AdWords para e-commerce. Sem um, você pode comprometer seu orçamento rapidamente.
O AdWords funciona com base em um orçamento diário. Para determinar o orçamento diário a ser usado em sua campanha, calcule o orçamento total mensal de gastos com anúncios e divida-o por 30.
Certifique-se de que este é um orçamento realista para alcançar seus objetivos. Ter um orçamento mensal de R$ 100 com a meta de fazer 50 vendas de um produto de R$ 10.000 não vai compensá-lo, certo?
c. Crie uma landing page
Se o seu objetivo é direcionar o tráfego para um concurso ou promoção, você deve criar uma página dedicada para estas ações. Isso impedirá que os usuários fiquem confusos ou precisem pesquisar o que o anúncio prometeu.
As landing pages também são úteis para destacar uma venda específica ou uma venda por cupom. Ou qualquer outra coisa em que você queira que os visitantes se concentrem sem se distrair com o restante do site.
Se os visitantes precisarem navegar em qualquer lugar que não seja a sua página de checkout, algo está errado.
Esse anúncio da Mountain Dew e da Doritos direciona os usuários para uma landing page do concurso especial.
A página é super simples e concentra-se neste concurso. Eles também exibem o prêmio no topo da página com uma caixa de digitação abaixo (“Comece e digite o código”).
Resumindo?
Certifique-se de que sua landing page tenha um forte apelo à ação para convidar os usuários a concluir sua meta.
Etapa 2: pesquise seus clientes
Depois de conhecer suas metas e as páginas para as quais vai direcionar o tráfego, você precisa saber para quem você está segmentando e como afetá-las com uma mensagem forte. Veja como fazer isso:
a. Pesquisa de palavras-chave
Você está, sem dúvida, se familiarizado com a pesquisa de palavras-chave para o marketing de conteúdo. Bem, o processo é como em uma campanha do Google AdWords, apenas com algumas adições.
Suas palavras-chave do Google Adwords para e-commerce precisam:
- Abordar cada etapa da jornada do comprador;
- Ser específico sobre o seu produto (ou sobre o que é sua landing page);
- Agrupar em listas relevantes de 10 a 20 palavras-chave para um tópico específico.
Por exemplo, digamos que você esteja tentando impulsionar as vendas da sua loja de acessórios para smartphones e eletrônicos.
Seu objetivo é aumentar as vendas, mas você pode fazer isso de várias maneiras, se tiver vários produtos.
Cada produto exclusivo que cabe na sua campanha deve ter sua própria lista de palavras-chave e anúncios. Veja como isso poderia ser:
Objetivo geral da campanha: aumentar as vendas
Grupo de anúncios 1: carregadores
Landing page: www.minhaloja.com/carregadores
Palavras-chave: carregadores de telefone, carregadores de iPhone, carregadores Android, carregadores Apple, carregadores sem fio, carregador de telefone USB, etc
Grupo de anúncios 2: Cases para iPhone
Landing page: www.minhaloja.com/cases-iphone
Palavras-chaves: cases iPhone, cases à prova de queda iPhone, case iPhone flor, case iPhone 6, case iPhone 6s, case iPhone 7, case iPhone 8, case iPhone 6 plus, etc.
Cada produto tem palavras-chave específicas que as pessoas pesquisam. Assim, faça com que cada palavra-chave agrupe seu próprio grupo de anúncios para o melhor resultado em sua campanha de Google Adwords para e-commerce.
b. Desenvolva uma mensagem forte
Não espere até que você esteja olhando para a tela em branco do Google AdWords para começar a pensar em seu texto do anúncio.
Você não precisa ter todos pré-escritos, mas é útil escrever algumas mensagens importantes que você precisa transmitir para atrair clientes antes de começar.
O que você pode dizer sobre seus carregadores de celular para fazer com que as pessoas cliquem no seu anúncio em vez de no da concorrência? Você tem uma proposta de valor única?
Por exemplo, seus carregadores tem um diferencial: eles carregam quatro vezes mais rápido. Destaque esse recurso no título do seu anúncio.
Além disso, planeje diferentes calls-to-action para experimentar em seus anúncios.
Em um estudo com mais de 600 dos anúncios de e-commerce com o melhor desempenho, a palavra “adquirir” em um call to action resultou no melhor desempenho.
Anote as variações do seu CTA usando palavras diferentes para descobrir o que funciona melhor para o seu negócio.
Etapa 3: configurar sua campanha do Google AdWords
Agora é hora de criar sua campanha do Google Adwords para e-commerce. Vamos detalhar os passos a seguir:
Passo 1: Escolha seu objetivo
Depois de configurar sua conta do Google AdWords, crie uma nova campanha.
Na guia ‘Campanhas’, clique no botão de sinal de mais (+) para criar um novo.
Escolha a Rede de Pesquisa (Search Network) como o tipo de campanha.
Em seguida, escolha seu objetivo: vendas, leads ou tráfego para o site. Qualquer que seja a meta escolhida, você tem controle de como sua campanha é executada.
No entanto, lembre-se de que o Google AdWords para e-commerce mostrará recomendações para aumentar as conversões, dependendo do tipo de meta que você escolher.
Passo 2: Locais de destino
Em seguida, escolha seus locais. Você pode incluir ou excluir pessoas com base no país, província/estado ou cidade/região.
Por exemplo, se você deseja segmentar pessoas no Brasil e na Argentina, adicione-as.
Para excluir pessoas que moram em um país ou região, comece a digitar na caixa e clique em “Excluir” no canto direito ao colocar o cursor sobre o nome da cidade/região.
Segmentar seus anúncios para determinadas áreas significa que os usuários localizados nessas regiões verão seus anúncios.
Se você deseja garantir que os usuários em determinadas regiões não visualizem seus anúncios, use o recurso de exclusão para bloquear essas áreas.
Passo 3: Escolha uma estratégia de lances
A estratégia de lances escolhida depende do objetivo da sua campanha original de Google Adwords para e-commerce.
Se seu objetivo é gerar mais vendas para sua loja virtual, “Maximizar conversões” é o caminho a percorrer. O Google AdWords mostrará seus anúncios para pessoas mais propensas a comprar, com base em dados históricos.
Se seu objetivo é gerar tráfego para seu site, você deseja maximizar os cliques. Isso vai otimizar sua campanha para o maior número de cliques, em vez de se concentrar em converter ou não os usuários.
Se você quiser mais controle sobre sua campanha, opte por “CPC manual”. Isso permite que você defina um lance específico em real para cada palavra-chave.
O CPC manual é ótimo se você quiser estar sempre na primeira página dos resultados de pesquisa.
Você pode definir uma regra automatizada para ser executada diariamente para aumentar seus lances para o que for necessário para colocá-lo na primeira página, sem ter que alterá-lo por conta própria, manualmente.
Na maioria dos casos, especialmente para e-commerce, você deseja maximizar as conversões. Lembre-se, é a qualidade do lead que importa mais do que a quantidade.
Passo 4: Escreva suas extensões de anúncio
Antes de criar seus anúncios, você precisa escrever as extensões de anúncio para sua campanha. Existem diferentes tipos, como sitelinks, frases de destaque e até análises de produtos.
As extensões adicionam mais profundidade aos seus anúncios do que o título padrão e duas linhas de texto.
Para todas as campanhas, você deve sempre usar extensões de sitelink e de frase de destaque. Elas lhe dão mais propriedade para falar sobre o que o torna único e fornecer mais links.
As extensões de promoção funcionam bem para uma campanha de eventos especiais, como a promoção de uma venda da Black Friday.
Um estudo recente descobriu que anúncios com uma extensão de promoção tinham uma taxa de cliques média 10% mais alta.
Etapa 4: escreva seus anúncios
Ao escrever seus anúncios, a clareza supera a inteligência quando se trata de estratégia de Google Adwords para e-commerce. Existem três elementos essenciais:
- Um título atraente: até 25 caracteres.
- Duas linhas de texto: são 35 caracteres para cada linha.
- Uma URL para redirecionar as pessoas para: como a página do seu produto.
Tenha como objetivo criar de três a cinco anúncios para cada um dos seus grupos de palavras-chave e testar anúncios diferentes para descobrir quais deles apresentam melhor desempenho. Depois de algumas semanas, remova os que não estão em exibição e faça novos.
Testar textos para o anúncio é fundamental para o sucesso da sua campanha. Você não pode escrever seus anúncios uma vez no início e depois nunca revê-los.
Sempre escreva novos anúncios, ajuste os existentes e teste tudo para obter o melhor desempenho.
Etapa 5. Avalie seu sucesso
O Google AdWords para e-commerce não é um tipo de publicidade “configure e esqueça”.
Você precisa analisar seus resultados e tomar medidas sobre o que os dados estão informando. Para uma nova campanha, planeje revisar e ajustar seus anúncios todos os dias.
Depois que sua campanha tiver um bom desempenho, faça o check-in semanalmente como manutenção.
Veja o que você deve avaliar durante esses check-ins:
Métricas para rastrear
No painel da sua campanha, você pode ver algumas métricas importantes como:
Cliques, impressões, CPC (custo por clique), conversões, custo por conversão e seu custo médio por conversão são todos números importantes para acompanhar.
Conclusão
A execução de uma campanha do Google AdWords para e-commerce pode crescer sua loja rapidamente e adicionar muito à sua lucratividade.
Mas também é preciso otimizar, manter e testar novos anúncios para obter os melhores resultados.
Ao contrário das estratégias de longo prazo, como SEO, você pode ver sucesso imediato com o Google AdWords.
E embora não seja um plano de marketing por si só, é um ótimo acréscimo a uma forte estratégia de marketing para o seu negócio virtual.
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