Gestão de e-commerce: 14 estratégias para implementar na sua loja online

O mercado de comércio eletrônico vem se fortalecendo a cada ano com o surgimento de novas lojas e com a maior disposição do público consumidor em realizar compras pela internet.

Mas, para conseguir ser bem sucedido nesse mercado cada vez mais concorrido, é necessário saber fazer uma boa gestão de e-commerce.

Antes, que tal conferirmos mais alguns dados interessantes?

Para você ter uma ideia, o Brasil conta hoje com mais de 1,6 milhão de lojas virtuais, de acordo com a pesquisa Perfil do E-Commerce Brasileiro realizada pelo PayPal e pela BigData Corp. E os pequenos empreendedores são quem detém mais da metade (52%) do mercado de comércio eletrônico brasileiro.

E mais:

  • Segundo um levantamento recente feito pelo Ebit/Nielsen, 87,7 milhões de pessoas fizeram pelo menos uma compra online em 2021. Em 2018, esse resultado foi inferior a 30 milhões de consumidores.
  • O e-commerce no Brasil também tem registrado bons números no que se refere ao faturamento. Foram R$ 182,7 milhões em 2021, o que representa um crescimento de 27% se comparado com 2020.
  • Além disso, uma pesquisa realizada pela eMarketer estima que, globalmente, o mercado de e-commerce feche o ano de 2022 com um faturamento de U$5,5 trilhões, atingindo 21% das vendas no varejo. Em 2020, esse percentual foi de 17,8%.
  • O mesmo estudo espera que, em 2025, o e-commerce global corresponda a 24,5% de todas as vendas.

Todos esses dados que trouxemos reforçam o fato de que uma boa gestão de e-commerce é indispensável para fazer a sua loja decolar e participar dos bons resultados previstos para o mercado de vendas online.

Tendo isso em vista, trouxemos aqui uma lista com 14 estratégias valiosas de como gerenciar uma loja virtual. Continue a leitura e saiba o que fazer para que o seu negócio alcance resultados de alto nível.

14 dicas de gestão de e-commerce para usar na sua loja virtual

Como bem mencionamos na nossa introdução, é crescente o número de empreendedores que demonstram interesse em investir em ecommerce business models.

No entanto, para ser bem sucedido, é necessário mais do que uma boa ideia de modelo de negócio. Você deve também saber como gerenciar uma loja virtual considerando diferentes aspectos, como finanças, marketing, contabilidade e logística.

Para te ajudar, separamos 14 estratégias que vão te ajudar a promover uma gestão de e-commerce mais qualificada e tornar o seu negócio mais lucrativo e financeiramente sustentável. Confira!

1 - Faça um sólido planejamento financeiro

Não há como fazer o controle financeiro de uma loja sem contar com um sólido planejamento.

Trata-se de um documento que vai orientar as suas decisões de negócio que impactam, direta ou indiretamente, as finanças do seu e-commerce.

O planejamento financeiro é um “braço” do plano de negócios da loja online e deve conter:

  • os objetivos estratégicos e as metas financeiras da empresa de curto, médio e longo prazo.
  • a estrutura de custos e despesas fixas e variáveis;
  • o plano de ação para alcançar os resultados desejados.

2 - Monitore o seu fluxo de caixa

O fluxo de caixa se refere às movimentações de entrada e saída de dinheiro do caixa da sua empresa.

Para uma gestão eficiente, é indispensável ficar atento a esse aspecto e monitorar constantemente o fluxo de entradas e saídas.

A partir desse acompanhamento, fica mais fácil identificar e corrigir eventuais gargalos, evitando prejuízos que possam comprometer gravemente o desempenho financeiro do seu e-commerce.

Além disso, ao monitorar o fluxo de caixa, você consegue manter suas finanças em equilíbrio e realizar projeções mais precisas - falaremos mais disso nas próximas dicas.

Uma ferramenta especializada pode te ajudar a manter o fluxo de caixa sob controle e automatizar uma série de outras tarefas manuais referentes à gestão financeira.

Entenda mais neste artigo: Uso de um ERP para planejamento e gestão financeira

3 - Calcule o ponto de equilíbrio do seu e-commerce

O ponto de equilíbrio é o momento em que a empresa fatura o suficiente para pagar todas suas despesas. Ou seja, não há lucro nem prejuízo.

Calcular o ponto de equilíbrio da sua loja virtual é uma dica de gestão importante porque ajuda a definir metas de vendas e faturamento mais realistas.

Para fazer o cálculo do “break even point”, é necessário mapear todos os custos fixos e variáveis do seu e-commerce. O vídeo abaixo explica isso em detalhes:

4 - Faça projeções de faturamento

Outra boa prática que não deve ficar de fora do plano de negócios da sua loja online é a projeção de faturamento.

Trata-se de uma previsão de quanto você espera que seja o desempenho das suas vendas a curto e médio prazo. Para isso, é necessário considerar seus resultados históricos e as movimentações do mercado.

A partir das suas projeções, é possível realizar investimentos com mais segurança e evitar ser pego de surpresa caso cenários menos otimistas se concretizem nos próximos meses ou anos.

5 - Defina um plano orçamentário

Qual será o orçamento para financiar as suas estratégias de negócio?

Assim como em qualquer empresa, é fundamental que o seu e-commerce conte com um plano orçamentário bem estruturado. É a partir dele que você saberá quanto de dinheiro terá disponível para tirar suas ideias do papel e investir no crescimento da sua loja virtual.

Com o orçamento definido, evita-se também gastos desnecessários ou que extrapolem a capacidade da sua empresa de obter o retorno desse dinheiro gasto.

6 - Crie uma reserva robusta para capital de giro

O capital de giro funciona como uma reserva financeira. Ele serve para custear a sua operação enquanto o dinheiro proveniente das vendas não entra em caixa.

Criar um robusto capital de giro é importante também para que a loja virtual continue funcionando mesmo em épocas em que as vendas estão muito baixas. Ou seja, você não deixa de arcar com seus custos operacionais  - fixos e variáveis - mesmo quando o desempenho das vendas está aquém do ideal.

O vídeo abaixo explica como calcular o capital de giro necessário para o seu e-commerce:

7 - Revise a margem de lucro desejada para a sua loja

A margem de lucro se refere à porcentagem da receita das suas vendas que você espera lucrar a partir da venda de cada produto.

Estabelecer uma margem de lucro realista é determinante para que sua loja virtual possa cobrar preços competitivos e, ao mesmo tempo, ser um modelo de negócio rentável e financeiramente sustentável a médio e longo prazo.

Sendo assim, é aconselhável que você revise sua margem de lucro desejada, sem perder de vista o atual momento em que o mercado se encontra e o potencial impacto de fatores internos e externos no desempenho das suas vendas.

8 - Fique atento aos períodos de sazonalidade no e-commerce

Quais são as épocas do ano em que há mais e menos saídas de produtos na sua loja online?

Atentar-se aos períodos de sazonalidade no e-commerce é de extrema importância por uma série de motivos. O primeiro deles é que, ao conhecer os meses de alta e de baixa nas vendas, você consegue se precaver financeiramente, evitando ficar “no vermelho”.

Outra razão para se manter atento à sazonalidade tem a ver com a gestão do estoque. Ou seja, você evita que mercadorias fiquem estacionadas no estoque nos períodos de baixa e evita também perder oportunidades de vendas devido à ausência de mercadorias nos períodos de alta demanda.

9 - Verifique se a sua atual política de preços é a mais adequada

Não dá para deixar de fora do controle financeiro de uma loja virtual a política de preços adotada. Afinal, o preço cobrado pelos produtos tem impacto direto no desempenho financeiro do e-commerce.

Nesse sentido, verifique se os seus preços são realmente competitivos com a média praticada pelos seus principais concorrentes. Além disso, o preço precisa ter uma margem de lucro minimamente satisfatória para que o seu negócio não saia em prejuízo nem fique estagnado.

Aprenda como precificar seus produtos:

10 - Avalie os seus custos bancários

É bem provável que você tenha uma conta bancária exclusiva para a sua empresa, certo? Você saberia dizer quanto custa para você manter essa conta ativa?

Os bancos costumam cobrar taxas de manutenção e de algumas operações bancárias que podem pesar no caixa do seu e-commerce.

Portanto, fique atento a esses custos bancários e procure por opções de contas PJ mais baratas ou até mesmo com custo zero.

Este conteúdo pode te interessar: Melhor banco digital para empresas: 6 opções para PJ

11 - Firme parcerias com fornecedores confiáveis

A escolha de bons fornecedores é um ponto crucial para o sucesso da sua loja virtual.

Seja criterioso ao firmar suas parcerias. Dê preferência para fornecedores confiáveis, experientes, comprometidos com prazos e que trabalham com mercadorias de qualidade.

Tenha a certeza de que a sua escolha vai refletir na satisfação dos seus consumidores finais e, como consequência, no desempenho das suas vendas.

Veja também: Como encontrar fornecedores para dropshipping nacional e internacional? Quais critérios avaliar?

12 - Dedique-se à gestão de logística

Basicamente, a gestão de logística no e-commerce se preocupa em garantir que os produtos cheguem em perfeitas condições aos clientes e dentro do prazo combinado no momento da venda.

Para que isso aconteça, existe toda uma cadeia de processos que envolve, por exemplo, o contato com os fornecedores, o armazenamento das mercadorias, o recebimento dos pedidos, o despacho dos produtos e o transporte.

Portanto, é fundamental que você se dedique a esse aspecto importantíssimo da gestão de e-commerce.

13 - Invista em estratégias de marketing digital

Gestão de e-commerce e marketing digital: o que tem a ver? Tudo!

Uma loja online é um modelo de negócio que opera completa ou parcialmente em ambiente digital. Logo, se você quer gerar mais oportunidades de vendas, aumentar o tráfego no site do seu e-commerce e impulsionar suas conversões, você deve adotar estratégias de marketing digital.

Dentre as principais estratégias, destacamos:

  • Produção de conteúdos para blog e redes sociais;
  • landing pages para captação de leads em troca de conteúdos mais ricos, como e-books;
  • e-mail marketing;
  • links e posts patrocinados;
  • marketing de influência;
  • SEO para otimizar as buscas pelo seu site e blog.

Leia também: [GUIA] SEO no e-commerce: como lojas online podem gerar mais tráfego orgânico

14 - Monitore a correta emissão das notas fiscais

A nota fiscal é um documento que comprova a ocorrência de uma transação comercial e o devido recolhimento de tributos.

Emitir nota fiscal é uma obrigação de toda empresa. Qualquer falha nesse processo pode ser entendido pelo Fisco como sonegação de impostos e acarretar graves consequências para o seu e-commerce.

Portanto, monitore se as suas NFs estão sendo emitidas e enviadas corretamente para os seus clientes após a conclusão de cada venda na sua loja online.

E então, o que você achou das 14 estratégias de gestão de e-commerce que apresentamos aqui? Algumas delas você já tinha implementado na sua loja virtual?

Como você pôde conferir, gerenciar uma loja online é um trabalho que passa por diferentes áreas, como marketing, logística e, claro, finanças. Em relação a este último aspecto, é extremamente importante que você conte com um robusto capital de giro para custear sua operação e manter o seu negócio funcionando sem apuros financeiros.

Nesse sentido, a Gyra+ pode te ajudar. Se você tem uma baixa reserva em caixa para fazer sua empresa girar, você pode contar com a Gyra+ para oferecer uma linha de crédito personalizada e que vai atender a necessidades específicas do seu negócio.

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