Funil de vendas online: o que é, principais etapas, importância e como montar uma estratégia de vendas

O sonho de todo empreendedor de e-commerce é ver sua loja virtual arrasar nas vendas e no menor tempo possível.

Porém, isso não é algo que acontece de forma mágica. É necessário ter muita estratégia e saber construir um sólido processo de vendas.

Nesse sentido, o funil de vendas online é uma ferramenta que permite organizar em etapas a jornada de compra dos clientes e definir estratégias que os façam chegar mais rapidamente até o momento em que a venda do seu produto é concretizada - o fundo do funil.

Para entender mais sobre esse assunto, convidamos você a prosseguir com a leitura deste conteúdo e conferir nas próximas linhas o que é funil de vendas online, porque é importante criar um para o seu negócio e quais são as suas etapas:

  1. Visitantes - aprendizado e descoberta;
  2. Leads - reconhecimento do problema;
  3. Oportunidades - consideração da solução;
  4. Clientes - decisão de compra.

Além disso, vamos mostrar também como montar uma boa estratégia de funil de vendas para e-commerce e fazer a sua loja bombar nas conversões.

Leia também: [Guia] O que é e como aplicar o funil de vendas no e-commerce?

O que é funil de vendas online?

O funil de vendas é uma ferramenta utilizada por empresas de comércio eletrônico para estruturar a jornada de compra de seus clientes.

Essa jornada compreende desde o momento em que o potencial cliente interage pela primeira vez com a marca (visitando o site ou blog, assistindo a algum anúncio online, consumindo algum conteúdo nas redes sociais etc) até o momento em que ele decide fechar negócio com a empresa e adquirir o produto ou serviço que ela oferece.

Todo esse caminho é organizado em etapas que se tornam mais estreitas à medida que o cliente potencial avança em sua jornada em direção à finalização da compra.

Em cada fase do funil são adotadas estratégias com foco em fazer com que esses possíveis clientes reconheçam que têm um problema, percebam que a sua empresa online tem a solução que eles precisam e avancem até o fundo do funil.

Leia mais: Estratégia de funil de vendas: o que é, como funciona e como fazer uma?

Existe diferença entre funil de vendas e funil de marketing? Veja algumas considerações neste vídeo da Mirago:

Quais são as etapas do funil de vendas online?

O funil de vendas online é dividido em 4 etapas. Confira a seguir como funciona cada uma delas:

1 - Visitantes - aprendizado e descoberta

No topo do funil, que é a parte mais larga, ficam os visitantes. São as pessoas que estão apenas “dando uma olhadinha” na sua loja e não necessariamente têm a intenção de comprar algo ou sequer reconhecer que têm um problema que o seu produto pode resolver.

2 - Leads - reconhecimento do problema

Ao avançar para a segunda etapa do funil de vendas online, os visitantes se tornam leads e aceitam conhecer um pouco mais sobre o seu e-commerce e sobre as soluções que você oferece.

3 - Oportunidades - consideração da solução

O lead se torna uma oportunidade quando ele já reconhece que tem um problema e passa a considerar o produto da sua loja online como uma possível solução.

Nesta etapa, recomenda-se focar nos diferenciais dos seus produtos e fazer com que seus potenciais clientes percebam ainda mais valor nas suas soluções.

4 - Clientes - decisão de compra

Por fim, ao chegar no fundo do funil, os potenciais clientes estão prontos para tomar a sua decisão de compra e precisam só daquele incentivo a mais para adquirirem seu produto e se tornarem clientes de fato.

Por que criar um funil de vendas online?

Criar um funil de vendas online é importante para que se consiga otimizar as estratégias para atrair mais visitantes, gerar mais leads e aproveitar melhor as oportunidades de venda.

O processo comercial se torna mais organizado com a elaboração de um funil de vendas, facilitando a visualização de toda a jornada dos clientes.

Passa-se a ter maior controle sobre as etapas que potenciais clientes percorrem até a finalização da compra. Isso permite identificar as necessidades de ajustes que devem ser feitas visando acelerar a movimentação de uma etapa a seguinte.

Este infográfico indica quais materiais usar em sua comunicação em diferentes etapas do funil de marketing. O topo se refere aos visitantes, o meio do funil se relaciona com os leads e o fundo com as oportunidades, que depois se tornam em clientes, passando então para o processo de pós-venda e fidelização.

Confira:

Saiba mais: Como conseguir clientes pela internet em 7 passos simples

Estratégia de funil de vendas para e-commerce: 7 dicas de como montar a sua

Se você chegou até aqui e está interessado em saber como montar uma estratégia de funil de vendas para seu e-commerce, separamos aqui algumas dicas que podem te ajudar:

  1. Tenha clareza sobre o perfil de cliente ideal do seu negócio;
  2. Garanta uma boa primeira impressão e ofereça uma experiência positiva para os seus visitantes no topo do funil;
  3. Segmente os leads e promova uma qualificação mais eficaz;
  4. Analise a realidade do mercado e conheça os seus concorrentes;
  5. Não deixe que seus potenciais clientes fiquem estagnados em uma etapa;
  6. Saiba quando é hora de descartar uma oportunidade do seu funil e concentrar os esforços em outras com maior potencial;
  7. Monitore o desempenho das suas estratégias e corrija o que for necessário.

Criar conteúdos em mídias sociais e blogs, assim como usar mídia paga, como links patrocinados, podem ajudar muito em diferentes fases do funil de marketing, seja na atração de leads ou em sua conversão em oportunidades e, em seguida, em clientes.

Entenda mais um pouco sobre essas estratégias neste infográfico:

Veja também: Como identificar o perfil do cliente? Aprenda a entender melhor seu público

Bom, espero que este conteúdo tenha te ajudado a entender melhor o que é e como funciona o funil de vendas online.

Utilize as dicas que citamos aqui e monte uma estratégia de funil poderosa para o seu e-commerce.

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