Fintech white label: descubra o que esse modelo oferece e suas principais vantagens

Você já ouviu falar em fintech white label? Se não, saiba que esse é um modelo que tem sido um dos responsáveis por impulsionar o mercado de startups financeiras  e que merece a sua atenção.

Em uma crescente nos últimos anos, o mercado de fintechs brasileiro já conta com 1.289 empresas que oferecem serviços financeiros utilizando a tecnologia como base de suas operações.

De acordo com o estudo The State of FinTech, realizado a cada três meses pelo Boston Consulting Group (BCG), cerca de US$ 34 bilhões foram investidos em fintechs no terceiro trimestre de 2021. Isso representa um aumento de 155% em relação ao ano anterior.

Já o relatório feito pela consultoria Distrito revelou que somente as fintechs brasileiras receberam um total de US$1,12 bilhões em investimentos nos primeiros três meses de 2022. Esse número representa  30% dos aportes totais recebidos por essas empresas em todo o ano de 2021.

E tem mais. O relatório The State of Fintech de 2022 prevê que o mercado de fintechs alcançará o valor de US$ 324 bilhões em 2026.

Todos esses dados mostram o quão atrativo e promissor é o mercado de fintechs. Nesse sentido, um dos fatores que favorecem a expansão desse setor é a possibilidade de criar fintechs no modelo white label.

Em uma plataforma white label, você pode criar a sua própria fintech ou banco digital a partir de uma infraestrutura tecnológica já pronta.

Quer saber mais sobre como isso funciona? Então continue a leitura e confira o conteúdo que preparamos com tudo o que você precisa saber sobre:

  • O que é white label?
  • O que uma fintech whitelabel oferece?
  • Quais são as vantagens de uma fintech white label?
  • Qual a diferença entre fintech white label e franquia?
  • Quando o uso de uma plataforma white label é indicado?

O que é white label?

Em tradução livre, o termo significa “etiqueta branca”. Trata-se de um modelo em que uma fintech desenvolve uma plataforma digital com foco em serviços financeiros que será utilizada por outras empresas.

Então, a empresa paga para ter acesso a essa plataforma pronta e colocar a sua própria marca para vender seus serviços. Dessa forma, ela não precisa investir na criação de uma infraestrutura tecnológica própria, o que demanda mais dinheiro e tempo.

Imagine ter à sua disposição uma estrutura tecnológica bem completa para efetuar pagamentos, recebimentos, transferências, conciliações e vários outros serviços financeiros. Essa é a proposta de uma white label.

O que uma fintech white label oferece?

As fintechs white label são empresas especializadas em oferecer para outras companhias  a tecnologia necessária para que elasoperem em ambiente virtual.

Conforme mencionamos no tópico anterior, essas fintechs desenvolvem uma plataforma com todos os recursos tecnológicos para que uma outra empresa possa usar e estampar a sua marca, realizando as customizações que quiser.

O foco das fintechs são os serviços financeiros. Então, a infraestrutura que elas criam permitem, por exemplo, oferecer soluções como:

As empresas que contratam um banco digital  white label utilizam a plataforma desenvolvida para comercializar seus produtos e serviços, inserindo a sua própria “etiqueta”.

Que tal um exemplo para você entender como isso funciona na prática?

Vamos supor que você seja dono de  uma loja virtual e que decida contratar uma fintech white label especializada em pagamentos.

Esse fintech vai te oferecer uma página de checkout pronta, com todos os recursos e a segurança necessários. Então, quando o seu cliente finalizar a compra, ele será direcionado para essa página de checkout sem perceber que se trata de uma outra empresa.

Isso porque, apesar de essa plataforma de pagamentos não ter sido desenvolvida por você, ela ainda tem a cara da sua marca.

Quais as vantagens de uma fintech white label?

Uma fintech “etiqueta branca” tem muitas vantagens a oferecer, especialmente para quem é dono de um e-commerce e quer otimizar o aspecto financeiro da sua loja virtual.

  • Soluções criadas por especialistas na área de tecnologia e serviços financeiros;
  • Possibilidade de aumentar a geração de receitas a partir da oferta de novos produtos e serviços, como cartões de crédito white label;
  • Melhoria na experiência e na satisfação dos clientes;
  • Foco em um atendimento de qualidade e na geração de valor para os clientes do seu negócio;
  • Otimização de tempo e de custos operacionais, pois a plataforma é testada, aprovada e atualizada pela fintech;
  • Controle sobre o orçamento, pois você já sabe quanto precisará investir ao contratar uma fintech white label;

Veja também: Quais as diferenças entre marketplace e e-commerce?

Qual a diferença entre fintech white label e franquia?

Franquia e white label não são a mesma coisa. No entanto, é comum que as pessoas confundam esses dois conceitos.

Como você bem viu até aqui, uma white label fornece soluções prontas para que outras empresas possam utilizá-las como se fossem delas.

As franquias, por outro lado, não existe essa flexibilidade no que se refere ao uso da marca.

Além disso, diferentemente do que é observado nas white labels, o investimento em franquias costuma ser maior. É necessário pagar royalties para o franqueador que costumam chegar a 30%.

Esse post produzido pela Alloy explica em detalhes as diferenças entre fintech white label e franquia: Plataforma White Label X Franquia: 7 principais diferenças

Quando o uso de uma plataforma white label é indicado?

Qualquer empresa pode contratar os serviços de uma plataforma white label, especialmente e-commerces que querem se tornar mais profissionais e expandir sua operação.

Tendo isso em vista, existem alguns casos em que a contratação de uma fintech do tipo white label é mais recomendada. Por exemplo:

  • A empresa não possui o know-how necessário para desenvolver sua própria plataforma e serviços financeiros que deseja oferecer;
  • Não dispõe de um orçamento para montar uma equipe e criar uma plataforma do zero para oferecer esses serviços financeiros;
  • Não está disposta a dedicar tempo à curva de aprendizado para desenvolver uma plataforma autoral.

E então, gostou de saber mais sobre fintechs white label?

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