7 ferramentas para e-commerce: começando e alavancando seu negócio

O comércio online é um sucesso atualmente, segundo um levantamento da Neotrust – especialista em dados e inteligência sobre o e-commerce brasileiro – as vendas pela internet cresceram 27% após a pandemia e a tendência é aumentar. Então, traduzindo, é uma ótima oportunidade para empreender.

E se você deseja começar, é fundamental conhecer as ferramentas para e-commerce necessárias para dar um empurrãozinho no seu negócio e torná-lo escalável. A tecnologia tem o poder de poupar tempo e dinheiro criando sua plataforma digital (site), gerenciando estoque, vendas e logística.

Escolher as ferramentas para e-commerce corretas para seu dia-a-dia é um passo que irá auxiliar a velocidade que seu empreendimento irá crescer e aumentar. E para isso, separamos neste artigo as ferramentas essenciais para seu e-commerce começar e alavancar. Acompanhe!

A tecnologia como sua aliada

Antes de começarmos a listar as ferramentas para e-commerce é importante deixar muito claro que a tecnologia vai ser sua melhor parceira nesse projeto. Isso porque, atualmente existem cada vez mais oportunidades de usufruir de softwares, plataformas, ferramentas digitais que o ajudam a impulsionar o seu negócio.

Os benefícios de usar recursos tecnológicos são inúmeros e na prática, essa é a melhor maneira de obter o maior desempenho nas etapas que você possui um menor conhecimento e/ou domínio.  

Portanto, traga as ferramentas tecnológicas para sua empresa fazendo-as trabalhar para você, assim, seu tempo será melhor aproveitado para outras questões. As ferramentas para e-commerce são vantajosas para criar, gerir e aprimorar seu empreendimento com insights baseados nos dados dos próprios usuários.

Acompanhe o próximo tópico e veja como aplicar um gerenciador de e-commerce na prática.

7 ferramentas essenciais para e-commerce

É certo que a tecnologia nos dá acesso a um mundo novo de possibilidades e a automatização de processos é uma delas, com isso, é possível otimizar o tempo e recursos utilizados para criar ou expandir sua loja virtual.

Veremos como isso é possível com as ferramentas utilizadas no e-commerce.

1. BigCommerce

O BigCommerce é uma ferramenta de criação de lojas virtuais simples e rápida de utilizar. Nela, você consegue colocar sua loja no ar sem a necessidade de um programador, a plataforma oferece funcionalidades para customizar o tema, checkout e otimização para mobile.

Além disso, a ferramenta de comércio online oferece suporte na gestão e solução de problemas que poderão surgir com o site. É uma ótima opção para começar a criar seu e-commerce.

2. Google Analytics

O Google Analytics é uma ferramenta de e-commerce gratuita em sua versão simplificada – muito eficaz – que é imprescindível para seu negócio. A princípio pode parecer um pouco complexo usar, mas com alguns estudos rápidos sobre a plataforma você consegue usá-la como apoio para todas suas decisões baseada em dados.

Os dados gerados pelo Analytics permitem ao empreendedor ter dados visuais de todo tráfego da loja virtual, como está o desempenho do site e quais são os melhores canais de aquisição. Além disso, é a partir dessas informações que é possível traçar o perfil dos clientes, entender seu público e identificar sua persona.

Além de muitas outras funcionalidades, o Google Analytics mostra a taxa de conversão do site ao comparar com o número de visitas, calcular o retorno sobre investimento (ROI) e descobrir quanto tempo os visitantes ficam no seu site. A partir daí é possível traçar estratégias e ter insights para aprimorar suas vendas.

3. Veeqo

A Veeqo é a solução para sua gestão de estoque, por meio dessa ferramenta é possível controlar os itens armazenados a fim de evitar falta ou sobra de material que acarretam em prejuízos. E para quem comercializa em canais como o marketplace também é uma ótima opção para deixar o gerenciamento de estoque integrado e simplificando o dia a dia.

4. SEMRush

O SEMRush é uma ferramenta que traz percepções para melhoria no desempenho de páginas, campanhas e posicionamento orgânico no Google. Essa solução analisa a performance tanto das suas páginas quanto dos seus concorrentes, permitindo a criação de estratégia com base nesses dados.

Além disso, é possível realizar um estudo de palavras-chaves mais usadas pelos usuários para pesquisas no seu nicho de atuação, assim, é possível otimizar suas páginas com o intuito de – por meio de SEO – melhorar seu posicionamento no Google.  Dessa forma, sua marca ou loja pode aparecer nos primeiros resultados de pesquisa, aumentando suas chances de venda.

5. Google PageSpeed Insights

A solução do Google PageSpeed Insights é focada em otimizar a velocidade da sua loja virtual. A ferramenta analisa por meio da URL do site e ainda aponta sugestões de melhoria para aumentar o carregamento das páginas, tanto para desktop quanto mobile.

Você sabia que um segundo a mais para carregar sua página é responsável por influenciar em até 20% nas conversões do mobile? Por isso, o Google classifica o posicionamento orgânico de buscas por meio da performance do site em dispositivos móveis, tornando assim, imprescindível o aprimoramento das páginas.

6. TOTVS

A TOTVS é uma empresa que fornece um sistema de ERP – Enterprise Resource Planning – onde unifica e padroniza os fluxos de gestão em um só lugar. Assim, os serviços financeiros podem ser realizados de forma segura, aumentando a produtividade, evitando erros e gastos desnecessários.

Por meio da plataforma é possível gerar notas fiscais, acompanhar o fluxo de caixa e gerir o estoque automaticamente tornando o trabalho da equipe mais ágil e trazendo assertividade na tomada de decisão. Além disso, é possível ainda personalizar as necessidades com o uso da ferramenta aprimorando os resultados do seu e-commerce.

7. Placeholder

O Placeholder é uma ferramenta que permite a troca eficaz de informação com seus fornecedores trazendo uma solução inteligente para o cadastro de produtos. A base de dados é atualizada com conteúdo de diversos fabricantes e oferece um formato pronto que  pode ser utilizado automaticamente no e-commerce.

Além disso, ainda identifica as páginas de produto que encontram desatualizadas, otimizando, muito, o trabalho no cadastro das informações de produtos.

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