Faturamento de vendas: o que é e como calcular o seu? Guia prático!

Você calcula o faturamento de vendas da sua loja virtual? Saiba que esse indicador financeiro tem um papel importante na hora de acompanhar o crescimento do seu negócio.

Aliado a outros indicadores como ticket médio, taxa de conversão, Custo de Aquisição por Cliente (CAC), entre outros, é possível avaliar se as suas estratégias de vendas estão gerando retorno ou se ainda precisam de investimento.

A gestão financeira é uma parte do trabalho de ser dono da própria empresa que gera muitas dúvidas e sobre as quais os empreendedores têm muitas dificuldades.

Por isso, é importante estudar e conhecer desde os detalhes mais simples, como calcular o faturamento, até métodos de organização e gerenciamento de dados.

O faturamento de vendas está atrelado a continuidade ou não da sua loja virtual no mercado. Então, para te ajudar a aprender mais sobre esse indicador, preparamos este artigo com tudo que você precisa saber.

Nas linhas a seguir, você vai entender o que é, qual a importância e como fazer o cálculo do faturamento de vendas.

Além disso, vamos te ensinar como fazer previsão de faturamento para que você consiga planejar melhor suas estratégias de negócio e se preparar para lidar com cenários futuros.

Boa leitura!

O que é faturamento de vendas?

O faturamento é o resultado da soma dos valores de todas as vendas realizadas, podendo ser medido mensalmente ou em qualquer outro período de análise.

Ou seja, o faturamento de vendas se refere a todo dinheiro que entrou no caixa como resultado do trabalho de vendas, seja ele de venda de produtos ou da prestação de serviços.

Geralmente, as empresas acompanham o faturamento mensal, mas também fazem o cálculo do faturamento do ano.

Suponha que você, na sua loja online, venda seus serviços de consultoria e no mês vigente você fechou com cinco clientes um plano mensal de R$ 2.500. Nesse exemplo de faturamento mensal, o valor obtido será de R$ 12.500.

Então, quanto mais a sua loja virtual vender, maior será o faturamento de vendas no fim do mês.

Analisando o faturamento isoladamente, não é possível afirmar que sua empresa está sendo, de fato, um sucesso e altamente lucrativa, mas é o primeiro passo para começar a analisar o desempenho financeiro das atividades.

Qual é a diferença entre receita e faturamento?

Aqui, vale um parênteses antes de prosseguirmos para destacar a diferença entre receita e faturamento.

A receita é a soma total dos valores que realmente entraram no caixa da empresa no mês. Já o faturamento é a previsão dos valores que vão entrar em caixa.

Para entender melhor, imagine que em sua loja virtual de eletrônicos foram realizadas 20 vendas de celulares e todas as compras foram parceladas em sete vezes. Isso significa que o valor cheio também vai entrar no caixa dividido em sete parcelas.

Então, ao calcular o faturamento de vendas no mês que essas 20 vendas foram feitas, você inclui o valor total de cada celular.

Mas, então, como calcular receita de vendas?

Bom, na hora de calcular a receita, você vai somar a primeira parcela que vai ser debitada naquele mês referente a cada compra.

Em alguns casos, é possível fazer a antecipação de recebíveis para ganhar capital de giro. Porém essa operação possui juros e não deve ser feita com frequência.

Veja também: Qual a diferença entre lucro e faturamento? Entenda!

Tipos de faturamento de vendas em uma empresa

Agora que você já sabe o que é o faturamento em vendas, é importante saber que existem dois tipos: o faturamento líquido e o faturamento bruto.

Faturamento bruto

O faturamento bruto é o cálculo mais direto em que você pega o valor do produto e multiplica pela quantidade vendida. Caso você venda mais de um tipo de produto, depois de multiplicar cada item pelo número de vendas, basta somar todos os resultados.

Faturamento líquido

Já o faturamento líquido refere-se ao valor total das vendas (faturamento bruto) menos os gastos com deduções fiscais e o valor dos impostos que incidem sobre o total faturado.

Cada regime tributário possui uma porcentagem de taxa de imposto que incide sobre o valor do faturamento e que é paga obrigatoriamente à Receita Federal todo mês.

Por isso, é importante calcular o valor do faturamento bruto tanto para saber qual será o valor dos impostos naquele mês quanto para saber o que vai realmente entrar no caixa.

Lembra da diferença de faturamento e receita? Aqui isso fica ainda mais claro, pois você faz as notas fiscais em relação ao valor total do produto ou serviço para comprovar a venda.

Mesmo não tendo recebido o valor total, ele é considerado na hora de fazer a soma. Porém, no mês seguinte, ele não entra no cálculo do faturamento de vendas, apenas no cálculo da receita que acompanha as entradas das parcelas.

Este conteúdo também pode te interessar: Conheça quais são os impostos de importação e saiba como calcular os gastos com estes tributos

Cálculo: como fazer faturamento de vendas?

Fique tranquilo! Fazer o cálculo do faturamento não é nenhum bicho de sete cabeças.

As fórmulas para calcular o faturamento bruto e o líquido são as seguintes:

  • Faturamento bruto = valor de compra  x número de vendas realizadas
  • Faturamento líquido = faturamento bruto - impostos - deduções (devoluções, pedidos cancelados, etc.)

Exemplo de cálculo do faturamento de vendas

Imagine que você tenha uma loja virtual de sapatos e vendeu:

  • 7 sandálias de R$ 55;
  • 10 tênis de R$ 250;
  • 20 sandálias rasteiras de R$ 75.

Sua empresa está enquadrada com MEI e, por isso, não paga imposto sobre o faturamento mensal. Porém, 2 sandálias foram devolvidas, totalizando R$ 110). Então os cálculos serão:

  • Faturamento bruto = 385 + 2.500 + 1.500 = R$ 4.385
  • Faturamento líquido = 4.385 - 110 (devolução) = R$ 4.275

Por que é importante saber o faturamento da sua empresa?

Entender o que é faturamento de vendas também é importante para saber formalizar o seu negócio corretamente e cumprir todas as obrigações exigidas por lei.

Fazendo o cálculo mensal do faturamento, você gerencia com precisão o caixa da empresa, acompanha os valores pagos com impostos e também registra os índices de devolução e cancelamento de pedidos.

Dessa forma, você consegue fazer uma gestão financeira que vai permitir cuidar melhor das suas operações, promovendo melhorias constantes para gerar mais vendas e mais satisfação nos clientes.

Faturamento e a definição do porte da empresa

O porte de uma empresa é definido de acordo com a previsão de faturamento bruto mensal. Então, você deve estudar as opções e avaliar em qual o seu negócio se encaixa. Vale a pena contratar um contador para ser o mais preciso possível nessa decisão.

As opções de porte e respectivos faturamentos são:

  • Microempreendedor Individual (MEI): até R$ 81 mil anual;
  • Microempresa (ME): até R$ 360 mil ao ano;
  • Empresa de Pequeno Porte (EPP): entre R$ 360 mil e R$ 4,8 milhões por ano;
  • Empresa de médio e grande porte: acima de R$ 4,8 milhões anual.

Faturamento e a escolha do regime tributário

Outra decisão associada ao faturamento da empresa é o regime tributário. Cada opção possui uma variação na porcentagem de alíquota de acordo com a atividade exercida e o faturamento alcançado no mês.

Os principais regimes tributários do Brasil são:

  • Simples Nacional: faturamento anual de até R$ 4,8 milhões;
  • Lucro Presumido: faturamento anual de até R$ 78 milhões;
  • Lucro Real: adesão obrigatória para empresas com faturamento anual superior a R$ 78 milhões.

Seguindo corretamente a previsão de faturamento, você mantém sua empresa formalizada e não paga mais impostos que o necessário.

Leia também: Diferença MEI e ME: o que é cada modalidade e qual escolher?

O que é previsão de faturamento?

A previsão de faturamento consiste em uma estimativa sobre quanto a empresa espera faturar em um período futuro específico. Trata-se de uma prática da gestão de negócios que tem como objetivo projetar os pagamentos e os recebimentos do negócio para curto, médio ou longo prazo.

Nesse processo, leva-se em consideração um conjunto de fatores internos e externos, como:

  • Volume de vendas;
  • Entradas e saídas do caixa;
  • Comportamento do mercado;
  • Sazonalidade.

O mais comum é que a previsão de quanto a empresa espera faturar contemple o prazo de 12 meses. Assim, é possível planejar estratégias de negócio para o ano seguinte, tendo em vista essa expectativa de movimentações financeiras.

Porém, o prazo de 12 meses não deve ser lido como uma regra. É perfeitamente possível fazer uma previsão de faturamento para o próximo mês, trimestre, semestre e até mesmo para os próximos 5 ou 10 anos.

A definição do prazo para projetar seus ganhos deve ser feita considerando as necessidades da sua empresa, o perfil do seu modelo de negócio e os seus objetivos.

Qual a importância de fazer a previsão de faturamento da sua empresa?

Realizar a previsão de faturamento é uma prática indispensável para empresas que querem fazer uma gestão financeira mais qualificada e ter maior controle sobre seus ganhos.

A partir desse tipo de projeção, evita-se subestimar e superestimar a capacidade de faturamento da empresa. Assim, você consegue perceber de maneira mais ampla e realista o atual momento em que sua empresa se encontra e o verdadeiro potencial do seu modelo de negócio.

A previsão do faturamento de vendas te ajuda a se manter com os pés no chão. Você consegue orientar as suas estratégias de negócio com base em dados concretos e não apenas em meras suposições sem embasamento.

Listamos aqui algumas das principais razões que ajudam a traduzir a importância de fazer a previsão de faturamento da sua empresa:

  • Evita a solicitação de empréstimos desnecessários;
  • Investimentos mais realistas com foco no crescimento;
  • Evita o corte de gastos que, na realidade, seriam investimentos;
  • Garantia de um robusto capital de giro para custear as operações, principalmente em períodos de baixa nas vendas;
  • Cumprimento de todos os prazos para pagamentos, evitando acúmulo de dívidas e juros;
  • Antecipação e melhor gestão de eventuais riscos;
  • Criação de uma reserva financeira para emergências;
  • Maior organização e equilíbrio nas contas da empresa;
  • Melhoria no controle do orçamento;
  • Identificação de oportunidades efetivas para redução de custos;
  • Tomadas de decisão mais assertivas e realistas.

Como fazer a previsão de faturamento?

Esclarecido o que é e sua importância, que tal aprender como fazer a previsão de faturamento?

Basicamente, existem 5 passos que você precisa seguir. São eles:

Passo 1 - Defina o período para previsão do faturamento

O primeiro passo para fazer a previsão do faturamento é definir o período que você deseja projetar.

O intervalo de tempo pode variar de acordo com os seus objetivos de negócio. Mas, como já pontuamos aqui, geralmente o período escolhido é de 12 meses.

Passo 2 - Faça o levantamento dos dados financeiros

Estabelecido o período de projeção, é hora de colocar a mão na massa e ir em busca de dados históricos sobre o desempenho financeiro da sua empresa.

Esse passo é crucial para que você possa ter o embasamento necessário na hora de estimar quanto você espera que a sua empresa fature com as vendas nos próximos meses.

Passo 3 - Analise o fluxo de caixa

O fluxo de caixa trata das movimentações de entrada e saída do caixa da empresa. Analise suas contas a pagar e a receber, levando em consideração despesas fixas e variáveis.

Passo 4 - Considere diferentes possibilidades de cenários futuros

Quando falamos em previsão de faturamento, estamos nos referindo a algo que ainda está por vir, certo?

Logo, é importante que você considere na sua projeção diferentes cenários possíveis que podem impactar de alguma forma o faturamento do seu negócio.

O ideal é que você trabalhe com pelo três tipos de cenários:

  • neutro;
  • otimista;
  • pessimista.

Assim, você evita ser pego de surpresa, estando mais bem preparado para lidar com situações adversas.

Passo 5 - Promova o monitoramento constante dos resultados

Por meio de indicadores de desempenho financeiro, você deve monitorar constantemente o resultado das suas projeções.

A partir desse acompanhamento, será possível fazer os ajustes estratégicos necessários, mantendo-se sempre em coerência com a realidade.

BÔNUS: 3 dicas valiosas para a projeção do faturamento de vendas!

Além do passo a passo que você acabou de conferir, separamos aqui 3 dicas bônus para que você faça uma projeção de faturamento mais precisa e qualificada. Bora conferir?

  1. Não deixe de incluir todas as despesas da sua empresa, mesmo aquelas que aparentam ser pequenas e insignificantes;
  2. Leve em consideração todos os prazos para recebimentos futuros, incluindo vendas parceladas, boletos que ainda vão vencer, planos de cobrança recorrente, etc;
  3. Invista em sistemas especializados em gestão financeira, pois esse tipo de solução te ajuda a levantar dados relevantes com mais precisão.

Leia também: Afinal, quanto custa um sistema ERP? Saiba como estimar o investimento

Invista em uma boa gestão financeira

Agora que você sabe tudo sobre faturamento de vendas, pode organizar melhor esses dados contratando um contador ou implementando um sistema de faturamento.

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