5 exemplos de marketplace para vender online
A internet é a grande aliada de muitos negócios para a geração de vendas. Muitos lojistas com operação física criam um braço virtual como forma de ampliar o contato com os clientes. A variedade de exemplos de marketplace reforça fortemente essa tendência.
O marketplace é uma plataforma que reúne vendedores e permite que eles criem uma loja virtual dentro uma estrutura pré-formatada.
Dentro do marketplace, os vendedores têm acesso a recursos como cadastro de produtos, estrutura de pagamento, anúncios, frete e envios, etc. Tudo por uma porcentagem de comissão sobre as vendas.
Dessa forma, os marketplaces são úteis tanto para quem vende quanto para quem compra.
Quem vende economiza custos com a manutenção de uma infraestrutura de comércio físico e consegue atingir mais potenciais clientes. Já quem compra tem acesso a vários vendedores diferentes em uma mesma plataforma.
Esse modelo de negócio é uma porta de entrada para o universo das vendas online e permite criar um negócio realmente lucrativo.
Assista no vídeo abaixo e entenda porque o marketplace é tão relevante no cenário atual:
Se interessou e quer investir em vendas online? Conheça cinco exemplos de marketplaces para se cadastrar e ganhar dinheiro. No post vamos falar de:
- Mercado Livre;
- Grupo B2W;
- Amazon;
- Enjoei;
- Netshoes.
Exemplos de marketplace: 5 empresas com operações no Brasil
1. Mercado Livre
O Mercado Livre é um dos exemplos de marketplace mais conhecidos do Brasil. A empresa argentina, fundada em 1999, atua fortemente no Brasil e também em toda a América Latina.
A plataforma integra diversas soluções que ajudam os vendedores tanto na parte de promoção dos produtos quanto no recebimento dos pagamentos e logística de envio. São elas:
- Mercado Pago – um sistema de pagamento online para fazer e receber transações;
- Mercado Envios – o serviço de logística de frete e entregas exclusivo do Mercado Livre;
- Mercado Shops – uma plataforma para criar loja virtual integrada ao Mercado Livre.
- Product Ads – ferramenta para a criação de anúncios dentro da plataforma.
O Mercado Livre tem grande parte da sua receita gerada com a taxa cobrada sobre as vendas e os anúncios que também retornam ganhos para a empresa.
É um dos exemplos de marketplace que mesmo sem conhecer você sabe que existe, pois é raro não encontrar uma referência para o site nos resultados do Google.
2. Grupo B2W
O Grupo B2W, outro grande nome entre os exemplos de marketplace, reúne três sites conhecidos do varejo online:
- Lojas Americanas;
- Submarino;
- Shoptime.
De acordo com a empresa, o marketplace gera 635,5 milhões de pageviews e 154,7 milhões de visitas únicas todos os meses.
A empresa não cobra taxa por cadastro (assim como todos os outros exemplos de marketplace da lista), apenas taxa as vendas tirando uma porcentagem de comissão.
Entre os recursos que o vendedor tem acesso para vender na B2W estão:
- B2W Ads – plataforma de anúncios;
- B2W Entrega – serviço de entrega para o cliente (gratuito);
- B2W Fulfillment – serviço de logística da armazenagem à entrega, com toda a tecnologia B2W;
- SkyHub – integra a gestão de produtos e pedidos em diversos marketplaces (gratuito);
- Sieve – ferramenta que monitora preços da concorrência.
3. Amazon
A Amazon é um dos exemplos de marketplaces pioneiros no mundo e responsável por consolidar a cultura das vendas online.
Quem escolhe vender na Amazon tem, além uma de estrutura robusta de vendas, a vantagem de estar em um dos sites mais acessados do mundo. Sem mencionar a confiabilidade na marca que aumenta ainda mais sua relevância.
O site reúne vendedores de 20 categorias de produtos diferentes que podem trabalhar na plataforma assinando dois planos distintos de acordo com seu volume de vendas:
- Plano Individual: previsão de venda de menos de 10 itens mensal. Taxa R$ 2 por item + comissão.
- Plano Profissional: previsão de vendas de mais de 10 itens por mês. Taxa mensal de R$ 19 + porcentagem de comissão.
O processo de cadastro e documentação é simplificado e o vendedor cria sua conta rapidamente para começar a vender.
4. Enjoei
O Enjoei é outro dos exemplos de marketplace que nasceu no Brasil e hoje recebe fundos de grandes investimentos e não faz feio nos resultados.
A plataforma conecta vendedores e compradores de artigos usados (em sua grande maioria roupas, calçados, bolsas e outros acessórios).
A ideia do site é ajudar os usuários a reciclar o guarda roupa, trocando com outras pessoas aquilo que não usam mais.
O site conta hoje com mais de 370 mil vendedores e mais de 2 milhões de produtos cadastrados.
Qualquer pessoa pode vender no marketplace e nem precisa adquirir estoque. Suas peças e acessórios viram sua fonte de capital. Um incentivo ao consumo consciente.
As vendas são taxadas em 20% de comissão mais uma taxa fixa de anúncio que é descontada do valor final de cada venda. Tudo fica registrado no Enjubank do vendedor.
O Enjoei faz um investimento robusto em marketing digital, criando parcerias com vários influenciadores do mundo da moda e celebridades que criam sua lojinha dentro do marketplace.
5. Netshoes
A Netshoes não poderia faltar na lista de exemplos de marketplace. A empresa é um case de sucesso atual do mercado nacional.
A empresa fez sua abertura de capital na bolsa de Nova Iorque, criando um marco para as startups brasileiras.
Essa credibilidade torna o marketplace do grupo ainda mais atraente para vendedores com foco no mercado esportivo.
O site conta com mais de 54 milhões de visitantes únicos por mês e oferece tudo o que o vendedor precisa para vender mais como:
- Condições e formas de pagamento online da Netshoes;
- Padrão Netshoes de atendimento ao cliente;
- Cross-selling de produtos (venda cruzada de produtos);
- Antecipação de recebimentos, dentre outros.
Além da Netshoes, voltada para o setor esportivo, a Zattini — marca do grupo do setor de moda — também é um marketplace especializado para quem quer investir no setor.
Comece a vender hoje por um marketplace
Com tantos exemplos de marketplace disponíveis, nossa dica é analisar as taxas de cada um e os recursos oferecidos para escolher o ideal para o seu nicho de mercado.
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