Exemplo de capital de giro: aplicações práticas do cálculo
Os exemplos de capital de giro podem ajudar você a entender mais profundamente questões como:
- importância desse indicador para o seu negócio;
- capacidade financeira da sua empresa;
- saúde de seu fluxo de caixa;
- sua capacidade de crescimento.
O que é capital de giro e como calculá-lo?
Segundo a Endeavor, capital de giro é o “valor que a empresa tem para custear e manter suas despesas operacionais do dia a dia — valor esse que é o resultado da diferença entre o dinheiro que você tem disponível e o dinheiro que você deve”.
Isso quer dizer que o capital de giro é o valor necessário para manter as despesas de curto prazo da empresa em dia.
O capital de giro positivo geralmente indica que uma empresa é capaz de saldar seus passivos de curto prazo.
Ao contrário, o capital de giro negativo, geralmente indica que uma empresa não será capaz de fazê-lo.
Entre os custos que devem ser previstos para o cálculo do capital de giro necessário para a empresa estão:
- salários;
- aluguel;
- fornecedores;
- estoque;
- contas de água, luz, internet e telefone, e mais.
Um dos usos mais significativos do capital de giro é o estoque. Quanto mais tempo o estoque estiver na prateleira, mais tempo o capital de giro da empresa fica amarrado. Por isso, uma boa gestão de capital de giro envolve um excelente controle de estoque.
O cálculo capital de giro de uma empresa é, na verdade um cálculo da necessidade de capital de giro. Para isso, aplica-se a seguinte equação:
NCG = CP – (CR + VE)
Nessa matemática, a necessidade de capital de giro é igual a contas a pagar menos contas a receber somada aos valores em estoque.
- NCG: necessidade de capital de giro
- CP: contas a pagar
- CR: contas a receber
- VE: valor em estoque
Agora sim vamos ao exemplo de capital de giro.
Exemplo de capital de giro
Vamos imaginar que um e-commerce de sapatos tenha um total de:
- R$ 10.000 em contas a pagar (incluindo aluguel de depósito, fornecedor, funcionários e outras despesas)
- R$ 10.100 em contas a receber
- R$ 2.500 em estoque
Capital de giro fórmula: 10.000 – (10.100 + 2.500) = – 2.600
Neste caso, então, a necessidade de capital de giro é negativo.
Já em um e-commerce de materiais como chuveiros e aquecedores, as contas a pagar somam R$ 30.000, os valores a receber alcançam os R$ 10.100 e no estoque há R$ 7.250.
Capital de giro fórmula: 30.000 – (10.100 + 7.250) = R$ 12.650
Não se engane com o saldo positivo. Lembre-se que a equação representa a necessidade capital de giro, ou seja, se a NCG é negativa, como no primeiro exemplo, você não precisa de capital de giro externo para quitar seus compromissos.
Ao contrário, como no caso do e-commerce de materiais elétricos, se a NCG é positivo, você precisa de capital de giro extra.
Lembre-se: esse cálculo diz respeito ao capital de giro relacionado a manutenção das operações. É necessário analisar e entender como calcular o capital de giro líquido.
Vamos a um outro exemplo de capital de giro. Imagine, por exemplo, que uma empresa possa aumentar seu capital de giro vendendo mais de seus produtos.
Se o preço por unidade do produto for R$ 1.000 e o custo por unidade no estoque for de R$ 600, o capital de giro da empresa aumentará em R$ 400 para cada unidade, porque o caixa ou as contas a receber aumentarão.
No exemplo de capital de giro ampliado, descrito acima, é importante notar, se o aumento de vendas não acarretará um aumento de despesas também.
Caso isso ocorra, as despesas também aumentarão e o capital de giro não ampliará de maneira integral.
A comparação do capital de giro de uma empresa com seus concorrentes no mesmo setor, pode demonstrar sua posição competitiva no mercado.
Se a empresa A tiver um capital de giro de R$ 40.000, enquanto as empresas B e C tiverem R$ 15.000 e R$ 10.000, respectivamente, a empresa A poderá gastar mais para expandir seus negócios mais rapidamente que seus concorrentes.
Como melhorar o capital de giro: 4 dicas
#1 Reduza os estoques parados
Se você estiver precisando de capital de giro imediato, uma possibilidade é fazer, por exemplo, uma queima de estoque, com promoções de seus produtos.
Mas, atenção, se manter um estoque muito grande pode colocar sua empresa sob maior pressão para vender, reduzir o estoque demais pode fazer com que você perca vendas, afinal, alguns produtos começarão a faltar.
Além disso, em promoções, você acaba diminuindo sua margem de lucro.
Por isso, analise o mercado, as demandas de seus clientes e o que você tem em estoque.
Vale a pena reduzir a margem de lucro para ter capital de giro naquele momento? A resposta só você pode dar.
#2 Melhore suas estratégias de vendas
Você já parou para pensar que otimizar suas ações de marketing e vendas pode resultar na diminuição do estoque, sem com isso fazer você perder em margem de lucro?
Para saber mais sobre como fazer isso, indicamos a leitura do artigo; "Como melhorar a venda de um produto: 6 estratégias matadoras".
#3 Diversifique seus canais de venda
Com tantas tecnologias disponíveis você pode acrescentar uma plataforma de venda para alcançar novos clientes.
Uma loja física pode iniciar um projeto de loja virtual. Uma loja virtual pode investir em marketplaces como Mercado Livre.
Se você realmente se interessou por essa sugestão, sugerimos que leia o artigo; “Como vender na B2W? Entenda como funciona o marketplace e dicas para vender mais”.
#4 Negocie prazos com seus fornecedores
As condições de pagamento de seus fornecedores são uma das maiores causas de capital de giro deficiente entre os negócios de comércio eletrônico, e também no físico.
Por isso, se você deseja ter um capital de giro mais saudável, negocie com seus fornecedores antes de estabelecerem um "contrato".
Muitas vezes para convencer um cliente a comprar você vai precisar oferecer condições de pagamento especiais.
Nesses casos, também ter uma boa opção de pagamento com seu fornecedor vai permitir que o fluxo de caixa fique saudável e o capital de giro menos "apertado".
#5 Considere um empréstimo para seu capital de giro
Em muitos momentos, quando estamos em busca de crescimento para nosso negócio, precisamos investir para posteriormente colher os frutos, não é mesmo?
Se você deseja abrir mais um canal de venda, seja físico ou online, ou se surgiu um grande comprador que precisa de materiais a pronta entrega, você precisará de mais estoque e em alguns casos, de mais funcionários e mesmo um local maior.
Para que você tome boas decisões ao investir em seu negócio, sugerimos que leia o artigo; “Quando fazer um empréstimo: 4 motivos em que o crédito é a opção certa”.
Se depois de todo esse aprendizado e dos exemplos de capital de giro, você identificou que sua empresa precisa de investimento neste setor, para que mantenha suas operações e sua saúde financeira em dia, te convidamos para conhecer a Gyra +.
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