Etapas do planejamento estratégico: descubra como elaborar um PE para a sua empresa a partir de 6 passos fundamentais

18 de Jul de 2022

Para uma empresa, planejar estrategicamente significa definir um caminho que deverá ser trilhado em direção a objetivos considerados relevantes.

Nesse sentido, o planejamento estratégico é o que vai guiar a empresa durante esse caminho. Trata-se de um documento que orienta as decisões dos envolvidos e determina responsabilidades.

Para que você entenda melhor sobre esse assunto, elaboramos este conteúdo que vai explicar quais são as etapas do planejamento estratégico e por que é tão importante que a sua empresa conte com um PE bem estruturado.

Continue a leitura e descubra como montar um planejamento estratégico para o seu modelo de negócio:

  1. Conheça o seu público-alvo e defina as buyer personas;
  2. Avalie as forças e fraquezas e identifique ameaças e oportunidades;
  3. Faça uma análise de mercado;
  4. Defina os objetivos estratégicos da empresa;
  5. Monte um plano de ação;
  6. Defina os indicadores para avaliar o seu planejamento estratégico.

Qual a importância do planejamento estratégico?

O planejamento estratégico é um documento importante para qualquer empresa porque, em primeiro lugar, deixa claro quais são os objetivos que mais se deseja alcançar pensando a médio e longo prazo.

Além disso, a importância do PE também reside no fato de que, a partir dele, é possível estabelecer a melhor maneira de utilizar os recursos disponíveis, sejam eles humanos, financeiros ou tecnológicos.

É no PE que ficam definidas também as responsabilidades de cada setor na busca pelos objetivos que a empresa considera relevantes.

O planejamento estratégico permite que se faça o melhor uso possível das forças competitivas da empresa e que se tenha uma noção mais clara sobre o impacto de fatores internos e externos no desempenho do negócio. O PE contribui para acelerar o crescimento da empresa.

Quais são as etapas do planejamento estratégico?

A empresa que não se planeja estrategicamente tende a enfrentar dificuldades para se desenvolver de maneira sustentável, pensando a longo prazo.

Se você não quer que isso aconteça com o seu negócio, confira a partir de agora quais são as etapas do planejamento estratégico e descubra como montar um para a sua empresa.

1 - Conheça o seu público-alvo e defina as buyer personas

Iniciando as etapas do planejamento estratégico, a primeira coisa que você precisa fazer é conhecer o público-alvo do seu modelo de negócio e definir as buyer personas - que são representações semi-fictícias do perfil de cliente que você considera ideal para a sua empresa.

Esta etapa é importante para que você possa direcionar melhor as suas estratégias de marketing e vendas, desenvolver soluções que atendam a esse público e estreitar o relacionamento.

2 - Avalie as forças e fraquezas e identifique ameaças e oportunidades

O segundo passo do planejamento estratégico consiste em analisar os ambientes interno e externo da empresa de modo a avaliar as forças e as fraquezas do seu modelo de negócio e identificar ameaças e oportunidades.

A partir desse diagnóstico, fica mais fácil desenvolver estratégias que estejam alinhadas à realidade da empresa, considerando a influência de fatores internos e externos.

Para isso, use a análise SWOT. Você conhece? Então, condita este vídeo que fala sobre ela e outras ferramentas de planejamento:

3 - Faça uma análise de mercado

Também integra as etapas do planejamento estratégico uma análise do mercado em que a empresa está inserida.

Busque identificar quem são os principais concorrentes, quais soluções eles oferecem, quais são os preços praticados, em que aspectos eles se diferenciam etc.

Além disso, vale a pena também avaliar o comportamento do público-alvo e como fatores micro e macroeconômicos têm influenciado a realidade do mercado.

Este vídeo traz mais detalhes sobre as 5 Forças de Porter, ideias para a análise de mercados:

4 - Defina os objetivos estratégicos da empresa

Esta é uma das mais importantes etapas do planejamento estratégico. Aqui você deve estabelecer os objetivos que você almeja alcançar para a sua empresa a médio e longo prazo.

São esses objetivos que vão nortear a atuação de todos na empresa. Por isso, é muito importante que eles sejam alcançáveis, desafiadores e tenham um prazo bem definido para serem alcançados.

5 - Monte um plano de ação

O plano de ação é a parte do planejamento estratégico em que ficam estabelecidas as ações necessárias para alcançar os objetivos definidos na etapa anterior.

Esse momento do PE trata da parte mais prática. Sendo assim, você pode utilizar uma metodologia 5W2H para definir:

  • O que fazer (What)
  • Quem vai fazer (Quem)
  • Quando fazer (quando)
  • Por que fazer (Por que)
  • Onde fazer (Onde)
  • Como fazer (Como)
  • Quanto custa fazer (Quanto)

Trouxemos mais um vídeo para você, este ensina mais detalhes de como fazer um plano de ação:

6 - Defina os indicadores para avaliar o seu planejamento estratégico

Por fim, você precisa escolher quais indicadores ( KPIs ) serão utilizados para avaliar o desempenho do seu planejamento estratégico.

A partir dos resultados das medições, você não poderá fazer como um ajuste no seu plano , tendo em vista que o PE deve ser encarado como definitivo, estático e definitivo.

Bom, agora que você já sabe quais são as etapas do planejamento estratégico, usar o monte para a sua empresa e como guia para atingir os resultados de excelência no negócio.

Este post foi escrito pela empresa da Siteware , uma que une pessoas, operação e estratégia em um único software de gestão empresarial , para que as empresas melhorem seus resultados, sua comunicação e sua equipe.

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