Black Friday: o seu estoque está preparado?
Parece mesmo que esperar pela Black Friday, com muita ansiedade, é coisa para consumidor. Só que não. Lojistas, empresários e empreendedores ficam tão ansiosos quanto, e o motivo é simples: um boom de demanda e a chance de desovar todo o estoque.
Além disso, as vendas em e-commerce e também em lojas físicas cresceram bastante nos últimos anos, demonstrando perspectivas ótimas para o futuro. Tudo isto parece mesmo consolidar a Black Friday como um momento único de vendas e compras.
No entanto, o vendedor, o lojista precisa estar preparado para este boom. Nada de deixar faltar produtos, por exemplo, ou você perderá credibilidade e, muito provavelmente, terá dificuldades de concretizar suas vendas no ano seguinte. Deixar o consumidor na mão é um péssimo negócio.
Assim, é preciso ficar atento ao seu estoque na Black Friday. Se você tiver uma referência anterior, pode ficar mais fácil. Um sistema de gestão empresarial também pode facilitar sua vida na hora de se programar para a Black Friday e, aliás, ele é indispensável.
Neste artigo, vamos falar um pouco mais da Black Friday e de como garantir o estoque necessário para vender muito nesta época tão esperada por consumidores e lojistas. Confira!
Como surgiu a Black Friday e por qual motivo vem crescendo ano a ano no Brasil?
Sexta feira negra. Deveria ser um dia só, um dia para vender muito e para comprar muito, no caso dos consumidores. Um dia onde os preços dos produtos, de qualquer tipo, baixam a porcentagens inimagináveis.
Pelo que se sabe a Black Friday surgiu por volta dos anos 90 na Filadélfia, quando a polícia local chamava de Black Friday o dia seguinte ao feriado de Ação de Graças nos EUA.
Esta data, em especial, abria o período de compras para o natal por lá, o que tornava o trânsito, por exemplo, um verdadeiro caos.
Daí a denominação de dia negro, ou Black Friday. No entanto, o frenesi causado por este dia acabou estendendo-se, principalmente aqui no Brasil. Por aqui, a “sexta feira negra” pode começar uma semana antes e durar até uma semana depois.
Só para se ter uma ideia, em 2018 a projeção de crescimento nas vendas da Black Friday era em torno dos 15%, mas foi significativamente superada, chegando a 23%, segundo uma pesquisa realizada pela Ebit/Nielsen.
Este crescimento se supera naturalmente porque tanto lojistas como consumidores não só aprovaram a ideia como também apostaram na Black Friday como sendo o momento ideal para oferecer grandes descontos e já adiantar as compras do natal ou mesmo trocar aquele sofá velho.
É preciso apenas ficar atento aos falsos descontos. Infelizmente, muitos lojistas apresentam promoções, descontos fantásticos, mas ao final o consumidor se vê lesado, enganado, pois o preço que parecia mais baixo era na verdade uma grande armadilha.
O vendedor, o lojista que é responsável, sabe bem da importância da Black Friday para o crescimento das vendas da sua empresa e, por saber disso, sabe também da importância de não tentar enganar o consumidor com falsos descontos.
Como garantir o estoque necessário para as vendas na Black Friday?
O ideal é se organizar com algumas semanas de antecedência ou até mesmo meses. Isto quem vai determinar são as características do seu negócio, da sua empresa e/ou loja.
Será necessário realizar uma análise a fundo do seu estoque, principalmente nas quantidades dos produtos mais vendáveis e que os consumidores costumam procurar mais.
Além disso, você vai precisar ter um controle financeiro adequado, acessar fornecedores com antecedência, ter uma visão precisa do que está vendendo em média (estimativa de vendas) até a chegada da Black Friday, etc., para que você possa projetar com a maior exatidão possível o estoque necessário.
Você não quer ter um estoque sobrando, quer mesmo é vender tudo. Do outro lado, do lado do consumidor, este também não quer ter falta de produtos e logo na Black Friday.
Gerenciando adequadamente sua empresa/negócio e seu estoque
Será necessária uma plataforma de gerenciamento empresarial, a conhecida ERP, para realizar este gerenciamento.
Existem muitos sistemas de gestão empresarial no mercado que apresentam recursos e funcionalidades que visam e conseguem efetivamente facilitar a sua vida em toda a gestão do seu negócio.
Análises financeiras, controle preciso de estoque, controle de vendas, contabilidade, cadastro de clientes e muito mais. Na Black Friday, esta plataforma precisa estar adequadamente alinhada com o seu estoque atual e com as suas perspectivas de vendas futuras.
A garantia de dados precisos, confiáveis e disponíveis só é possível através de um fornecedor de ERP confiável e que lhe apresente soluções adequadas às suas necessidades e às necessidades do seu negócio, atendendo plenamente ambas as expectativas.
Neste tipo de software, é possível encontrar as soluções mais que apropriadas para um efetivo e satisfatório gerenciamento empresarial, além da plena demonstração de confiabilidade junto aos consumidores.
Se você não tem um sistema destes em sua empresa, seria bom pensar em ter.
Estratégia, Planejamento e Gerenciamento: a base do seu negócio
Pensar em estoque adequado que esteja preparado para receber uma Black Friday é também pensar em toda uma estratégia de negócios que envolvem muito planejamento, informações rápidas e confiáveis e tomadas de decisões mais precisas e efetivas.
Isto tudo se resume em uma única palavra: gerenciamento. E para gerenciar seu negócio, seu estoque, já pensando em uma Black Friday, você precisa ter informações precisas em suas mãos.
As decisões acertadas só são tomadas nos momentos ideais, nem antes, nem depois. É daí que provêm a necessidade de um controle adequado de todas as movimentações de sua empresa, desde funcionários, estoques, vendas, faturamentos, pagamentos e muito mais.
Não se engane, portanto, ao imaginar que pode conseguir fazer tudo isto sozinho, de forma manual ou mesmo computadorizada, mas sem uma plataforma sistêmica adequada.
Quer dar certo na Black Friday? Então saiba que é de vital importância ter um planejamento tanto financeiro quanto de estoque adequado para essa época do ano. O custo para a implantação de um sistema de gestão empresarial é baixo quando comparado ao retorno esperado no futuro.
Gostou dessa matéria? Não deixe de compartilhar a experiência com outras pessoas!Este post foi escrito pelo GestãoClick, um software de gestão empresarial que ajuda a organizar o estoque e a controlar o financeiro de milhares de pequenas e médias empresas.