Escrita persuasiva: o que é copywriting e 3 técnicas para vender mais

Quantas vezes você já foi convencido a comprar um determinado produto ou levar um item a mais do que o planejado por um vendedor? Nas vendas online, é a escrita persuasiva que atua como vendedor, convencendo o cliente das vantagens até a conversão.

Na internet, a imagem é um detalhe importante, mas convenhamos que todo vendedor consegue oferecer uma boa visualização dos produtos.

É na hora de descrevê-lo e convencer o usuário dos benefícios, que ter um copywriting para e-commerce pronto, destaca sua loja da multidão.

As técnicas de copy para vender são usadas para informar e convencer os clientes a comprarem seu produto ou adquirir seu serviço.

A jornada de compra de um produto ou de um infoproduto são diferentes, mas a escrita persuasiva funciona para as duas abordagens de vendas.

Não sabe o que é copywriting? Continue lendo e entenda como usar técnicas de escrita persuasiva para vender mais no seu e-commerce.

O que é copywriting?

Copywriting é uma técnica de redação direcionada para vendas que tem como objetivo convencer um usuário a comprar um produto ou serviço de uma marca.

O produto final desse trabalho é chamado de copy que pode ser um material publicitário de diferentes formatos como:

  • uma newsletter;
  • um banner de anúncio;
  • um blog post;
  • uma legenda de post para rede social, etc.

O copywriter é o nome pelo qual o profissional que cria estes conteúdos autorais é chamado.

A compra é a principal forma de conversão quando se trata da venda de produtos, mas as marcas também podem usar o copywriting para convencer o usuário a se inscrever no período de teste do produto, baixar um e-book ou assinar a newsletter da empresa.

Então, aprender copywriting para e-commerce ajuda a aplicar a técnica da forma certa em cada um dos canais da marca para que diferentes objetivos de conversão sejam alcançados.

Funil de vendas e copywriting para e-commerce

Imagine que você está pesquisando uma nova TV para sua casa e já sabe que vai priorizar uma smart TV. Afinal, você é viciado em séries e filmes e quer a melhor qualidade de som, imagem e processamento.

No início da pesquisa, você está no topo do funil, aberto a várias possibilidades de marcas e modelos. Nessa etapa, a escrita persuasiva tem que ser sucinta e objetiva.

Pensando em uma página de produto, o título deve destacar: a marca, função smart TV, modelo, número de polegadas, se o modelo é HD ou 4K, processador. Ou seja, detalhes para que você possa comparar com outras marcas.

>>> Leia neste outro post: Como descrever um produto para venda no seu e-commerce.

Frases curtas e chamadas para ação com termos como “revendedor autorizado” e “suporte técnico” chamam a atenção para sua loja na descrição do produto.

É raro um consumidor comprar de primeira, então o trabalho de copywriting para e-commerce continua, pois o usuário se cadastrou na newsletter da sua loja.

Assim, ele passa para o meio do funil, uma posição em que a escrita persuasiva vai ajudar a consolidar a escolha do modelo de smart TV que o usuário vai comprar.

Na hora de considerar sobre a compra, o que o cliente espera é obter mais argumentos sobre os produtos. Ter um blog nessa etapa ajuda bastante, já que você pode direcioná-lo para artigos que explicam:

  • as diferenças de uma televisão HD para uma 4K;
  • como escolher o tamanho (polegadas) ideal para casa;
  • os benefícios das smart TVs;
  • um ranking dos modelos mais bem avaliados pelos compradores do seu site, etc.

Isso tudo pode virar posts em textos, vídeos ou ferramentas interativas. Por exemplo: para ajudar o cliente a escolher um tamanho da tv, você pode criar uma landing page que calcula quantas polegadas deve ser a smart TV do usuário baseado nas medidas da sala.

Depois desse trabalho, o cliente chega ao fundo do funil, o momento mais estratégico da escrita persuasiva.

Essa é a hora de fazer uma proposta de valor, oferecer uma vantagem para compra além do preço do produto — frete grátis, garantia estendida, etc.

Mostre comparações que valorizem o seu produto e destaque a opinião de clientes que já adquiram o mesmo modelo.

Seja autêntico e genuíno e baseie o copy dos anúncios e outros materiais em informações práticas.

Dessa forma, o copywriting começa bem objetivo para chamar a atenção do prospect e do meio até o fundo, as mensagens podem ser mais trabalhadas com detalhes.

Assim, você não bombardeia o usuário de informação em um momento impróprio (topo), chamando a atenção primeiro para depois ele entender os benefícios de fazer a compra (meio e fundo de funil).

Como ter uma escrita persuasiva: 3 técnicas básicas para vendas

Depois de entender o que é copywriting e o caminho que a escrita persuasiva percorre até a conversão da venda, vamos falar de técnicas que valorizam os seus textos.

1. Crie identificação com o seu usuário

Por que um usuário busca pelo produto ou serviço? Quais são suas principais dores?

Para chamar a atenção com a escrita persuasiva no topo do funil, onde várias empresas estão “lutando” por um clique, use palavras-chave que chamem a atenção para o problema.

Mas é importante, claro, atrelá-las a uma solução. Exemplo: ‘Problemas na gestão de estoque? Conheça seis ferramentas para organizá-lo’.

Assim, você fisga o usuário e pode oferecer entre outras soluções, a sua própria para que o usuário organize seu estoque com mais eficiência.

2. Deixe claro os benefícios da oferta

Antes de comprar qualquer coisa, o usuário vai atrás dos benefícios daquilo que ele busca.

Seguindo o exemplo que começamos acima, você precisa mostrar como sua ferramenta de organização de estoque é melhor.

Quais são os recursos existentes? Como é feita a importação de dados? Precisa instalar algum programa? O sistema possui notificações de alerta?

A escrita persuasiva valoriza os benefícios daquilo que está sendo ofertado para o usuário, deixando claro o que ele pode esperar usando a ferramenta.

3. Reforce a argumentação com depoimentos

Usar a fala de um especialista em gestão de negócios é um reforço importante para a escrita persuasiva.

Vale tanto um especialista de renome no mercado, o dono da empresa que tem capacitação na área e até os clientes atuais para fornecer uma opinião que valida os benefícios apontados.

Reúna depoimentos e crie posts nas redes sociais, banners para o site, chamadas nas newsletters, etc.

Confira mais dicas no vídeo abaixo:

Leia também: Avaliação de produtos: como ela pode aumentar suas vendas?

Você pratica a escrita persuasiva no seu e-commerce?

Com as técnicas acima, você pode começar a praticar o copywriting para e-commerce, criando conteúdo e chamadas para ação mais persuasivas.

Assim, seus clientes em potencial vão começar a ter sua marca como referência de qualidade, informação e transparência.

Se você precisa de capital para melhorar seu negócio,  a GYRA+ te ajuda a conseguir um empréstimo online em até 72 horas. Acesse o site e nossa equipe vai trabalhar para aprovar um empréstimo para seu negócio.

Não se esqueça que se você for usuário de plataformas como Mercado Livre, Mercado Pago, SkyHub (B2W), Pagseguro, PayPal, Pagar.me, Conta Azul, Rede, Getnet, Cielo, Stone, Bling! ou Wirecard, suas chances de conseguir o empréstimo são maiores.

Saiba mais sobre as integrações da GYRA+.