Empréstimo online para pessoa jurídica: entenda como conseguir

O empréstimo online para pessoa jurídica é uma boa alternativa para empresas que planejam financiar o capital de giro, investir em projetos de desenvolvimento e modernização do negócio ou que simplesmente precisam de um fôlego financeiro para “sair do vermelho”.

Essa modalidade vem ganhando muitos adeptos - especialmente entre os micro, pequenos e médios empreendimentos - devido à menor burocracia e a taxas mais convidativas.

Pensando nisso, elaboramos aqui um guia completo com tudo o que você precisa saber sobre crédito para pessoa jurídica pela internet.

Nos parágrafos a seguir, você confere

  • Empréstimo online para pessoa jurídica: o que é?
  • Como funciona a concessão de crédito para pessoa jurídica?
  • Empréstimo jurídico: quando solicitar para a sua empresa?
  • Como conseguir empréstimo jurídico para o seu negócio?
  • Empréstimo online para pessoa jurídica: que cuidados tomar?
  • Empréstimo Gyra Mais: a melhor opção de crédito para pessoa jurídica

Empréstimo online para pessoa jurídica: o que é?

O empréstimo online para pessoa jurídica é uma modalidade de concessão de crédito para empresas feita totalmente pela internet.

Esse modelo ganhou força a partir do surgimento das fintechs, que são empresas especializadas em oferecer serviços financeiros por intermédio da tecnologia.

No empréstimo online, todas as etapas do processo de análise de crédito e liberação do montante solicitado - bem como a negociação das condições de pagamento e juros - acontecem em um ambiente virtual.

Essa modalidade de empréstimo jurídico é muito comum entre empresas de micro, pequeno e médio porte. Isso porque, geralmente, são esses modelos de negócio que se beneficiam mais da baixa burocracia, da personalização e das condições mais amigáveis oferecidas no crédito online para CNPJ.

Como funciona a concessão de crédito para pessoa jurídica?

O empréstimo PJ no formato online funciona de maneira bem semelhante à concessão de crédito junto aos bancos “tradicionais”.

Porém, o principal diferencial, conforme apontamos anteriormente, é a menor burocracia.

Como tudo é feito pela internet, todo o processo de análise de crédito costuma ser feito automaticamente por meio de sistemas especializados. Além disso, o volume de documentos comprobatórios tende a ser menor - estes, por sua vez, são enviados digitalmente, dispensando a necessidade de gastos com impressão e cópias.

Se a instituição financeira aprovar o seu pedido, o dinheiro cai direto na sua conta. Ah, e todas condições de pagamento, como prazos, juros e multas, são definidas em um contrato assinado de forma digital.

Veja também: Como conseguir um empréstimo alto e manter um bom score de crédito?

Empréstimo jurídico online: quando solicitar para a sua empresa?

O empréstimo online pode ser uma excelente alternativa para atender às necessidades da sua empresa. O momento para recorrer a essa forma de contração de crédito vai depender do que o seu negócio precisa e de seus objetivos.

As principais situações são:

1 - Fortalecimento do capital de giro

O capital de giro é um elemento fundamental para que qualquer empresa possa funcionar e se sustentar economicamente. Trata-se de uma reserva financeira que precisa estar prontamente disponível em caixa para que a empresa consiga honrar os seus compromissos financeiros enquanto ela ainda não recebe o dinheiro das vendas.

Um frágil capital de giro pode colocar o seu modelo de negócio em apuros financeiros e impedir que ele se sustente por muito tempo.

2 - Necessidade de expandir as operações da empresa

Outra situação que pode te motivar a procurar um empréstimo online é a necessidade de expandir as operações do seu negócio.

Se você deseja abrir uma filial ou atender outras regiões do país com o seu e-commerce, por exemplo, pode ser que você precise de recursos externos para financiar essa expansão.

3 - Realização de reforma na infraestrutura da empresa

Investir na infraestrutura, de modo a realizar reformas no espaço em que a sua empresa opera, é uma decisão muito importante para atrair novos clientes, atender um eventual crescimento na demanda e se tornar mais competitivo no mercado.

Mas nem sempre uma empresa dispõe de uma reserva para fazer esse tipo de investimento. Sendo assim, é necessário recorrer a linhas de crédito online para pessoa jurídica.

4 - Aquisição de estoque

Caso a sua empresa trabalhe com a venda de produtos, é indispensável ter uma quantidade de mercadorias em estoque para suprir a demanda e não perder oportunidades de venda simplesmente porque o produto não está disponível.

Nesse sentido, o empréstimo online pode ser uma alternativa para a aquisição de um estoque mais robusto. Mas é preciso ter certeza de que você vai conseguir vender essas mercadorias e, com parte do lucro, pagar o empréstimo feito.

5 - Ampliação dos investimentos em marketing

Para fortalecer a sua marca no mercado e atrair novas oportunidades de negócio para a sua empresa, é extremamente importante realizar investimentos em marketing e divulgação das suas soluções.

Nesse caso, é possível recorrer a um empréstimo jurídico online para tirar do papel estratégias de marketing que vão dar mais visibilidade para o seu negócio, estreitar o relacionamento com seus clientes e, claro, impactar positivamente nas vendas.

6 - Renovação de equipamentos e maquinários

Para se manter competitivo no mercado, é necessário acompanhar as transformações tecnológicas. Nesse sentido, pode ser que os equipamentos e maquinário utilizados na operação da sua empresa tenham ficado obsoletos, sendo necessário fazer aquele upgrade.

Para financiar essas novas aquisições, um crédito para pessoa jurídica pode ser uma boa saída.

Como conseguir empréstimo jurídico online para o seu negócio?

Para ter acesso a um empréstimo online para a sua empresa, a primeira coisa que você precisa fazer é encontrar uma fintech, instituição financeira ou banco que ofereça essa forma de contratação de crédito para pessoa jurídica.

Depois disso, é necessário reunir todos os documentos que servirão para comprovar a identidade da empresa e de eventuais sócios, a regularidade do negócio, a sua capacidade de honrar essa dívida, o uso que vai ser feito do dinheiro emprestado, entre outros requisitos que podem variar de uma instituição para outra.

Geralmente, a documentação básica que costuma ser solicitada para aprovar um pedido de crédito é a seguinte:

  • RG e CPF do titular da empresa e dos sócios;
  • Comprovante de residência;
  • CNPJ;
  • Antecedentes criminais;
  • Comprovante de endereço da empresa;
  • Contrato Social (documento que determina, dentre outros pontos, as responsabilidades e direitos dos sócios da empresa);
  • Plano de negócios (documento que descreve os objetivos de médio e longo prazo da empresa, sua proposta de valor, a aplicação de recursos e outros pontos);
  • Balancete;
  • Balanço Patrimonial (documento que descreve os ativos e passivos da empresa em determinado período).

Empréstimo online para pessoa jurídica: que cuidados tomar?

Empréstimo online é seguro?

Essa é uma dúvida bastante comum entre empreendedores que cogitam solicitar uma linha de crédito pela internet. Mas fique tranquilo: você pode sim conseguir um empréstimo para a sua empresa com total segurança na modalidade.

Porém, é necessário tomar alguns cuidados para que essa decisão beneficie de fato o seu modelo de negócio e que não signifique mais dor de cabeça para você e seus sócios.

1 - Monte um planejamento para pagar o empréstimo

Como você pretende obter capital para honrar a dívida que será feita a partir da tomada de empréstimo online?

Estar com a resposta para essa pergunta na ponta do lápis é indispensável para evitar que essa dívida se torne uma bola de neve e comprometa a saúde financeira do seu modelo de negócio.

Sendo assim, elabore um planejamento com todas as estratégias que serão colocadas em prática para que esse empréstimo possa ser devolvido dentro do prazo acordado.

2 - Evite tomar emprestado um valor acima do necessário

É muito importante que você tenha a maturidade para tomar emprestado apenas o valor que você realmente precisa para investir na sua empresa.

Se a instituição financeira liberar uma linha de crédito de R$ 50 mil, mas você precisa só de R$ 30 mil, evite cair na “tentação” se endividar para além do necessário. Dessa forma, você mantém o seu risco de inadimplência sob controle.

3 - Simule empréstimos e faça comparações

A maioria das fintechs oferecem uma ferramenta que permite fazer uma simulação do empréstimo. Ou seja, você consegue saber com antecedência em quantas parcelas o valor tomado será dividido, qual será a taxa de juros e qual será o montante total a ser devolvido (o valor inicial acrescido de juros e outras taxas).

Faça essa simulação em diferentes instituições e compare para, então, decidir a que oferece melhores condições.

4 - Faça uma avaliação do Custo Efetivo Total do empréstimo

Esta dica tem relação com o que acabamos de mostrar. É de extrema importância que você avalie o Custo Efetivo Total (CET) do seu empréstimo. Isso porque você não vai devolver exatamente o mesmo valor que você pegou de crédito. Haverá a incidência de juros, taxas e outros encargos.

Calcular o CET te ajudará a ter uma noção do peso que esse empréstimo terá no caixa da sua empresa a curto e médio prazo.

5 - Fique atento a eventuais cobranças de depósito adiantado

Se algum banco ou instituição financeira cobrar algum depósito adiantado como condição para liberar o empréstimo, desconfie. Essa é uma prática muito comum entre golpistas que se aproveitam das facilitações online para enganar pessoas que precisam de crédito.

Instituições sérias e reconhecidas pelo Banco Central não fazem esse tipo de exigência aos clientes, o que nos leva à próxima dica.

6 - Verifique se a instituição financeira é regulamentada pelo Banco Central

O Banco Central é a autoridade financeira responsável por, dentre outras atribuições, regulamentar as empresas que prestam serviços financeiros e fiscalizar a atuação delas.

Portanto, antes de fornecer qualquer dado sobre a sua empresa, verifique se o banco ou fintech está devidamente regularizado perante o Bacen. Essa busca pode ser feita no site do órgão.

7 - Certifique-se de que o site da instituição financeira é seguro

Também na intenção de cair em golpes na internet, você precisa verificar se o site da instituição em que você cogita tomar um empréstimo é seguro.

Para isso, observe se a URL do site começa com “https://”. Esse é um protocolo que garante que o site em questão é seguro e autêntico.

8 - Atente-se às facilidades oferecidas

Outro ponto que deve levantar a sua desconfiança são as vantagens oferecidas pelo banco. Se as promessas forem muito descoladas da realidade, há grandes chances de que se trata de um golpe.

Por isso é tão importante que você compare bem as diferentes instituições. Assim, você terá um parâmetro mais claro sobre facilidades que são comuns e outras que não passam de promessas vazias e sem fundamento.

9 - Investigue a reputação da empresa de crédito

Bom, a instituição que te oferece uma linha de crédito é autorizada pelo Banco Central, tem um site seguro e autêntico e oferece vantagens e facilidades realistas. Então, só falta fechar negócio, certo?

Quase. Antes de contratar o empréstimo online, é interessante também que você investigue a reputação da empresa. Verifique se ela tem muitas reclamações em sites como Reclame Aqui e também nas redes sociais.

Faça também uma consulta de CNPJ e certifique-se de que essa instituição credora está em dia perante à Receita Federal.

Leia também: Golpe do empréstimo consignado: como não cair?

Empréstimo Gyra Mais: a melhor opção de crédito para pessoa jurídica

Agora que você já conhece mais sobre empréstimo online para pessoa jurídica, é hora de apresentarmos a melhor opção de crédito para sua empresa. Estamos falando da Gyra+.

A Gyra+ é uma fintech especializada em conceder empréstimo online para micro e pequenos empreendedores que buscam por acesso a linhas de crédito sem burocracia para financiar o capital de giro ou fazer investimento com foco no desenvolvimento do negócio.

Na Gyra+, fazemos a análise de crédito de maneira automática a partir da integração com plataformas parceiras. Dessa forma, a gente consegue entender verdadeiramente o contexto em que a sua empresa está inserida e, assim, criar uma oferta personalizada, rápida, segura e sem aquela burocracia chata tão comum entre os grandes bancos.

O processo para solicitar um empréstimo online na Gyra+ é bem simples. Basta seguir este passo a passo:

Passo 1 - Cadastre-se na plataforma e informe a quantia que você precisa.

Passo 2 - Conecte todas as contas das plataformas que você utiliza na sua empresa, como Mercado Pago, PagSeguro, Rede, Getnet, Cielo, Stone, entre outras.

Passo 3 - Aguarde até 72h para que a sua avaliação de crédito seja concluída.

Passo 4 - Se o pedido for aprovado, o dinheiro é depositado imediatamente na sua conta.

Vamos começar? Faça agora a sua solicitação!