Emissão de nota fiscal em e-commerce: você faz corretamente?

Preparar a emissão de nota fiscal de e-commerce é um dos primeiros passos de quem está começando nas vendas online.

Aprender como fazer a emissão de nota fiscal no e-commerce vai permitir que sua empresa continue trabalhando legalmente sem ter nenhum problema com a Receita Federal, além de todas as garantias legais que você conquista ao trabalhar dentro das regras e leis.

O mercado digital cresceu muito e não dá sinais de que vai parar. Portanto, é preciso que você prepare sua empresa para acompanhar esse crescimento.

A nota fiscal de venda é essencial para sua empresa crescer e garantir segurança em suas transações online, mas ela exige que você adapte seus processos para que tudo seja feito corretamente e sua empresa não se enrole com ela.

E para que tudo corra bem, escrevemos este artigo para te ajudar na emissão de nota fiscal de e-commerce.

Tudo o que você precisa saber sobre o processo de como emitir nota fiscal de e-commerce começa aqui!

E para facilitar a sua leitura, dividimos nosso post da seguinte forma:

  • Passo a passo de como emitir nota fiscal de e-commerce
  • Qual a importância da emissão de nota fiscal no e-commerce?

Portanto, vamos ao passo a passo!

Passo a passo de como emitir nota fiscal de e-commerce?

Para ficar bem fácil saber como emitir nota fiscal para loja virtual, vamos fazer um passo a passo desde o início de vida de sua empresa.

Portanto vamos ao primeiro passo.

1° passo: regularizar a situação cadastral de sua empresa (CNPJ)

A primeira coisa que você precisa para começar a emitir nota fiscal para loja virtual, é estar em dia com o registro de sua empresa.

Isso significa que você precisa ter uma empresa registrada no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, o famoso CNPJ.

Para isso, você pode seguir uma lista de orientações da Receita Federal, ou procurar diretamente um contador.

Recomendo fortemente que você procure um profissional de contabilidade, pois ele poderá te dar maiores informações inclusive sobre as melhores formas de tributação para e-commerce.

São diversos enquadramentos e você pode inclusive trabalhar como MEI no e-commerce emitindo nota fiscal de venda.

Leia também: Microcrédito para MEI: saiba o que é, como funciona e descubra se ele pode ajudar a sua empresa em tempos de crise!

2° passo: emitir o certificado digital de sua empresa

Agora que você possui o seu próprio CNPJ, sua empresa precisa de uma espécie de identidade digital. Essa identidade é o chamado certificado digital.

Para fazer o certificado digital para e-commerce você precisa procurar uma Autoridade Certificadora. Que é uma empresa especializada e autorizada a emitir certificados digitais.

Lá eles farão o cadastro de seus dados (proprietário ou sócio principal da empresa), cadastro de biometria e foto.

Para isso você vai precisar, no mínimo, dos seguintes documentos:

  • Contrato Social
  • CNPJ
  • Seu documento de identificação (identidade e CPF ou carteira de motorista)

Algumas das principais Autoridades Certificadoras você encontra no site do próprio governo.

Estas não são as únicas, portanto, pesquise bem os preços e converse também com seu contador para saber qual o melhor tipo de certificado digital para sua empresa.

3° passo: cadastre-se na Secretaria da Fazenda (SEFAZ)

Com a emissão de seu certificado digital concluída, você precisa se cadastrar no site da Secretaria da Fazenda (SEFAZ) de seu estado.

Cada estado possui o seu próprio site. Basta fazer uma rápida pesquisa e descobrir qual é o do seu estado, entrar no site e seguir as orientações.

4° passo: emitir sua primeira nota fiscal para loja virtual

Agora que você seguiu todos estes passos, você pode realizar a emissão da nota fiscal pelo sistema da prefeitura de sua cidade ou mesmo usar softwares especializados.

Existem diversas empresas que realizam este serviço, algumas simples e gratuitas e outras, com mais recursos, que são pagas.

Alguns sistemas de gerenciamento de e-commerce já possuem soluções que ajudam em como emitir nota fiscal no e-commerce.

Qual a importância da emissão de nota fiscal no e-commerce?

Não há como você trabalhar sério em seu e-commerce sem emitir nota fiscal.

Emitir nota fiscal não é apenas dar satisfação ao governo, mas também garantir o bom funcionamento legal do mercado.

Além disso a nota fiscal para loja virtual pode atrelar benefícios a sua empresa, como:

  • Segurança nas suas vendas: ela serve como um comprovante de sua venda para o cliente. Um registro de sua transação.
  • Credibilidade de seus produtos: uma loja que emite nota fiscal mostra credibilidade na procedência de seus produtos. Permitindo até mesmo que o cliente possa recorrer à assistência técnica do fabricante.
  • Tranquilidade no transporte de seu produto: um produto com nota fiscal pode transitar tranquilamente até o destino do comprador, sem problemas com a fiscalização.

A nota fiscal é uma garantia para os dois lados, tanto para você quanto para o seu cliente.

Não deixe de emitir sua nota fiscal e principalmente: tenha muito cuidado no preenchimento dos dados, pois alguns erros podem trazer, além de prejuízos, um grande trabalho para consertá-lo.

Pronto para fazer a emissão de nota fiscal de e-commerce?

Agora que você está por dentro de como fazer a emissão de nota fiscal de e-commerce, comece já a preparar suas vendas.

Saber como emitir nota fiscal no e-commerce é o primeiro sinal que sua empresa cresceu e já está pronta para alcançar voos ainda maiores.

Independente de estar iniciando o seu e-commerce no MEI, nota fiscal muda a forma como sua empresa é encarada.

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