Email marketing para ecommerce: 6 estratégias para vender mais e sempre!
Muitas pessoas têm a visão de que email marketing para ecommerce é simplesmente enviar uma newsletter semanal com os produtos da loja e, assim, garantir o aumento das vendas e fidelizar clientes.
Saiba que esse modelo de marketing necessita de muito mais estratégia do que apenas a circulação de emails.
Conforme uma pesquisa da MarketingSherpa, 72% dos consumidores encontraram no e-mail marketing a melhor maneira de receber informações sobre produtos e empresas.
Ao longo deste artigo vamos explicar como criar um email de prospecção para aumentar a conversão do seu negócio. Continue com a gente!
Por que investir em e-mail marketing para ecommerce?
Você sabia que a estratégia de email marketing para e-commerce gera uma média de R$38 por cada R$ 1 investido? Em outras palavras, isso significa que as marcas geram retornos iguais a 38 vezes o que investem em programas de email marketing.
Pensando nisso, se torna quase impossível não investir nessa tática de atração de clientes.
Entenda que o email marketing é uma ferramenta de fácil utilização, com um custo acessível e grande poder de alcance.
A estratégia possibilita direcionar informações para públicos segmentados, o que viabiliza criação de ações com maior poder de acerto de acordo com os objetivos da empresa.
Email marketing para ecommerce: principais vantagens
Seguindo a linha da importância do email marketing para ecommerce, vejamos os diversos motivos para você adotar essa prática:
- Público interessado: a segmentação chega à individualidade do lead, portanto, descobre-se a real necessidade do público para, assim, trabalhar os interesses de cada grupo;
- Maior poder de conversão: mesmo que você dispare uma quantidade mínima de emails, a tendência é de que eles atingirão o público específico, A lógica é a seguinte: logo, abertura do email, clique e conversão;
- Conhecer o público: Além de entender a necessidade do público, o email possibilita que as empresas conheçam mais a fundo o cliente. Hábitos, gostos, tipos de interesse, o que rejeita, todos esses dados ajudam a personalizar novas campanhas e, assim, aumentar o poder de conquista;
- Fidelização de clientes: Conhecendo o público e sabendo como agradá-lo, crescem as chances de que ele volte a comprar na sua loja. Entenda que fidelizar não significa apenas segmentar, é preciso acertar todas as etapas de venda;
- Relacionamento com o cliente: Não basta inserir um texto bem escrito, fotos e vídeos de qualidade. O cliente tem que se sentir seguro com a sua marca para comprar novamente sem medo. O email de prospecção tem esse poder de construir confiança. Isso é feito por meio de conteúdos relevantes e de resposta da empresa para o cliente. Afinal de contas, ninguém gosta de ficar sem resposta. Por isso, tenha um momento para conversar com o seu cliente: tirar dúvida, dar sugestões ou ouvir reclamações manterão ele perto de você, além de se sentir exclusivo;
- Custo-benefício: O custo do email marketing é menor do que a divulgação por meio de rádios e TV, por exemplo. Isso porque as mensagens vão automaticamente para o email do público-alvo, o que elimina gastos com impressões ou postagens físicas por correio. Além do mais, você terá uma lista de contatos armazenada, o que facilita na hora da criação e envio da mensagem eletrônica.
Como fazer um email marketing de vendas? 6 dicas
Então, vamos lá! Anote nossas dicas para implementar uma estratégia de e-mail marketing para e-commerce.
1. Aumente sua lista de email
O trabalho de captação de leads deve ser encarado como uma atividade contínua por quem está em busca de como conseguir clientes na internet.
Inclua formulários de captação em diversos pontos do seu site, como:
- na barra lateral do site;
- cabeçalhos;
- rodapés;
- páginas de post blog; etc.
Existem outras ações para a captura de leads, entre elas:
- geração de leads pelo Facebook;
- oferta de um conteúdo relevante (como ebook ou whitepaper) em troca de informações preenchidas em um formulário;
- anúncios;
- chatbot marketing e mais.
2. Envie e-mail de boas-vindas
O melhor momento para enviar um e-mail marketing para um lead é assim que foram compartilhadas as informações de contato.
Entre as opções de assunto que você pode abordar nessa estratégia de email marketing para e-commerce estão:
- cupons promocionais para comemorar a inscrição no banco de dados;
- informações sobre sua empresa e produtos;
- depoimentos de clientes;
- conteúdos ricos e mais.
Também é possível criar uma série de emails de boas-vindas para que os novos inscritos possam conhecê-lo um pouco.
Você pode configurar uma série de emails de boas-vindas em seu software de automação de marketing para que esse processo seja automatizado sempre que um novo lead chegar na sua base.
3. Segmente seus contatos
Ao criar um público para seu negócio é preciso que você considere cada uma das personas e cada etapa da jornada de compra para garantir que seus conteúdos compartilhados por e-mail fazem sentido para cada lead.
Estratégias de e-mail marketing para e-commerce devem ser personalizadas, mostrando para o potencial cliente que você sabe quem ele é e do que precisa naquele momento.
Ao segmentar seus leads sua empresa melhora métricas como:
- taxas de abertura;
- taxa de cliques;
- engajamento.
4. Compartilhe promoções exclusivas
Uma das razões para um usuário se manter inscrito em uma lista de leads de e-mail marketing para e-commerce é receber promoções exclusivas.
Por isso, use essa característica dos leads de e-commerce a seu favor e crie campanhas promocionais, com descontos e frete grátis.
Crie expectativa e use o senso de urgência para ampliar as conversões.
Você também deve considerar campanhas como Black Friday e aproveitar esses momentos para chamar a atenção de potenciais clientes que já se relacionam com a sua empresa.
>>>Leia também: 5 coisas que você deve fazer para vender mais no Natal
5. Use e-mails que relembram carrinhos abandonados
O percentual de usuários que montam um carrinho de compras e não finalizam o negócio é impressionante.
Tentar reativar esses leads que quase compraram é uma forma de aumentar as vendas do e-commerce, sem muito esforço.
Envie e-mails do tipo “lembre-se de finalizar sua compra para receber seu pedido em 2 dias”, “você ganhou frete grátis se realizar sua compra ainda hoje”, ou ainda, “que tal um descontinho de 5% para sua compra dos sonhos?”.
Usar uma ferramenta de automação de marketing é fundamental para que esses e-mails sejam enviados automaticamente para leads que abandonarem seus carrinhos. Fazer isso manualmente é um trabalho quase impossível.
Como vimos, o email marketing para ecommerce é uma excelente ferramenta para ampliar as vendas de uma loja online.
6. Estude os melhores horários para email marketing
Comece a analisar os horários mais adequados para o envio de email marketing. Saiba que existem períodos padrões que você pode testar.
De acordo com Neil Patel, às 10 horas da manhã é um período ideal, pois é quando as pessoas estão acordadas e já limparam a caixa de entrada.
Isso significa que o seu email, provavelmente, estará entre os primeiros da lista.
Outro horário significativo: às 20 horas, já que os workaholics de plantão deverão verificar os emails antes de dormir.
>>>Deseja colocar a mão na massa, indicamos que após ler este material, leia também; “Como fazer e-mail marketing em 9 passos: do título ao CTA”.
Como vender por email? Exemplos
Listamos alguns tipos de email marketing para ecommerce, seguindo três etapas de envio: abordagem, follow up e fechamento.
Abordagem
É a abertura de uma negociação, por isso, é uma das etapas mais importantes. Caso o cliente não goste do primeiro contato, ele pode rejeitar sua empresa.
Introdução
“Olá [nome do cliente],
Sou [seu nome], e trabalho no setor de vendas da [nome da empresa].
Nós [faça uma breve descrição da empresa e soluções que ela fornece]. Podemos ajudar você no que precisar, por isso, estou fazendo este primeiro contato.
Me diga, qual seria o melhor momento para eu te fazer uma ligação?
Obrigado pela atenção!
Follow-up
Este é o momento em que tem o primeiro contato direto com o lead. Aqui dão-se pequenos lembretes sobre a empresa e da reunião marcada.
A partir do momento em que se realiza o primeiro contato com o lead, é hora de dar pequenos lembretes sobre a empresa/solução e as reuniões que vocês marcaram.
Lembrete de reunião
Olá [nome], tudo bem?
Estou entrando em contato para lembrá-lo sobre nossa reunião no [dia] às [horário marcado] para falarmos sobre [nome do seu produto ou empresa].
Posso confirmar?
[seu nome]
Follow up de cliente sumido
Este modelo serve para retornar o contato com o cliente que parou de responder o vendedor.
Ex.: Olá, [nome do cliente]
Tudo bem? Meu último contato foi [dia do último contato feito]. Como não tive a chance de conversar novamente com você sobre [assunto do último email], gostaria de saber se existe alguma dúvida ou algo mais que eu possa ajudar.
Aguardo sua resposta,
[seu nome]
Fechamento
É quando o cliente finalmente vai dizer se aceita ou não a proposta. Esse é um momento delicado que, uma palavra errada, pode levar a perda da venda.
Decisão do cliente
Olá [nome], tudo bem?
Estou entrando em contato para saber se você pensou no que conversamos e já tem alguma decisão. Caso tenha ainda alguma dúvida, não hesite em me procurar.
Aguardo sua resposta, ok?
[seu nome]
Pós-venda
O pós-venda ajuda a entender como o cliente está lidando com a solução. Caso ainda tenha dúvidas, é o momento de ajudá-lo.
Ex.: Olá [nome do cliente],
Estou entrando em contato para saber como está sendo sua experiência com nosso produto.
Recentemente, adicionamos outros produtos que contemplam este que você adquiriu. Se estiver interessado em conversar ou ter uma demonstração rápida, entre em contato comigo.
Aguardo o seu retorno. Abraços,
[seu nome]
Como conseguir capital para investir em marketing?
O e-commerce é um negócio lucrativo, em expansão e que exige investimentos em enxutos do que os necessários para lojas tradicionais, entretanto, alguns investimentos são indispensáveis, entre eles:
- em um plataforma de e-commerce confiável;
- em estoque;
- ações e ferramentas de marketing.
Para colocar tudo isso em prática, entretanto, é preciso algum capital inicial e capital de giro suficiente para manter a empresa até que ela comece a dar lucro.
Se você está precisando daquele empurrãozinho, com uma injeção de capital de giro para fazer novos investimentos, conte com a Gyra+. Realizamos financiamentos online para empreendedores digitais de maneira 100% segura.
Ainda tem dúvidas sobre o momento de investir? Indicamos o artigo; “Quando fazer um empréstimo: 4 motivos em que o crédito é a opção certa”. Ele ajuda empreendedores a saber se é a hora de dar esse passo e fazer sua empresa crescer.
Faça uma avaliação no simulador de empréstimo empresarial e descubra o crédito que cabe no seu negócio.