Conheça as diferença entre Dropshipping e Cross Docking
É cada vez mais presente a discussão sobre como fazer o controle de estoque em lojas virtuais. Existem muitos temas relacionados a esse assunto e um deles é a diferença entre Cross Docking e Dropshipping.
Ambas as formas tratam a gestão do estoque à sua própria maneira, no entanto, seu objetivo aponta para o mesmo lugar: não ter um estoque físico com produtos parados e gerando custos.
Primeiramente, vamos apresentar o que é Dropshipping e o que é Cross Docking. Vamos abordar como as duas estratégias funcionam para que você tenha em mente quais as propostas de cada uma e depois traremos as diferenças entre elas, para que você perceba como elas funcionam e escolha a melhor para o seu negócio.
O que é Cross Docking?
Na tradução literal o que é cross docking significa “Cruzar Docas” e remete a um sistema de mercadorias que vinham de navios que eram guardados em galpões e depois despachadas.
O Cross Docking é o nome dado a um sistema de distribuição em cadeia, funciona assim: seu cliente faz o pedido no seu e-commerce, assim que o pagamento é processado essa demanda é enviada ao fornecedor que envia o produto a um centro de distribuição ou armazém, a partir dali o pedido é separado e enviado para o endereço de destino. O produto, entretanto, não fica mais do que 24 horas dentro do armazém.
O objetivo desse modelo é agilizar o processo de entrega, ao mesmo tempo que reduz gastos com armazenagem e estoque parado.
É preciso atenção e cuidado, entretanto, na sincronização de ações para que os pedidos cheguem corretamente ao destino, no prazo e ilesos.
O que é Dropshipping?
Dropshipping é um tipo de estratégia de vendas de produto na qual a empresa faz uma venda sem ter o estoque do produto em suas mãos.
Para entender o que é dropshipping de uma forma simples basta pensar que um vendedor que usa essa técnica não possui um produto em estoque. Ele tem uma loja virtual que funciona como uma vitrine desses produtos.
A forma mais simples de entender o que é o Dropshipping é pensar nele não como uma loja tradicional, mas como um intermediador de vendas. Se você desejar trabalhar com esse modelo de negócios vai:
- escolher os produtos que quer vender,
- anunciar na loja virtual,
- colocar um preço que já inclui a taxa de entrega, o preço do produto e sua margem de lucro.
Entretanto, esses produtos não estão no estoque da sua empresa. Você, como lojista, não precisa comprar o produto e estocá-lo.
O produto permanece com seu fornecedor e você só faz a encomenda de acordo com a demanda de venda.
Ou seja, você só compra o produto do fornecedor depois que o cliente tiver feito uma compra com você.
Além disso, é também o fornecedor o responsável por entregar a mercadoria diretamente no endereço do cliente que fez a compra no seu site.
Para entender melhor como funciona e o que é dropshipping, assista ao vídeo abaixo.
Diferenças entre Cross Docking e Dropshipping
Basicamente as duas estratégias buscam reduzir custos de estoque, mas o Cross Docking vai exigir um custo inicial que o Dropshipping não vai ter, em contrapartida o controle de qualidade e a certeza da entrega no prazo só é possível através do Cross Docking.
Essa é a grande diferença entre Cross Docking e Dropshipping, no Cross Docking quando o consumidor efetua a compra, o pedido é emitido ao fornecedor e ele envia a mercadoria diretamente para o centro de distribuição que você utiliza. Dali o produto é separado, preparado e despachado para o cliente.
Como você fez um acordo com seu fornecedor e sabe o tempo que ele leva para enviar o produto para o Centro de Distribuição e o tempo que o mesmo despacha o produto, é muito mais seguro para você garantir o produto ileso e no prazo pro cliente.
Claro que fazer acordos com fornecedores e manter um Centro de Distribuição terceirizado tem um custo que o Dropshipping não apresenta.
E é aí que está a principal das diferenças entre Cross Docking e Dropshipping, a segunda faz vendas vinculadas a fornecedores, no geral, que anunciam em outros sites como Aliexpress e, por meio processadores de pedidos de dropshipping, fazem a integração com seu e-commerce para que o pedido seja processado diretamente com o fornecedor, que é o mesmo que vai cuidar da entrega.
Esse processo, no entanto, deixa o lojista de Dropshipping muito longe do produto final, ele não consegue garantir que o produto chegue sem defeitos e nem definir um prazo correto, uma vez que o fornecedor é quem vai dar conta disso.
Por isso, antes de escolher qual modelo adotar é bom pesar as diferenças entre Cross Docking e Dropshipping tanto no âmbito financeiro quanto ao atendimento ao cliente.
Sem essa segurança rapidamente seu site será carregado de reclamações.
E aí conseguiu entender as diferenças entre Cross Docking e Dropshipping? Sabemos que manter um negócio virtual independente de qual estratégia usar não é uma tarefa fácil, por isso a Gyra possui algumas soluções que podem te ajudar!
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