Dicas de como vender bem um produto: vendas diretas, PDV e plataformas online

Gestão 6 de Ago de 2020

Anota aí algumas dicas de como vender bem um produto usando a internet (ou não):

  • Site;
  • Marketing para redes sociais;
  • Anúncios Pagos;
  • Influenciadores digitais;
  • E-mail marketing;
  • TV;
  • Rádio;
  • anúncios impressos.

Anotado? Então, agora é hora de entender como usar cada uma dessas estratégias para melhorar os resultados de seu negócio.

Aumentar as vendas de um produto depende de três fatores principais:

  • o que você vende;
  • pra quem você vende;
  • como você o vende.

Isso quer dizer que você precisa:

  • ter uma proposta de valor bem clara para seu produto ou serviço;
  • compreender as demandas de seus clientes e quem são eles;
  • criar estratégias de marketing e vendas que levem seu produto ou serviço até seus clientes e mostrem porque a sua solução é a melhor.

Neste artigo vamos nos concentrar em ajudar você com a última etapa: criar estratégias de marketing e vendas.

Mas. é recomendado que você entender mais sobre como criar propostas de valor atrativas e como criar personas para seu negócio. O vídeo abaixo te ajuda com isso!

5 dicas de como vender bem um produto usando a internet

Infelizmente (ou felizmente) é impossível começar um guia de como vender bem um produto sem considerar as plataformas digitais.

A internet dominou nossas vidas e concentra públicos de empresas dos mais variados segmentos, com as mais diferentes personas e em todas as etapas da jornada de compra.

Tenha você uma empresa física ou online, siga nossas dicas de como vender bem um produto usando a internet.

Leia também: O que é o Americanas Marketplace? Descubra as vantagens dessa plataforma de vendas

1. Tenha um site (e faça com que ele seja responsivo)

Sim, você precisa ter um site. É ele quem vai te ajudar a rankear na primeira página do Google, vai permitir que as pessoas conheçam mais sobre a sua marca, servir como página de destino para anúncios e muito mais.

Seu site é o seu lugar para apresentar seu produto, permitir que os clientes façam pedidos e entrem em contato com você.

Ele precisa oferecer uma boa experiência de navegação e ter uma alta velocidade de carregamento, afinal, ninguém tem paciência de esperar um site carregar.

Crie um site totalmente responsivo para dispositivos móveis. Cerca de 51% dos consumidores fazem compras usando o smartphone. Isso sem mencionar o volume de pesquisas feitas por esses dispositivos bem como navegação nas redes sociais.

Um site responsivo garante uma boa navegabilidade por todas as páginas do site ou e-commerce. Sem ela o usuário entra e sai do site em um piscar de olhos.

2. Marketing para redes sociais

As redes sociais são um caminho para criar relacionamento com seu público, além de um canal de divulgação eficiente.

Não gaste toda a sua criatividade apenas criando anúncios que promovam seus produtos ou serviços.

Invista na produção de conteúdos relevantes que despertem o interesse de seus “seguidores” e ajude-os a solucionar pequenas questões do dia a dia.

Use as redes sociais como estratégia de atração para conversão de usuários em leads. Você pode fazer isso, por exemplo, incluindo em sua publicação um link que leve um usuário para a landing page com material rico. Em troca solicite dados como nome e e-mai.

As redes sociais oferecem muitas possibilidades para quem está em busca de dicas de como vender bem um produto. Por isso, indicamos que assista ao vídeo abaixo e conheça mais sobre essa estratégia.

3. Anúncios Pagos

Além de ter uma conta nas redes sociais e produzir conteúdo relevante você pode usar esses canais para fazer anúncios pagos e alcançar mais usuários e potenciais clientes.

Além das redes sociais você também pode usar o Google Ads para fazer anúncios no Google Shopping, na rede de pesquisa ou na rede de parceiros do Google.

As redes sociais diminuíram muito o alcance orgânico (sem pagar) que empresas têm dentro de suas plataformas, agora, apenas de 2% a 4% de seus seguidores, vão ter acesso a sua publicação, sem você precise fazer nenhum tipo de anúncio pago.

A boa notícia é que você pode segmentar seu público de acordo com o perfil que acredita atingir. Não é necessário um investimento muito alto para seu anúncio nas redes sociais nem no Google. Empresas de grande ou pequeno porte tem a oportunidade de alcançar novos usuários.

Faça um levantamento de quanto custa anunciar no Facebook, ou em outra rede, e comece a fazer testes.

4. Use os influenciadores a seu favor

Eis uma das dicas de como vender bem um produto mais atuais!

Os influenciadores digitais são verdadeiras celebridades, e encontrando o influenciador certo para seu produto, que atinja a persona ideal, você pode usar a autoridade deles para conquistar novos clientes

Se você tem uma empresa local, busque por influenciadores locais e que tenham relação com o seu tipo de produto e público.

Dicas de como vender bem um produto

5. E-mail marketing para aumentar as taxas de conversão

Uma das estratégias centrais do Inbound Marketing é a captação e a nutrição de leads. Por meio dessa estratégia você mantém em relacionamento saudável com seus potenciais clientes e uso o canal para: informar, ajudar e até vender.

Com as plataformas digitais, você tem uma infinidade de maneiras de como atrair consumidores. Leia mais sobre isso no artigo; “Como conseguir clientes pela internet em 7 passos simples”

Dicas de como vender bem um produto em canais offline

Atualmente o marketing digital tem um papel central nas estratégias de vendas, entretanto, você ainda pode optar por canais tradicionais, mesmo que eles sejam mais caros. Como? Acompanhe a seguir as dicas de como vender bem um produto usando a mídia offline.

TV

Crie anúncios visuais para exibição na televisão. Para tentar ser mais assertivo, encontre canais e programas que tenham um público mais próximo ao seu.

Rádio

Anúncios de rádio também podem ser interessantes, dependendo do tipo de produto e público.

Publicidade impressa

Você pode fazer anúncios em jornais e revistas que estejam direcionadas para atender o seu público e tenha um bom número de leitores.

Invista em marketing com estratégia

Sem dúvidas investir em marketing não é apenas uma alternativa para sua empresa, mas uma obrigação.

Para obter melhores resultados, indicamos que você acesse nosso artigo; Como conseguir clientes pela internet em 7 passos simples”, focado em marketing digital e com insights valiosos.

Seu negócio precisa de capital de giro para os investimentos em avanços na empresa, como quem sabe, uma loja virtual? Conheça o sistema de financiamento online da Gyra+.

Em três passos simples você pode ter aquela grana que precisa para investir mais no seu negócio:

  • indique o valor de empréstimo que precisa, em quanto tempo deseja pagar e seu e-mail;
  • conecte suas contas do Mercado Livre, B2W (via SkyHub), Mercado Pago, PagSeguro, Rede, Getnet, Cielo, Stone, SumUp, Pagar.me, PayPal, Wirecard, Iugu, Bling! e/ou Conta Azul;
  • análise realizada e, se aprovado, dinheiro em até 24h na sua conta.

Solicite uma proposta ainda hoje e descubra o crédito para sua empresa crescer.

Marcadores

GYRA+

Combinamos Análise de Crédito Tradicional e High-Tech: Trazemos Insights, Tendências e Soluções para Diferentes Setores