Descrição de produto: você está fazendo da maneira correta?

Fazer uma boa descrição de produto é algo fundamental para as vendas em lojas virtuais, no entanto ela precisa ser bem mais do que uma lista simples de caraterísticas e funcionalidades. Uma descrição bem feita auxilia bastante o posicionamento do seu site no Google e oferece segurança para o cliente na compra.

Além de auxiliar seu cliente a entender melhor o que está comprando, uma boa descrição de produto pode atrair novos visitantes ao seu site e impactar positivamente sua estratégia de SEO.

Quando se pensa em como fazer uma descrição de um produto eficiente, é preciso sempre ter em mente palavras-chaves bem rankeadas no Google relacionadas ao item vendido para usar de forma natural no texto, sempre tentando ser persuasivo e atraente a quem está lendo.

7 dicas de como fazer a descrição de um produto

Para fazer uma descrição de produto de qualidade é preciso ter em mente alguns pontos sobre o que fazer e o que não fazer na hora de apresentar seu produto, alguns pontos fundamentais precisam sempre estar presentes como:

  1. Conheça seu público alvo
  2. Escolha o tom de voz da sua marca
  3. Utilize palavras-chave
  4. Descreva as características do produto
  5. Foque nos benefícios e diferenciais
  6. Não use uma fala robótica
  7. Aposte em provas sociais

1. Conheça seu público alvo

Antes de mais nada você precisa pensar para quem está escrevendo: quem vai ler essa descrição de produto que você está fazendo?

Analise bem seu público alvo e crie uma persona para guiar seu texto.

Esse conhecimento é fundamental para a escolha dos termos utilizados, crie essa persona e sempre elabore os textos pensando em tocar nas dores e problemas que ela tem e como esse produto pode auxiliar.

2. Escolha o tom de voz da sua marca

Um ponto que faz toda a diferença ao criar a descrição de produto é escolher a forma que você irá se relacionar com seus clientes. Alguns nichos de vendas online, necessariamente, vão pedir uma abordagem mais sóbria, mas sempre que for possível é interessante ser mais descontraído.

Grandes cases de sucesso utilizam as palavras-chave juntamente com o tom de voz que mais se aplica para a sua persona. Utilize as informações levantadas na criação da persona para definir como você irá falar com seu cliente e seja consistente nessa postura.

3. Utilize palavras-chave

Os motores de busca do Google funcionam através de palavras-chave, por isso na hora de fazer a descrição de produto é importante utilizar esses termos de forma natural durante o texto.

Não adianta forçar a barra e repetir os termos várias vezes. Os mecanismos de SEO já são mais inteligentes e vão perceber essa tentativa e o efeito vai acabar sendo o inverso, diminuindo o alcance dessa descrição de produto.

Se você ainda não tem muita familiaridade e noções de SEO, o ideal é começar com ferramentas de pesquisa de palavras-chave como Google Keyword Planner para encontrar os termos mais usados e Google Search Console para encontrar palavras que geram maior tráfego.

Tente sempre equilibrar entre termos mais populares e outros intermediários, os chamados “cauda longa”. Isso porque apesar do número mais baixo de pesquisa, elas possuem maiores taxas de conversão e são mais facilmente ranqueadas quando bem distribuídas em uma descrição de produto.

Para aprender mais sobre SEO para e-commerce e como distribuir as palavras-chaves na sua loja, indicamos que assista ao vídeo abaixo.

4. Descreva as características do produto

Algo que não pode faltar quando se pensa em como fazer a descrição de um produto é sem dúvida uma explicação clara de todas as características do seu produto.

Fonte: Zattini

Como na imagem abaixo, esse ponto precisa ser bem detalhado para lojas de roupas e calçados, mas também é importante para outros ramos.

Quanto mais detalhes você der, mais o cliente terá segurança para efetuar a compra e, com isso, diminuirá bastante suas taxas de troca e devolução.

5. Foque nos benefícios e diferenciais

Uma boa descrição de produto precisa ter um foco especial nos diferenciais e benefícios dos produtos, afinal você precisa mostrar ao seu cliente em potencial porque ele deve comprar de você e não de outros.

Faça uma lista de aspectos e pontos fortes dos seus produtos em comparação com outros concorrentes e crie seu texto dando ênfase a eles de modo mostrar que seu produto compensa e que comprá-lo é um bom negócio.

6. Não use uma fala robótica

Já mencionamos a importância da escolha do tom de voz certo de acordo com sua persona e ramo de atuação, no entanto é preciso ressaltar que mesmo em casos mais específicos como descrição de produto, por exemplo com mais detalhes técnicos, não se deve ser robótico.

Quanto mais humanizado puder ser uma descrição de produto, mais você irá aproximar o seu cliente da compra, além de listar os recursos e características é necessário focar em gatilhos mentais relacionados à emoção para despertar desejo no cliente.

7. Aposte em provas sociais

Por fim, se você busca como fazer descrição de um produto de forma efetiva não pode esquecer das chamadas “provas sociais”.

Se trata da validação de outros clientes que dão a quem chega uma maior segurança por poder ler sobre a experiência de outros clientes e te conhecer melhor.

Além de utilizar ferramentas de review, busque nas avaliações gatilhos que possam ser úteis no texto de descrição do seu produto. Se um depoimento foca em um ponto que gera dúvida, utilize isso para dar segurança para algo que pode ser recorrente.

E aí conseguiu entender como fazer uma boa descrição de produto? Sabemos que manter um e-commerce não é uma tarefa fácil e exige investimento em capital de giro.

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