Copywriting para e-commerce: o que é? Por que e como fazer?
O copywriting para e-commerce é uma técnica de produção de conteúdo que tem como objetivo converter usuários e visitantes em clientes.
O copywriting, como técnica geral, tem como foco criar conteúdos capazes de convencer ou persuadir leitores, compradores ou usuários de maneira geral, por meio de aplicação de uma série de técnicas. É possível, por exemplo, usar copywriting para convencer um usuário a fazer o download de um ebook.
Como no e-commerce o grande objetivo é convencer um visitante a realizar uma compra, o copywriting tem impacto direto nas taxas de conversão da sua loja virtual.
Entretanto, como aplicar o copywriting para e-commerce? Quais são as técnicas sobre as quais falamos acima? Confira a seguir um passo a passo simples de como fazer copy de vendas.
Copywriting para e-commerce: o que é e como funciona?
Uma copy que converte deve se preocupar em:
- informar o usuário,
- gerar confiança,
- despertar interesse,
- indicar a ação que deve ser executada por ele.
O quanto você já pensou sobre a importância de criar uma página de produto atrativa e que contribua para que o visitante realize a compra?
A escrita persuasiva não é apenas a junção aleatória de palavras ou chamadas comerciais para a compra. Ao contrário, cada elemento da sua página de vendas está ali por uma razão.
Um exemplo de copy para vendas é o uso de provas sociais, aquelas tradicionais avaliações de clientes que já compraram o produto e tiveram uma boa experiência.
Elas funcionam como gatilhos mentais que ajudam a eliminar algumas dúvidas comuns que os visitantes da sua página podem ter ao conhecer a sua empresa e o que ela vende. Logo, faz parte dos elementos de persuasão que sua empresa pode usar para avançar o usuário pelo funil de vendas do e-commerce.
Entretanto, como dissemos, esse é apenas um exemplo entre os elementos que fazem parte de uma copy para e-commerce.
De fato, o copywriting para e-commerce envolve muito mais do que a página de produto, afinal, antes de convencer um visitante a fazer uma compra, você precisa convencê-lo, por exemplo, a clicar no seu anúncio e entrar no seu site.
Logo, o copy para e-commerce deve ser aplicado desde a criação dos textos e conteúdos dos anúncios, redes sociais, e-mail marketing e mais.
Ou seja, no e-commerce exemplos de copy para vendas também incluem ações como geração de leads, relacionamento e mais.
Como fazer uma copy de vendas para e-commerce?
A seguir, criamos um guia passo a passo de como aplicar o copywriting no e-commerce:
- Conheça a persona do seu cliente
- Foque nos benefícios do produto
- Descreva o produto para não gerar dúvidas
- Use fotos e vídeos
- Use gatilhos mentais
- Indique claramente o que o cliente precisa fazer
Conheça a persona do seu cliente
Conhecer a persona de cliente da empresa contribui para que você compreenda quais são os desejos, necessidades e quais as dores que eles enfrentam. A partir disso, fica mais fácil criar um conteúdo que faça o usuário se identificar.
Quando conhecemos uma pessoa muito bem fica mais fácil encontrar as motivações certas para fazê-los agir.
Entenda como criar a persona da sua loja ou produto assistindo ao vídeo abaixo:
Foque nos benefícios do produto
Ao criar uma página de produto, concentre-se no que é de valor para o cliente. Por que ele compraria o produto? Qual é a dor que ele possui e que será eliminada ao adquirir o item?
As pessoas compram produtos que resolvem suas necessidades e desejos. As descrições técnicas são importantes também, mas no copywriting para e-commerce é indispensável que a sua página ajude o leitor a pensar: “eu tenho esse problema e é disso que eu preciso!”.
Para aprofundar seu conhecimento sobre o tema, indicamos que acesse o artigo especial: “Descrição de produto: você está fazendo da maneira correta?”.
Descreva o produto para não gerar dúvidas
Um dos problemas que podem fazer um cliente desistir de uma compra em um piscar de olho é a dúvida sobre alguma informação técnica que ele julga importante.
Por isso, após apresentar os benefícios do produto, inclua na página todas as características técnicas e informações importantes.
Se você tem uma loja de brinquedos infantis, por exemplo, indique a idade mínima ideal, descreva as dimensões do produto, indique se o produto é original, qual é a marca dele e mais.
Use fotos e vídeos
Imagens ajudam você a eliminar as dúvidas de seus clientes. Lembre-se que no e-commerce o consumidor não pode pegar no produto, nem tem a real dimensão do tamanho dele, por exemplo.
Usando fotos e vídeos você soluciona várias dúvidas que podem surgir. Além disso, ter imagens de qualidade ampliam a confiança do cliente em relação à sua empresa.
Vídeos são ainda mais eficientes como argumento junto aos clientes. Por isso, invista em alguma produção ou solicite ao fornecedor que te envie algum material mais rico.
Use gatilhos mentais
Já falamos sobre eles, mas vale a pena reforçar o papel central dos gatilhos mentais na criação de uma copy para e-commerce.
Alguns dos exemplos de gatilhos mentais muito importantes para sua loja virtual incluem:
- Pertencimento
- Reciprocidade
- Escassez e urgência
- Compromisso e consistência
- Prova social
Conheça mais sobre eles no vídeo a seguir.
Indique claramente o que o cliente precisa fazer
Por último, mas não menos importante, o CTA, ou call to action, deve receber atenção especial no copywriting para e-commerce, afinal o objetivo é fazer com que o cliente clique nele e faça a compra. Logo, tenha a mesma atenção que teve com todas as demais etapas, com essa.
Uma chamada para ação deve ser clara e atrativa, além de dizer exatamente o que o consumidor deve fazer.
Em um e-mail marketing para e-commerce, por exemplo, concentre-se em oferecer um link único e claro. Dessa forma, você evita que o cliente pense muito e feche seu e-mail. Faça o mesmo em outros tipos de mensagem e canais de comunicação e vendas.
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