Controle financeiro para e-commerce: você está fazendo o seu?

Quer ter sucesso com uma loja virtual? Então, fazer o controle financeiro para e-commerce é o primeiro passo.

A falta ou o mal acompanhamento da gestão financeira empresarial é o que leva muitos negócios ao fechamento precoce das atividades.

A taxa de mortalidade das pequenas e médias empresas no Brasil é de 25% até dois anos de operação e de 50% com cinco anos de operação.

As razões que levam ao encerramento precoce são: ausência de capital de giro, lucro pequeno, endividamento e falta de conhecimento em gestão empresarial.

Então, se o seu negócio precisa de um upgrade na saúde financeira, confira as dicas de controle financeiro e-commerce que reunimos neste post para te ajudar. Boa leitura!

O que é gestão financeira empresarial?

Gestão financeira empresarial é um conjunto de processos administrativos que fazem a organização do dinheiro, das despesas e dos investimentos de uma empresa.

Com esse acompanhamento, é possível otimizar as operações da empresa para investir o necessário para a manutenção do negócio, obtendo o máximo de lucro.

Entre os processos de prazer na gestão financeira estão: controle do fluxo de caixa, gestão de investimentos e gerenciamento de crises.

Acompanhando esses pontos, seu e-commerce funciona com uma previsão mais segura das despesas diárias, além de conseguir investir em melhorias que mantenham o negócio competitivo.

Além disso, a equipe financeira também consegue se preparar melhor para driblar as crises como negociar prazos com fornecedores, negociação de dívidas, etc.

O que é saúde financeira?

A saúde financeira de uma empresa significa que o negócio é capaz de se manter lucrativo, mantendo todas as suas despesas financeiras pagas.

Ou seja, o negócio se mantém ativo de forma independente, apenas com o capital gerado pelas vendas.

A saúde financeira é consequência de uma gestão financeira empresarial bem feita, o que permite que seu e-commerce opere baseado em processos organizados que vão ajudá-lo a crescer e avançar nas suas metas e objetivos.

5 dicas de controle financeiro para e-commerce

Entendendo os conceitos acima, é importante implementar formas de controle financeiro para e-commerce.

Não é necessário implementar processos complexos ou contratar ferramentas caras. O segredo de uma boa gestão financeira é criar processos adequados para sua realidade de negócio.

Confira algumas tarefas de controle financeiro para e-commerce que vão levar o seu negócio a ter mais saúde financeira:

1. Monte um plano de negócio para e-commerce

Todo empreendedor quando começa a estruturar o seu negócio deve fazer um plano de negócio para e-commerce.

Mas como esse plano ajuda no controle financeiro para e-commerce?

O plano de negócio é uma ferramenta de gestão que serve para estruturar toda a estratégia para abrir um negócio. Com uma loja virtual não é diferente.

É importante estabelecer as metas que deseja alcançar a curto, médio e em longo prazo.

Além disso, o planejamento financeiro também faz parte desse plano maior. Durante a análise, você pode definir:

  • qual o orçamento inicial para começar sua empresa;
  • em que áreas será preciso investir mais;
  • se vai ser preciso montar uma equipe funcionários;
  • quais são os principais serviços a contratar, etc.

2. Acompanhe o desenvolvimento do negócio

Depois de concluir seu plano de negócio e iniciar as vendas da sua loja virtual, a próxima dica de controle financeiro para e-commerce é analisar mensalmente os resultados.

Um plano por mais bem feito que esteja, só terá valor se você segui-lo na prática e ver onde seus esforços estão te levando.

Para fazer isso de uma forma fácil de entender, acompanhe os principais indicadores de e-commerce como:

  • Custo por Aquisição de Cliente;
  • Ticket Médio dos pedidos;
  • Taxa de conversão de vendas;
  • Taxa de abandono de carrinho;
  • Média de investimentos em marketing por canal;
  • Retorno sobre investimento (ROI).

Esses indicadores vão mostrar se a estratégia atual está funcionando ou precisa melhorar. Afinal, sem clientes suas vendas não vão crescer ou gerar lucro.

Então acompanhe a evolução desses indicadores e foque suas estratégias de marketing naqueles que ainda precisam melhorar.

3. Mantenha um bom controle de estoque

O controle de estoque envolve a compra, o armazenamento, o pagamento e a renovação de pedidos na data adequada.

Sem um controle financeiro para e-commerce, essa parte da operação de vendas fica prejudicada, o que pode deixar o seu caixa em apuros.

É importante poder negociar com os fornecedores para conseguir bons prazos de pagamento e até para poder fazer pedidos urgentes, quando houver um aumento da demanda.

Dessa forma, você não compra mais e nem menos produtos e consegue manter um fluxo de caixa para investir em outras áreas do negócio.

Leia também: Como encontrar fornecedores no Mercado Livre: 4 dicas.

4. Administre seu fluxo de caixa

A administração de fluxo de caixa é outra dica básica de controle financeiro para e-commerce.

De forma simplificada, o fluxo de caixa é o controle das entradas e saídas diárias do caixa financeiro da empresa.

É essencial saber com o que a empresa gasta para identificar despesas supérfluas das essenciais.

Mantenha as contas da empresa separadas das contas pessoais para conseguir administrar mais facilmente as entradas e saídas do caixa.

Você pode usar uma planilha de Excel para fazer esse controle ou um software ou programa de fluxo de caixa.

5. Escolha um bom sistema de pagamento

Para receber as vendas online, é importante ter um sistema de pagamento eficiente e seguro para a sua loja virtual.

Esses sistemas também são formas de controle financeiro para e-commerce, pois eles registram todas as entradas recebidas, além de gerarem relatórios que ajudam a analisar a eficiência das vendas.

Para escolher a opção com melhor custo benefício, recomendamos a leitura do artigo: Gateway de pagamento ou intermediador: diferenças e vantagens.

Com um bom sistema, você evita fraudes nas compras, não envia um produto sem receber antes e garante a segurança dos dados dos clientes.

Gostou das dicas de controle financeiro para e-commerce?

Os tópicos acima são essenciais para manter um controle financeiro para e-commerce eficiente e fácil de gerenciar.

Quando se trata de dinheiro, é importante ser cauteloso e ter informações consistentes para tomar decisões mais assertivas.

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