Como vender serviços pela internet? Guia rápido [e completo] com 5 passos
A venda de produtos pela internet é uma realidade e um mercado que não para de crescer. Pegando carona nessa movimentação, as empresas prestadoras de serviço também podem buscar formas de como vender serviços pela internet.
Assim como vender produtos, vender serviços usando as plataformas online exige algum planejamento, mas está longe de ser um bicho de 7 cabeças.
Com as plataformas de e-commerce que permitem a criação de uma loja virtual em poucos minutos, é possível montar uma loja com um investimento baixo e apresentar seu serviço para um público bastante amplo e qualificado. Como? Algumas dicas são necessárias!
Como vender serviços pela internet em 5 passos
É provável que você que atua em uma empresa prestadora de serviços já use os canais digitais para se relacionar com seu público, seja por meio de anúncios, redes sociais, e-mail marketing e mais.
O marketing digital é muito relevante para empresas de todas as áreas e tipos de negócios, entre elas, empresas de serviços.
Assim como é possível usar o marketing de plataformas digitais para apresentar sua empresa, também é possível usar a estrutura de um e-commerce para montar uma loja virtual de prestação de serviços.
Como vender serviços pela internet? Alguns passos são importantes, entre eles:
- Entenda quem é a persona do cliente da sua empresa
- Encontre uma plataforma para criar sua loja
- Monte “combos” ou “empacote” seus serviços
- Concentre-se nos benefícios dos serviços
- Ofereça atendimento online eficiente antes e após a compra
Entenda cada passo de como vender serviços pela internet, a seguir.
Entenda quem é a persona do cliente da sua empresa
Entender quem é a persona do comprador da sua empresa é compreender qual é o perfil de cliente ideal para o negócio. Pare de dizer que você vende para quem quiser comprar, porque isso pode te trazer prejuízos e não lucros, como você vem pensando.
Vender para consumidores que não tem o perfil ideal pode dar mais trabalho, fazer você gastar mais e ter um cliente que vai durar pouco tempo na empresa - e ainda vai sair falando mal de você.
Por isso, crie um perfil de cliente ideal e use-o para:
- criar suas estratégias de vendas e marketing,
- montar serviços que atendam às demandas desses consumidores,
- direcionar seus esforços de vendas e atendimento, e mais.
Ao entender qual é a persona da sua empresa, você compreende quais são os interesses e comportamentos desse público, o que facilita entender suas dores.
Com essa informação você direciona os serviços prestados para solucionar essas questões, e direciona sua comunicação para apresentar o potencial da sua empresa ao público certo. O resultado é a ampliação das chances de aquisição de clientes.
Encontre uma plataforma para criar sua loja
Atualmente, é possível encontrar várias plataformas de e-commerce que permitem a criação rápida da sua loja virtual e integração com seu domínio (www.minhaempresa.com.br).
Por meio de sistemas simples de edição, não é necessário contratar um desenvolvedor web ou um designer para criar seu e-commerce e começar a vender serviços pela internet.
Entre as melhores plataformas de e-commerce que atuam no Brasil estão:
- NuvemShop
- Shopify
- WooCommerce
- Magento
- VTEX
- Loja Integrada, entre outras.
Faça sua escolha e comece a montar sua loja virtual.
Leia também: Como criar uma loja online de graça? Comece sem gastar!
Monte “combos” ou “empacote” seus serviços
O próximo passo de como vender serviços pela internet é organizar a apresentação das atividades que você desenvolve, dentro da loja virtual.
Para isso, uma das maneiras mais eficientes é organizar os serviços como produtos, criando “pacotes” de serviços, mesmo que exista apenas um item dentro deste “pacote”. Por exemplo, considere que você representa uma agência de publicidade, um serviço que você pode apresentar como “pacote” é a criação de logomarca.
Também é possível organizar mais de um serviço em um combo, por exemplo: criação de logomarca mais cartão de visitas.
Observe o exemplo abaixo retirado do site da WeDoLogos, uma empresa que vende serviços de design, usando uma plataforma online.
No modelo de trabalho que ela oferece faz sentido organizar os serviços prestados como na imagem abaixo. Para a sua empresa, você pode apresentar seus serviços:
- individualmente,
- em combos,
- ou montar planos como no exemplo que apresentamos.
Fonte: WeDoLogos
Concentre-se nos benefícios dos serviços
Ao definir quais serviços você vai vender online e como apresentá-los, é importante criar páginas de produtos que sejam atrativas.
A principal dica sobre esse aspecto é a necessidade de destacar os benefícios dos serviços que estão sendo vendidos, para o consumidor.
Não caia na armadilha de apresentar apenas o que é o serviço oferecido, mas use uma linguagem que mostre ao cliente o que ele vai ganhar ao contratar o serviço.
Voltando ao exemplo da agência de publicidade que citamos acima, ao vender um serviço de criação de logomarca, é possível utilizar discursos como "aumente o profissionalismo da sua empresa com uma marca profissional” ou ainda "amplie a confiança do mercado na sua empresa, com uma marca profissional”.
Para usar o discurso certo é preciso conhecer as dores do seu cliente, por isso, o primeiro passo deste artigo é tão importante no processo de construção de um e-commerce de prestação de serviços.
Ofereça atendimento online eficiente antes e após a compra
Seja para vender produtos ou serviços, criar um atendimento no e-commerce que seja eficiente, vai ampliar a segurança do potencial cliente na sua empresa. Entretanto, quando se trata de como vender serviços pela internet esse aspecto é ainda mais essencial. Por que?
Ao entrar em um e-commerce e comprar um produto, o cliente sabe exatamente o que vai receber.
Basta ler a descrição do produto, suas funcionalidades, ver a foto do item e pronto. Ele tem uma ideia muito aproximada se o produto está de acordo com as necessidades que ele apresenta e se é o que ele deseja.
Mas quando falamos de serviço estamos nos referindo a uma compra em que o resultado dela ainda não está pronto.
O consumidor paga pela logomarca, sem ter visto a logomarca, por exemplo.
Isso quer dizer que ele precisa sentir uma confiança tal na sua empresa que vai contratar um serviço, sem saber se o resultado será ou não satisfatório.
Será que a logomarca vai ficar como eu desejo? Será que os profissionais da empresa são bons? Essas são algumas das perguntas que podem surgir.
O atendimento eficiente mostra que o cliente pode contar com a sua empresa, pode esperar um bom suporte e, principalmente, ajuda o cliente em potencial a tomar uma decisão.
Nesse sentido, o processo de como vender prestação de serviços pela internet é semelhante ao de vender presencialmente: seu atendimento faz toda a diferença.
Inclua apps de chat no site, ofereça atendimento por WhatsApp, telefone e dentro das redes sociais.
Pronto para começar? Além dos pontos que destacamos acima, lembre-se de investir em uma boa estratégia de marketing digital para e-commerce e na organização de uma equipe de qualidade.
Para te ajudar na contratação da plataforma, na montagem da equipe e em toda a estrutura de capital de giro que sua empresa precisa para um negócio online, você pode contar com a GYRA+, uma plataforma segura, que te ajuda a conseguir um empréstimo online em até 24 horas.
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