Como vender no orgânico? Sugestões para alavancar o orçamento com custo baixo

Empresas 13 de Mai de 2022

Quando se busca informações sobre marketing, todo mundo deseja aumentar as visitas de clientes no site sem pagar pelo acesso. Logo, saber como vender no orgânico não é uma tarefa difícil, uma vez que requer prática e planejamento.

Realmente vender de forma orgânica assusta grande parte dos empreendedores, pois é um formato que tende a ser mais demorado em comparação ao anúncio pago. Mas ao utilizar uma estratégia orgânica adequada, os resultados surgem em pouquíssimo tempo.

Neste artigo vamos mostrar a importância e como fazer tráfego orgânico sem custo, contribuindo para que crie uma renda passiva sem esforço. Vamos lá?

O que é tráfego orgânico?

Tráfego orgânico é o tipo de visita espontânea, sem o uso de anúncios para atrair pessoas. O recurso vem por meio de mecanismos de buscas, como o Google e o Bing.

A grande diferença do tráfego orgânico para o pago é que se gasta uma única vez para obter os resultados.

Na prática, a divulgação orgânica acontece quando o usuário é atraído para o seu site por meio de pesquisa nos buscadores, transação sem gasto de um anúncio.

Diferença entre tráfego orgânico e pago

Sem dúvida, o tráfego orgânico e o pago são dois recursos bastante utilizados para trazer pessoas ao site, no entanto, eles funcionam de forma diferentes.

Como vimos, no tráfego orgânico o gasto é feito uma única vez (entenderemos mais adiante), já no tráfego pago o cliente paga frequentemente para obter os resultados.

Para isso, o investimento de anúncios é feito em plataformas como Google Ads, Instagram Ads ou Facebook Ads, por exemplo.

Nesse sentido, a divulgação orgânica é gerada por relevância, o que significa que o conteúdo está bem classificado nos mecanismos de buscas. Já a divulgação paga, como diz o nome, acontece por compensação financeira, tornando a visualização do anúncio visível para o cliente enquanto programada.

Mas como é feito o pagamento para obter tráfego orgânico? Embora o custo seja menor que o pago, o investidor usa estratégias de aquisição de clientes.

Portanto, os gastos para obter um bom percentual de usuários visíveis são o aluguel do espaço, hospedagem na web e software. Ou seja, nada é de graça, mas neste caso, o valor serve basicamente para ter o site no ar.

Como fazer tráfego orgânico?

Saber como vender no orgânico não é um bicho de sete cabeças levando em consideração as ferramentas utilizadas para gerar tráfego gratuito. Nesse sentido, 5 plataformas são fundamentais para venda orgânica. Confira quais são:

1. Marketing de Conteúdo

Um dos pilares para conquistar novos leitores é criar conteúdos interessantes e chamativos que interessem à persona.

Deste modo, as visitas se tornam qualificadas e duradouras, fidelizando o cliente.

2. Seo

O SEO (Search Engine Optimization) é uma ferramenta que otimiza os mecanismos de buscas, tornando o site mais fácil de ser encontrado pelo usuário.

Essa é uma ótima estratégia que requer conhecimento. Reconhecer as palavras-chaves ideais (ou seja, termos usados para achar determinado conteúdo) e usá-las ao longo do conteúdo são fundamentais para levar mais propriedade do material no Google ou Bing, por exemplo.

3. E-mail marketing

O e-mail marketing é um canal interessante para quem busca cativar o cliente com conteúdo relevante. Com uma lista de e-mails é possível atrair um percentual alto de leads, direcionando-os para a home do seu site ou para as páginas que preferir.

4. Youtube

O segmento de vídeos também é muito confortável para trazer novos seguidores. O Youtube é um canal importante para divulgação de vídeos. Você começa a ganhar autoridade com o tráfego de pessoas interessadas.

Isso porque ao receber likes e aumentar o número de inscrições, o Youtube entende que você domina o assunto, assim, ele coloca seus vídeos no topo das pesquisas do assunto abordado.

5. Instagram

O Instagram ganhou muito mais valor nos últimos anos quando mudou o formato de divulgação, o que antes focava apenas em postagem de fotos e vídeos, hoje tornou- se uma rede de marketing de vendas.

Assim, pode-se dizer que o Instagram é uma ferramenta que transforma pessoas em marcas, aumentando drasticamente o tráfego gratuito.

Como vender no orgânico? Bônus

Agora que você já sabe como fazer tráfego orgânico, pode colocar em prática a ideia de criar seu site ou implementá-lo com ferramentas que captam novos leads.

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Thiago Gaspar

Sócio-diretor COO / CFO da GYRA+, é 100% focado nos objetivos de rentabilidade, custos e crescimento. Possui experiência em instituições financeiras como BTG e na Diretoria Executiva do Banco Pan