Como vender mais no Mercado Livre [HOJE]: 10 dicas de OURO
Você está buscando aprender a como vender mais no Mercado Livre? Não importa se acabou de criar uma conta e divulgar seu primeiro produto no Mercado Livre ou se já é experiente na plataforma. Este é um artigo obrigatório para você.
Você pode aprender a como vender muito no Mercado Livre, conquistar sua independência financeira e construir carreira como vendedor, melhorando sua reputação na plataforma.
Vender no Mercado Livre é seguro e uma grande oportunidade para quem pode investir pouco ou muito. Pensando nisso, separamos 10 dicas simples e práticas para você aplicar em sua estratégia hoje mesmo e ampliar os resultados de seu negócio no Mercado Livre.
10 dicas CERTEIRAS e PRÁTICAS: como vender mais no Mercado Livre
1. Desenvolva um planejamento e crie uma estratégia
O primeiro passo dentro de qualquer negócio é o planejamento. Não se engane achando que vender pelo Mercado Livre é diferente.
Se você quer aprender a como vender bem no Mercado Livre precisará desenvolver uma pesquisa de mercado completa e criar um planejamento estratégico para seu negócio, entendendo o comportamento de seus consumidores e concorrentes.
Porque o planejamento é tão importante? Por que investir no produto errado pode afundar o seu negócio, assim como não conhecer seu público e não saber o que seu concorrente está fazendo, pode te fazer perder muitas oportunidades de venda.
Abaixo uma lista com 8 pontos básicos que você deve analisar e colocar no papel antes de sair montando um estoque de qualquer produto.
- Escolha um nicho de mercado
- Faça uma pesquisa do produto que deseja comercializar: entenda se ele é recorrente, se está sendo lançado ou se está saturado no mercado
- Defina o público-alvo para seus produtos
- Identifique o ponto cego da concorrência
- Faça um levantamento de quantas páginas de venda tem esse produto
- Analise a demanda pelo produto: seu público-alvo está buscando por esse produto?
- Identifique se quem não é Mercado Líder da vendendo o produto
- Avalie o preço do produto e seus concorrentes para não ficar com um preço defasado, muito alto que afaste compradores
2. Escolha [bem] seus fornecedores
Fazer um levantamento dos fornecedores disponíveis, além de garantir que você encontrará o melhor custo de aquisição, também garantirá que você não ficará dependente de um único fornecedor.
Quando você só conhece um fornecedor, sua empresa fica muito dependente e qualquer problema com o fornecimento afetará seu negócio.
- Busque fornecedores na sua cidade, estado ou país.
- Confirme se é possível importar esse produto
- Faça parcerias quando necessário
- Pesquise sobre dropshipping e veja se é funcional para sua demanda (dropshipping é a prática de usar o estoque de terceiros)
Além de todas as possibilidade acima apresentadas, você pode vender um produto com fabricação própria. Neste caso entenda sobre o prazo para produção.
3. Concentre-se na busca por exposição e tráfego
Quem não é visto não é lembrado, já diria o ditado. No caso do Mercado Livre quem não é visto não é comprado.
Então se você quer aprender a como vender mais no Mercado Livre, esteja ciente de que seu maior trabalho será em mostrar seu anúncio para o maior número de pessoas possível, ampliando a exposição, e fazer com que essas pessoas cliquem em seu anúncio, garantindo tráfego.
Exposição é estar nas primeiras páginas de busca do produto, já tráfego é fazer com que seu cliente clique no seu anúncio e não no do seu concorrente.
Formas de tráfego:
- Orgânico
- Pago
- Interno
- Externo
Optar por tráfego pago é uma excelente estratégia para você posicionar os seus anúncios. Ele pode ser feito pelo Product Ads, Facebook Ads e Google.
Já o tráfego orgânico pode vir por meio de ações em plataformas como:
- Grupos no Facebook
- Fanpage
- Canal do Youtube
- OLX
O objetivo de todo o tráfego é obter vendas para posicionar seus anúncios nas primeiras páginas do Mercado Livre. São elas as páginas que realmente vendem pois recebem todo o tráfego gerado pela plataforma.
4. Construa um anúncio profissional com vídeo e fotos de qualidade
No Mercado Livre seu consumidor compra pelos olhos. Ou seja, ele não está tocando no produto, ele está sendo guiado pelas imagens e descrições que você disponibiliza.
Visto isso já dá para entender a importância das imagens, fotos ou vídeos, para a concretização de um negócio pelo Mercado Livre.
Além disso, você sabia que anúncios com vídeo no Mercado Livre, podem aumentar suas vendas em até 500%? Então garanta a utilização de:
- Fotos de qualidade
- Descrição completa e atrativa do produto
- Um vídeo de vendas impecável, batendo em todos os pontos de venda
Uma dica especial em relação à descrição do produto, é observar os seguintes gatilhos do Marketing:
- Quebra de padrão da concorrência
- Destaque o prazer proporcionado pelo produto
- Toque na dor, na necessidade do usuário e em como o produto irá solucionar seus problemas
- Ofereça um brinde
- Gere o sentimento de escassez
- Finalize utilizando uma prova social como um depoimento de cliente ou mesmo sua reputação na ferramenta
Sobre as fotos, uma dica simples, mas muito relevante é dar preferência a fotos com fundo branco e sem efeitos de embassado. Priorize fotos que deem destaque apenas ao produto e a sua utilização. Seja fiel ao produto e não utilize montagens.
5. Crie títulos melhores dos produtos (com boas palavras-chave)
Você sabe como o seu produto é pesquisado por seu cliente? Quando o usuário entra no Mercado Livre, como ele digita o que está pesquisando? Quais são as palavras que definem sua busca?
Assim como em uma pesquisa no Google, as palavras-chave são os elementos mais importantes para que um resultado seja apresentado.
Para entender como vender muito no Mercado Livre é preciso se dedicar a entender o comportamento do seu consumidor e tornar o título de seu produto exatamente o que ele pesquisa e busca.
Para descobrir como o seu cliente está pesquisando o produto que você tem a oferecer, siga os passos abaixo:
- Acesse o menu “Tendências” do Mercado Livre
- Selecione o seu mercado
- Comece a navegar entre produtos e categorias
- Você terá acessos aos 40 termos mais populares entre os usuários daquele segmento
Depois de entender o que está sendo buscado, basta você utilizar esses termos em seu título e aguardar que as pessoas encontrem o seu produto nas próximas buscas.
Além de entender como seu produto é buscado, é importante criar um título atraente e direto, para isso:
- Destaque logo o nome do produto
- Defina uma palavra-chave para seu produto, ela deve ficar logo no início do título
- Faça uma relação das informações mais importantes do produto, tal como cor, tamanho, modelo, etc
- Defina quais dessas informações também estarão no título e quais estarão apenas na descrição do anúncio
- Não utilize termos muito técnicos no título, mas inclua-os na descrição do produto
6. Tenha uma boa reputação
Para entender como vender mais no Mercado Livre é preciso saber tudo sobre a nova reputação do Mercado Livre.
Provavelmente a dica mais importante para você que quer saber como vender muito no Mercado Livre é ter uma excelente reputação.
No termômetro da plataforma o ideal é que você esteja no verde ou verde escuro, isso mostra que você é um vendedor experiente e qualificado.
Além disso, você também pode se tornar um Mercado Líder, para isso basta:
- Ter conta há mais de 3 meses.
- Ter reputação verde escura.
- Não ter 2% de reclamações com mediação.
- Faturar pelo menos R$ 36.500.
- Ter no mínimo 60 vendas.
- Ter menos de 5% de vendas canceladas com devolução de dinheiro.
Em relação às novas regras para reputação no Mercado Livre, elas se dividem em 3 diretrizes principais:
- Prazo de postagem dos produtos
- Controle de reclamações
- Volume de vendas
7. Consiga colher feedbacks (qualificações de quem compra)
Mesmo não sendo mais considerado para medir a reputação de um vendedor, as qualificações de seus clientes são uma prova social importante para os futuros compradores, que vão conhecer mais de você por meio dos feedbacks postados.
Para conseguir bons comentários fique atento a algumas dicas:
- Tenha um bom relacionamento antes do envio
- Envie um e-mail com atualização de envio
- Fique atento ao modo de embalar seu produto
- Envie um cartão de agradecimento
Com essas dicas, além de qualificações positivas você ainda pode fidelizar o cliente que já comprou com você e teve uma boa experiência.
8. Invista em anúncios pagos
Quando o assunto é vendas pela internet uma das estratégias que geram mais tráfego e conversões é a utilização de anúncios pagos.
Se você está buscando como vender mais no Mercado Livre, sugerimos que conheça o Mercado Livre Publicidade. Trata-se da ferramenta de publicidade paga da plataforma. Ela tem 3 opções para quem deseja anunciar:
- Product ads: aqui os produtos recebem destaque com imagem, título e preço. A cobrança é igual a feita pelo Google Adwords, em CPC, ou custo por clique.
- Text ads: Assemelha-se ao Search Ads do Google e destaca links de texto nas páginas de resultado de pesquisa.
- Display: É o formato que permite maior exposição da marca com banners, homes e páginas customizadas, entre outras possibilidades.
Esses anúncios entram na modalidade de mídia interna, mas você também pode investir em compra de mídias externas, para levar até seu produto dentro do Mercado Livre. Entre as opções você pode utilizar: Google Adwords e o Facebook Ads, por exemplo.
9. Fique atento às métricas
Tudo na internet se transforma em números e esses números se transformam em informação. Tomar decisões baseado em dados facilita o processo e garante que você decida o melhor caminho a seguir e no que se concentrar.
Por exemplo, se você está tendo muito tráfego, mas poucas vendas isso é sinal de que há algum problema no anúncio. Se, ao contrário, está tendo boas vendas, mas pouco tráfego, deve concentrar suas ações em gerar mais visitas a seus produtos.
Faça testes o tempo todo, só assim saberá onde está o seu erro e poderá mudar no tempo certo.
10. Melhore a infraestrutura do seu negócio
De nada adianta colocar em prática todas as dicas acima de como vender mais no Mercado Livre, se você não tiver estrutura para atender aos novos clientes que irão chegar.
Dessa forma, a última dica de como vender bem no Mercado Livre é construir uma infraestrutura capaz de atender mais clientes com mais qualidade. É importante que você fique atento e invista em:
- Diversificar seu portfólio, aumentando as opções de produto que o cliente comprará com você
- Melhorar sua estrutura, como um atendimento ao cliente mais focado e de maior qualidade,
- Aumentar suas opções de pagamento, ampliando as vantagens para o consumidor
- Construir um estoque para melhorar o tempo de entrega. Lembre-se que ele agora é fundamental para melhorar sua reputação
- Conquistar um espaço no Mercado Líder
- Vender pacotes e combos de produto para ampliar o ticket médio, e mais.
Seguindo esses passos acima apresentados você ficará melhor do que a sua concorrência e conseguirá atender mais clientes em menos tempo, ampliando sua produtividade, melhorando sua reputação e aumentando seu lucro.
Como vender mais no Mercado Livre? Organize sua estratégia e seu setor operacional para que juntos eles possam aplicar as dicas acima e alcançar melhores resultados.
[Bônus] Uma dica extra para você que está buscando como vender muito no Mercado Livre é: conheça a Gyra+ e amplie sua capacidade de investimento.
Na Gyra+ você acessa nossa plataforma, conecta sua conta do Mercado Livre e, se nossa equipe aprovar seu empréstimo, o dinheiro estará em sua conta no banco em até 72 horas.
Você só precisa seguir 3 passos simples para ter aquela grana que precisa para investir mais no seu negócio:
- Indique o valor de empréstimo que precisa, em quanto tempo deseja pagar e seu e-mail – antes desse passo aprenda como calcular o capital de giro da empresa, será ideal para você.
- Conecte sua conta do Mercado Livre
- Análise realizada e, se aprovado, dinheiro em até 72h na sua conta
Acesse nosso site, siga nossas orientações e aproveite o melhor de uma plataforma 100% segura.