Como vender mais no marketplace: 7 dicas para ganhar de seus concorrentes

Marketplace 11 de Fev de 2020

Escolher os produtos certos, criar anúncios e ter uma boa política de precificação são algumas das táticas de como vender mais no marketplace.

Aproveitar o volume de visitas que um marketplace recebe para alcançar novos clientes é uma das grandes razões para aproveitar os benefícios dessas plataformas.

Entretanto não basta cadastrar seus produtos e achar que isso fará chover vendas em seu sistema. 

Então o que fará isso acontecer? Afinal, existem táticas de como vender mais no marketplace? Quais são elas? 

Como vender mais no marketplace: 7 dicas para conquistar mais clientes 

As dicas de como vender mais no marketplace não são as mesmas usadas para divulgar sua loja virtual.

Quando um usuário (potencial cliente) acessa um marketplace e faz uma pesquisa por um produto que você vende, ele terá a disposição outras empresas que também vendem o mesmo produto. 

Nesse cenário o que fará ele escolher a sua empresa e não seu concorrente? 

Preço, você pode responder. 

Sim. O preço é um dos critérios, inclusive para ocupar a buy box, entretanto ele não é o único. 

Reputação, anúncios, qualidade de atendimento e conteúdo relevante também podem ajudar você a vender mais no marketplace. A seguir vamos aprofundar nessas questões. 

Como vender mais no marketplace

1. Escolha os produtos certos

Esse é o primeiro passo, principalmente quando se trata de vender nos melhores marketplaces do Brasil

Entender quem é o público que visita a plataforma e o que ele está procurando é fundamental para selecionar os produtos que vai colocar à venda. 

Imagina que você vá começar a vender em uma plataforma como a Zattini. Esse marketplace é conhecido pelo leque de produtos de beleza, moda masculina e feminina e acessórios. 

Se você vende produtos eletrônicos como celulares, câmeras e caixas de som, esse marketplace pode não ser a melhor opção. 

Nesses casos a Amazon, Mercado Livre e os marketplace de B2W são melhores opções. 

Em suma, nossa primeira dica de como vender mais no marketplace é escolher os produtos certos para vender no marketplace certo! Alinhe seus produtos à plataforma. 

2. Preços

Como dissemos acima, o preço cobrado pelo produto também é um ponto a ser considerado se você deseja vender mais no marketplace (e também fora dele). 

Atualmente, é muito fácil para o consumidor comparar preços de produtos com uma simples pesquisa no Google. 

Dentro do marketplace seu produto pode ter menor destaque se houver um igual com menor preço. 

Essa redução de destaque pode reduzir seu volume de vendas. Para evitar que isso aconteça:

  • esteja atento ao preço oferecido pelas outras empresas;
  • faça suas contas sobre os custos que você tem;
  • calcule sua margem de lucro;
  • busque um preço que seja competitivo.

3. Reputação

Cada marketplace tem uma política para definir a reputação de um vendedor. 

Envio rápido do produto, baixos índices de reclamação e boa avaliação do cliente são alguns dos critérios desse tipo de avaliação de marketplaces.

Essa reputação é fundamental para o rankeamento dos produtos que você vende dentro dos resultados oferecidos pelo marketplace. 

Leia também: Tudo sobre: Como funciona a nova reputação do Mercado Livre

4. Aumente sua visibilidade através da publicidade

As plataformas de marketplace oferecem a possibilidade de anúncio de produtos dentro de seus sistemas. Isso faz com que o item anunciado ocupe o topo dos resultados de uma pesquisa realizada no sistema. É o que acontece com o Mercado Ads, usado para fazer um bom anuncio no Mercado Livre.

Se você não tem uma loja virtual e deseja realizar anúncios em plataformas como o Google Shopping e enviar o cliente para o marketplace para que ele possa concluir a venda, também é possível.  

Os anúncios são ótimas opções de estratégia de como vender mais no marketplace, afinal, ao aumentar a visibilidade do seu produto e aumenta também sua receita.

Leia também: [Guia] Como anunciar no Google Shopping e ampliar as vendas

5. Fornecer excelente serviço ao cliente

Certifique-se de responder a seus clientes e criar um bom relacionamento após a compra. Por exemplo, enviar um e-mail falando que a sua loja já recebeu o pedido realizado na plataforma “x” e se colocar à disposição para sanar dúvidas é uma boa forma de fixar o nome da sua empresa na cabeça desses clientes. 

Quem sabe na próxima vez ele vai direto até sua loja e não utilize o intermédio do marketplace?

Supere as expectativas do cliente!

6. Otimize seu conteúdo

Quando falamos sobre otimizar o conteúdo do seu produto dentro do marketplace, estamos considerando a criação de:

  • bons títulos;
  • descrições completas mas diretas;
  • especificações do produto;
  • imagens de qualidade.

7. Criar Promoção

Diversas datas do comércio possibilitam a criação de promoções para atrair mais visitantes para a plataforma. Sempre que possível reduza seus preços e faça sua parte para movimentar as vendas.

Períodos como Black Friday, Natal, Dia das Mães, são alguns exemplos. 

Você também pode fazer algumas promoções por conta própria (confira as regras do marketplace). Ofereça frete grátis ou frete reduzido, por exemplo! 

Prepare-se para vender mais

Agora que você já sabe como vender mais no marketplace é preciso saber como se preparar para fazer isso. 

Ao seguir os passos acima você terá mais pedidos a serem entregues e para atendê-los será preciso ter um bom estoque e um capital de giro eficiente, que permita que sua empresa espere o dinheiro das vendas entrarem em caixa.

Para isso consulte as condições de financiamentos que a Gyra+ oferece para empreendedores digitais atingirem todo o potencial do seu negócio.

Em três passos simples você pode ter aquela grana que precisa para investir mais no seu negócio:

  • indique o valor de empréstimo que precisa, em quanto tempo deseja pagar e seu e-mail;
  • conecte sua conta do Mercado Livre, Pagseguro, Bling ou Skyhub;
  • a análise será realizada e, se aprovada, o dinheiro cai em até 72h na sua conta.

Marcadores

GYRA+

Combinamos Análise de Crédito Tradicional e High-Tech: Trazemos Insights, Tendências e Soluções para Diferentes Setores