Como vender bem um produto: 6 maneiras dele vender a si mesmo

E-commerce 1 de Ago de 2018

Somos criaturas de hábito. De acordo com uma pesquisa da Harvard Business School, as famílias americanas, em média, compram os mesmos 150 produtos repetidamente, o que representa 85% das necessidades domésticas. Então, como você pode levar as pessoas a ter uma chance em seu novo negócio e se tornarem clientes fiéis? Resposta: aprendendo como vender bem um produto.

O truque é ajudar os clientes a superar sua hesitação inicial e fazer com que seu novo item fale com os clientes de uma maneira que possa ser relatável.

Aqui estão seis maneiras de como vender bem um produto e ajudar seus produtos a se venderem por si só nos marketplaces lotados de hoje em dia.

6 maneiras de como vender bem um produto

1. Conheça o produto

Se você não entender o que está vendendo, perderá muitas vendas.

  • Você não saberá qual é o melhor cliente para o seu produto, então não conseguirá fazer um bom trabalho em qualificar prospects.
  • Você não saberá todos os benefícios do produto, o que significa que você estará constantemente perdendo chances de conquistar possíveis clientes.
  • E se um cliente em potencial fizer uma pergunta técnica, você não saberá a resposta … o que tira sua opção de se apresentar como um especialista ou um consultor.

Vender sem conhecimento do produto é como correr uma maratona com uma perna amarrada nas costas.

Antes de colocar qualquer uma das dicas a seguir, tome esta como a primordial para aprender como vender bem um produto.

2. Transmita sua vantagem

O que te faz melhor do que todo mundo na sua indústria? Seja claro com os clientes desde o início. A vantagem percebida é construída sobre fatores como:

  • maior prestígio;
  • mais conveniência;
  • eficácia superior;
  • melhor valor pelo dinheiro.

Mesmo produtos de limpeza, a mais mundana de todas as necessidades do consumidor, podem ganhar usando essa teoria.

Por exemplo, a marca americana Mr. Clean Magic Erasers resolveu os problemas dos antigos limpadores líquidos trocando-os por embalagens em spray, com a vantagem adicional de não danificar a pintura nas paredes como os produtos dos concorrentes faziam.

A marca tornou essa capacidade de remover marcas de toque sem danificar as paredes por meio de uma campanha publicitária de TV que demonstrasse o produto em ação. Isso forneceu um reforço positivo aos consumidores antes que eles fizessem a compra.

3. Adapte-se à rotina do seu cliente

Quanto esforço é necessário para os clientes fazerem a transição de um produto atual para o seu? Se o custo for maior que sua vantagem relativa, a maioria das pessoas não experimentará o novo produto.

A Febreze parece ser uma daquelas histórias de sucesso – e é -, mas mesmo a P&G pode cometer erros com sua marca, como foi o caso do produto Febreze Scentstories.

Em 2004, a empresa lançou um “player” com cheiro de US$ 5,99 que lembrava um CD player com cinco discos perfumados que mudavam a cada meia hora.

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O “player” Febreze Scentstories | Imagem: Reprodução.

Os consumidores estavam confusos. Eles não sabiam se o produto tocava música, refrescava o ar ou fazia as duas coisas. Não sabendo como ou por que eles usariam o produto, os consumidores não compraram.

4. Cumpre a promessa de uso

Ao criar novos produtos, não adicione trabalho para o comprador. Este cuidado por si só vai te ajudar na hora de pensar como vender bem um produto.

Faça com que o seu produto funcione como pretendido na primeira vez e a partir de então.

Uma mangueira de jardim sem dobras, por exemplo, deve ser livre de dobras na primeira vez e na centésima vez. Um brinquedo de criança deve ser fácil de montar e você nunca deve esperar que uma mãe ocupada gaste mais do que cinco minutos tentando descobrir como usar um novo fogão.

5. Torne os benefícios fáceis de identificar

Quanto mais evidentes forem as vantagens percebidas, mais o seu produto será comercializado.

Por exemplo, a embalagem plástica transparente da linha de ganchos removíveis da marca 3M Command permite que você veja e entenda como o produto permite que você pendure e remova um gancho sem deixar um buraco na parede.

Crie mini vídeos para publicar nas redes sociais empresariais da sua marca. Mostre mini tutoriais no seu perfil do Instagram ou crie blog post com dicas de decoração no blog da marca.

Essas são apenas algumas sugestões de como vender bem um produto e destacar seus benefícios de forma rápida para o consumidor.

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6. Deixe os clientes experimentarem

Você sabia que os saquinhos de chá foram usados ​​pela primeira vez como brindes? Isso para que as pessoas pudessem experimentar o chá sem comprar grandes latas, melhorando imensamente a “capacidade de julgamento” sobre o chá fabricado e, por fim, dos saquinhos de chá.

Amostras, brindes e demonstrações de loja são técnicas testadas e comprovadas para experimentação sem riscos.

Se você não puder pagar seu produto, ofereça um desconto tentador ou “compre um e ganhe outro”. Dependendo do seu produto e cliente principal, você pode usar sites para fazer ofertas atraentes.

Os produtos ou serviços locais se beneficiam da interação social real:

  • um encontro informal em uma casa onde os hóspedes podem “brincar” com o produto ou experimentar o serviço;
  • um mercado de agricultores ou um mercado aberto ao ar livre onde os consumidores podem tocar e provar o que você está vendendo e conhecer melhor seu produto.

O mais fácil é tentar, os clientes mais rápidos vão querer comprar.

Os vendedores nunca podem parar de aprender e crescer. Mas isso não é realmente uma desvantagem, porque se você está constantemente aprendendo e desenvolvendo suas habilidades, provavelmente não ficará entediado com seu trabalho.

Em vez de dar o mesmo tom às mesmas perspectivas, dia após dia, você pode explorar novas táticas, conversar com novas pessoas e continuar buscando novas maneiras de como vender bem um produto.

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