Como usar o Pinterest para vender mais na internet?

Você sabe como usar o Pinterest para vender? Parou uns minutinhos para relembrar o que é o Pinterest e como ele funciona?

Bom, se essa rede social ainda não entrou no seu radar, saiba que o Pinterest já tem mais de 450 milhões de usuários ativos por mês.

Desse total, 46 milhões de usuários são brasileiros que usam a rede para pesquisar ideias e inspirações para uma próxima compra.

A pandemia do novo coronavírus influenciou bastante o crescimento do Pinterest que já vinha se aproveitando da cultura mobile e da popularização das compras online.

Desde 2010, quando a rede foi criada, novos recursos surgiram e otimizaram cada vez mais a experiência no aplicativo para vendas.

Então, se você ainda não tem o Pinterest entre as redes sociais do seu negócio, continue a leitura e aprenda as seguintes dicas de como usar o Pinterest para vender:

  1. Cadastre corretamente seus pins
  2. Organize as pastas como se fossem catálogos
  3. Otimize o cadastro de produtos para SEO
  4. Promova seus pins
  5. Capriche na qualidade e na produção das fotos

Boa leitura! ;)

O que é vender no Pinterest e como funciona?

O Pinterest é uma rede social baseada em imagens com o objetivo de ajudar as pessoas a buscar inspirações, organizar planos e fazer compras.

A timeline funciona como um mosaico que reúne os pins (como são chamados os posts) publicados pelos perfis que o usuário segue, além de incluir sugestões baseadas nas pesquisas recentes.

Dessa forma, as lojas virtuais podem cadastrar seus produtos, vinculando sua plataforma de e-commerce ao Pinterest para otimizar sua página.

Um dado interessante sobre essa rede no Brasil é que mais da metade dos usuários têm de 18 a 34 anos de idade.

Outra informação que você deve saber é que cerca de 85% dos usuários do Pinterest salvam seus pins pelo aplicativo para smartphone.

Mas o que isso significa para você que tem como objetivo usar o Pinterest para vender?

Primeiramente, que o design das imagens que você usar deve ser otimizado para essa rede. Isso significa:

  • fonte do texto grande;
  • uso do negrito para dar destaque;
  • cores vibrantes.

Antes de continuarmos com a dica, vamos mostrar como cadastrar seu negócio.

Como cadastrar seu negócio: passo a passo

Fazer o cadastro da sua empresa no Pinterest é muito fácil. Basta seguir as etapas abaixo:

  • Acesse o link direto para criar um perfil de negócio: https://br.pinterest.com/business/create/
  • Clique em ‘Criar uma conta’;
  • Digite e-mail, senha e idade;
  • Inclua as informações em ‘Construir seu perfil’;
  • Preencha os campos em ‘Descrever a sua empresa’;
  • Selecione se deseja exibir anúncios ou não e clique em Avançar;
  • Selecione onde deseja iniciar ou clique no ícone X para acessar sua nova conta.

Pronto! Agora que você tem uma conta business, chegou a hora de aprender como usar o Pinterest para vender.

Como usar o Pinterest para vender: 5 estratégias

Selecionamos cinco dicas básicas de como usar o Pinterest para vender, mas que são essenciais para usar a rede como um canal para gerar mais pedidos na sua loja virtual.

Continue lendo e aprenda!

1. Cadastre corretamente seus pins

O primeiro passo de como usar o Pinterest para vender é cadastrar os produtos corretamente. O que isso significa?

Como estamos falando de um perfil de negócio, o pin deve fornecer todas as informações que o cliente precisa, o que inclui disponibilizar o link para a loja virtual.

O formato correto é fazer o cadastro de Pins de produto. Inclusive, o usuário pode filtrar sua busca para visualizar apenas os pins dessa categoria.

Independentemente da sua área de vendas, esse formato se adapta perfeitamente, pois permite acrescentar um título, descrição e link para o pin.

Se a sua empresa está na área de Moda e Decoração, pode aproveitar o recurso Shop the Look para castrar o produto.

Dessa forma, você pode marcar mais de um produto nas fotos que você produzir e facilitar a compra do usuário que clica direto no produto que deseja.

Leia também: Nichos para vendas online: TOP 10 e como escolher o seu.

2. Organize as pastas como se fossem catálogos

Dentro do Pinterest, os pins são organizados em pastas que são chamadas de boards.

Então, se o objetivo é usar o Pinterest para vender, organize os pins de produto como se o seu perfil fosse um catálogo de vendas.

Separe os produtos por categorias. Por exemplo: você vende eletrônicos em geral. Crie boards para smartphones, acessórios, computadores, etc.

Dentro de cada board, você pode incluir subpastas. Assim, no catálogo de smartphones, você pode separá-los por marca ou modelo, por exemplo.

3. Otimize o cadastro de produtos para SEO

O SEO é o nome de uma técnica que otimiza o ranqueamento de páginas da web para uma determinada palavra-chave.

Esse recurso também é válido quando se trata de SEO para e-commerce e como estratégia para usar o Pinterest para vender.

Isso porque na hora de cadastrar seus produtos, você vai colocar no título a palavra-chave principal do produto. Exemplo: iPhone 11 Pro Max.

Na descrição, é importante detalhar o que é o produto, utilizando a palavra-chave principal e seus complementos como a restante da descrição das características do celular.

Depois, finalize o cadastro incluindo a URL da página do produto dentro do seu e-commerce.

O cadastro otimizado também inclui: imagem, tags que podem ser palavras-chave relacionadas e permissão para comentários.

4. Promova seus pins

Assim como em outras redes sociais como Facebook e Instagram, você também pode usar o Pinterest para vender criando e promovendo seus pins.

Segundo o relatório da própria rede, 25% do tempo de cada usuário no Pinterest é gasto ativamente comprando ou procurando produtos.

Isso significa que os pins promovidos e as estratégias de SEO são duas áreas nas quais você precisa se concentrar ao criar pins “compráveis”.

5. Capriche na qualidade e na produção das fotos

O Pinterest é uma rede 100% visual, por isso personalize as imagens para chamar a atenção dos usuários.

Como destacamos acima, fontes maiores, negrito e cores vibrantes complementam o design das imagens.

Mesmo se não produzir suas fotos, pesquise no site de seus fornecedores para baixá-las em boa qualidade. Assim, seu designer pode trabalhar melhor.

Gostou das dicas de Pinterest para vendas?

Com as dicas acima, você começará a usar o Pinterest para vender mais e conseguir atrair tráfego orgânico e pago para o seu site por uma nova rede social.

Com isso, você pode planejar melhorias na sua estrutura de vendas e investir em ferramentas para oferecer uma experiência otimizada para quem visitar sua loja virtual.

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