Como usar o Tik Tok para vendas? 5 dicas para e-commerce! 📱

18 de Out de 2021

As redes sociais são um excelente canal de relacionamento entre a sua empresa e seus clientes. Isso você já sabe. Mas, quais são as redes sociais que a sua empresa usa no dia a dia? Já pensou sobre como usar o Tik Tok para gerar vendas para seu negócio?

Assim como quando o Instagram foi lançado, muita gente olha com desconfiança para o Tik Tok. Entretanto, o app é o número 1 na lista de aplicativos gratuitos das apps store com mais de 1 bilhão de downloads no mundo.

De maneira geral, estamos falando de uma rede social com o foco no compartilhamento de conteúdo entre usuários. Até aqui nada novo. O que diferencia o Tik Tok é que esse conteúdo é, em sua maioria, um conteúdo de vídeo. E não é qualquer vídeo.

A plataforma possui uma interface bastante simples, que permite que você edite seus vídeos com facilidade, sem precisar ter qualquer conhecimento prévio sobre edição.

Para incrementar seus vídeos o app ainda oferece múltiplos efeitos especiais, filtros, stickers, trilhas sonoras e muitos elementos que podem ser usados para tornar o material mais interessante e permitir que você liberte a sua criatividade.

Vale a pena lembrar que a pesquisa Content Trends destacou que o vídeo é o formato de conteúdo mais consumido pelos usuários (68,2%). Logo, uma plataforma que permite que você produza esse formato de conteúdo de maneira fácil, simples e criativa, deve ser olhada por você com atenção, não acha?

Como usar o Tik Tok para vender mais no e-commerce? 5 dicas

Entendido o que é Tik Tok seguimos para o que interessa: como usar o Tik Tok para vendas?

Como falamos acima, o Tik Tok é uma rede social, na qual, além de produzir seu próprio conteúdo, você pode consumir o conteúdo produzido por outras pessoas.

É aí que a sua empresa pode ganhar visibilidade e iniciar um relacionamento com os usuários da plataforma.

Com um bom conteúdo, a sua empresa pode alcançar um bom número de potenciais clientes. Isso acontece porque o conteúdo produzido e compartilhado no Tik Tok tem um poder de viralização muito grande.

Além das pessoas que seguem o seu perfil no Tik Tok, seu conteúdo também tem potencial de aparecer para outros usuários que consomem conteúdos similares ao que você produz.

Para que você entenda, vamos fazer uma associação bem simples com o Instagram. Quando você clica na “lupinha” do Instagram você tem acesso a conteúdos de canais que você não segue, mas que criam conteúdos similares ao que você está consumindo. Algo parecido acontece no Tik Tok.

Se você quer entender mais sobre como funciona o algoritmo do Tik Tok, assista ao vídeo abaixo.

Logo, ao compartilhar um conteúdo no TikTok sua empresa aumenta as chances de alcançar muitas pessoas, mesmo que o perfil tenha poucos seguidores.

Para alcançar mais usuários, entretanto, a qualidade do material produzido e compartilhado é fundamental. Afinal, o que define o alcance do material é a reação que ele provoca no público.

Entendido o funcionamento geral da plataforma, e a lógica por trás do funcionamento do sistema, seguimos na busca por como usar o Tik Tok para empresas. A seguir, organizamos as principais dicas para quem está começando no app e quer dar os primeiros passos. Confira!

Entenda quem é o seu público

Assim como em qualquer outra rede social ou estratégia de marketing, é fundamental entender com quem você quer falar para entender o que falar.

Quem é o público da sua empresa? Quais os tipos de conteúdo podem ser relevantes para eles? O que atrai a atenção desse cliente? O que faz ele parar para assistir a um vídeo?

Comece com dados demográficos (como idade, gênero e localidade) e lista também comportamentos e interesses.

Com essas informações você pode olhar para a sua empresa e buscar por ideias de conteúdos que podem ser relevantes e atrativos.

Lembre-se que estamos falando de uma rede social. Logo, você precisa produzir conteúdos que vão além da informação comercial.

Crie conteúdos que sejam realmente interessantes e atrativos para seus clientes.

Leia também: Marketing de conteúdo para e-commerce: saiba como começar!

Veja o exemplo da Pantene que usou temas relevantes para sua base de clientes, como a autoestima, usando uma pitada de humor e criando conexão ao trabalhar com um tipo de atividade comum a todos, o banho diário. Confira o resultado!

Vale lembrar que os conteúdos no Tik Tok devem ter até 60 segundos.

@pantenebrasil

Já escolheu seu microfone Pantene pra cantar no chuveiro? A @gabrielamag já 💁‍♀️🎤 Use a música, poste seu vídeo e participe do #DesafioCabeloPantene

♬ som original - pantenebrasil

Grave seus vídeos e compartilhe em outras redes

Uma forma de aproveitar ainda mais os conteúdos produzidos no Tik Tok é compartilhá-los em outras redes sociais como o Instagram.

É possível produzir o vídeo no Tik Tok, fazer o download gratuito e compartilhá-lo em outras redes sociais.

Essa é uma das formas de aproveitar ainda mais o potencial e as funcionalidades da ferramenta.

Além disso, ao compartilhar o conteúdo em outros canais, você pode levar os usuários dessas plataformas para o seu Tik Tok, ampliando o número de seguidores.

Crie e participe de desafios

Os desafios do TikTok já se tornaram marca registrada da ferramenta. Qualquer usuário pode criar um desafio para os demais. Vídeos de desafios devem ser identificados por uma hashtag.

O objetivo é propor um tema e deixar que a criatividade de todo mundo flua!

Além de propor desafios, sua empresa também pode participar dos desafios que estão no ar, assim você leva a marca para outros usuários interessados em acompanhar a “competição”.

Acesse a aba “Descobrir” e tenha acesso aos desafios que estão no ar.

Veja o resultado de um desafio que a Netflix propôs aos artistas de atrações do streaming, quando a empresa chegou no Tik Tok.

@netflixbrasil

Quando eu chego, eu chego #TudumChallenge

♬ Funk da Netflix - Netflix Brasil

Invista em anúncios patrocinados (TikTok for Business)

Também é possível criar anúncios pagos para circularem dentro do Tik Tok. Essa é uma forma clássica de como usar o Tik Tok para vender.

Mas, como anunciar no Tik Tok? Os formatos dos anúncios podem ser vídeos publicitários ou banners, e para criar os anúncios você precisará criar uma conta no TikTok for Business.

Assim como em outras plataformas de anúncios como o Facebook Ads e o Google Ads, é possível fazer a segmentação de usuários que você deseja atingir.

Faça parceria com influenciadores da plataforma

Os influenciadores digitais também estão presentes no Tik Tok. Mais do que isso, existem influenciadores digitais nativos dessa rede social.

Usar a influência e a audiência dessas pessoas também é uma maneira inteligente de alcançar outros usuários e atrair clientes para sua loja virtual ou outro tipo de negócio.

Encontre influenciadores que estão alinhados aos valores e propósitos da marca, e que se comunicam com o público que você deseja atingir. Dessa forma, você terá um importante aliado na sua estratégia de vendas de produtos e serviços.

Está em busca de novas soluções para sua loja virtual vender mais? Então acesse também o artigo,Live commerce: o que é e como aplicar essa estratégia de vendas para seu e-commerce?”.

Em resumo, as cinco dicas de como usar o Tik Tok para fazer mais vendas são:

  1. Entenda quem é o seu público
  2. Grave seus vídeos e compartilhe em outras redes
  3. Crie e participe de desafios
  4. Invista em anúncios patrocinados (TikTok for Business)
  5. Faça parceria com influenciadores da plataforma

Agora sim: crie sua conta e comece sua estratégia

Curtiu nossas dicas de Tik Tok? Agora é hora de criar a sua conta e começar a usar o Tik Tok para vender mais.

Assim como outras redes sociais, criar sua conta é um processo gratuito.

Faça o download do aplicativo na loja de apps do seu smartphone e preencha seu cadastro.

Com tudo pronto é hora de começar a produzir seu conteúdo e para isso clique no “+” no centro da tela.

O aplicativo irá  lhe mostrar todas as ferramentas disponíveis para a criação e edição do vídeo.

Com isso você já poderá aproveitar a relevância e as vantagens desse canal para aumentar suas vendas.

Com planejamento, você consegue estruturar seu negócio e descobrir se precisa fazer novos investimentos.

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