Como usar o capital de giro no seu negócio: 14 dicas
O capital de giro é o dia-a-dia de todos os pequenos negócios. Quando você tem dinheiro suficiente, pode contratar mais, produzir mais, aceitar mais trabalhos e pagar menos pelos suprimentos. E saber como usar o capital de giro é uma habilidade fundamental para todo empreendedor.
Proprietários de pequenas empresas usam o financiamento de capital de giro, por exemplo, para expandir seus negócios de inúmeras maneiras, desde campanhas de marketing até a compra de estoque para a contratação de novos funcionários.
A seguir vamos mostrar 14 maneiras de como usar o capital de giro para gerenciar melhor as necessidades do seu pequeno negócio.
Formas de como usar o capital de giro
1- Gerenciar fluxo de caixa
A primeira forma de como usar o capital de giro é nas despesas básicas da empresa.
Se você precisa cumprir com a folha de pagamento, manter os serviços em funcionamento ou pagar seu aluguel, o capital de giro ajudará a cobrir as despesas operacionais cruciais nos momentos em que sua empresa sofrer uma crise no fluxo de caixa.
2- Atrasos de pagamento
Em muitos setores, atrasos no recebimento de dinheiro pelo seu produto ou serviço são bastante comuns.
Com isso, outra maneira de como usar o capital de giro é ajudando a preencher essa lacuna quando os clientes estão atrasados no pagamento de suas contas a receber.
3- Estoque de compra
Outra forma de como usar o capital de giro no negócio é para reabastecer seu estoque, comprar novos produtos para vender em sua empresa ou ajudar a comprar estoque adicional para atender a pedidos futuros.
Algumas empresas dependem de empréstimos para capital de giro para aproveitar preços em massa ou uma grande venda em estoques, em que é necessário um pagamento inicial substancial para aproveitar os preços especiais.
4- Atualizar equipamentos
O que você faz se precisa muito de novos equipamentos que trarão benefícios a longo prazo para sua empresa, mas não tem dinheiro para pagar por eles no momento?
Usar o capital de giro acumulado ou fazer um financiamento pode fornecer os fundos para cobrir o custo sem afetar seu fluxo de caixa atual.
5- Pagar despesas sazonais
Se você estiver em uma indústria sazonal, reabastecer estoque e contratar funcionários temporários antes da alta temporada de vendas pode ser difícil.
Para suprir essa despesa, está é outra forma ideal de como usar o capital de giro para cobrir essas despesas sazonais, bem como aumentar o seu investimento em marketing de pré-temporada para gerar mais receita.
6- Cobrir as insuficiências sazonais
Pequenas empresas sazonais experimentam lentidão quando o capital operacional tende a ser apertado em alguns meses do ano.
O financiamento de negócios é uma ferramenta valiosa para administrar seu fluxo de caixa durante o período de entressafra, permitindo cobrir despesas correntes como aluguel, seguro, impostos, serviços públicos e salários.
7- Lançar uma campanha de marketing
As empresas que procuram atrair novos clientes, atualizar sua marca ou aumentar sua presença o-line podem usar o capital de giro para lançar uma nova campanha de marketing ou expandir uma já existente.
Publicidade nas redes sociais, patrocínio de eventos, campanhas de marketing direto e outras oportunidades com retorno sobre o investimento são usos comuns para o capital de giro.
8- Despesas com contratação e empregados
Outra maneira de como usar o capital de giro é nas despesas com recursos humanos, como bônus de contratação, eventos de funcionários e feiras de carreira.
9- Expansões ou renovações
Se o seu negócio precisa de mais espaço para atrair mais lucros ou se você deseja remodelá-lo para proporcionar uma melhor experiência ao cliente, pode considerar um empréstimo de capital de giro para financiar seu crescimento ou usar uma parte que já possui e financiar o outro montante.
10- Oportunidades de crescimento
Como proprietário de uma pequena empresa, você nunca sabe quando as oportunidades vão aparecer.
Quando você encontrar o local perfeito para expandir sua operação, receber uma oferta para contratar uma nova empresa ou for abordado de repente sobre a compra de um concorrente, usar o capital de giro garantirá que você aproveite a oportunidade antes que ela passe.
11- Impostos
Você também poder usar o capital de giro como uma opção para cobrir seu fluxo de caixa durante a temporada de impostos ou o financiamento de pagamentos de impostos sobre a propriedade.
12- Despesas inesperadas
Não importa quão bem os proprietários de pequenas empresas planejem, imprevistos como problemas com equipamentos, danos estruturais causados por incêndios ou inundações ou uma mudança súbita no mercado podem deixá-los sem dinheiro.
Como o capital de giro pode ser usado para qualquer despesa comercial, ele pode significar a diferença entre manter seu negócio funcionando ou ter que fechar.
Nestes casos, o financiamento de capital também é outra opção de manter a empresa funcionando.
13- Melhorar o conhecimento
Os proprietários de empresas também usam podem usar o capital de giro para pagar por consultorias e treinamentos de profissionais externos.
Isso pode variar desde a contratação de um consultor para ajudar a implementar um novo programa de vendas a trabalhar com um especialista em software para acelerar seus processos de negócios e diminuir as despesas.
14- Melhorar a credibilidade
Alguns pequenos empresários usam o capital de giro estrategicamente para estabelecer um bom crédito, provando que podem administrar bem um financiamento.
Se você trabalha com um credor que compartilha informações sobre o empréstimo com as agências de relatórios de crédito e esta informação é positiva, pode ajudar a aumentar sua pontuação de crédito.
Se você é pequeno ou grande, local ou global, a Gyra+ realiza financiamentos online para empreendedores digitais atingirem todo o potencial do seu negócio.
Em três passos simples você pode ter aquela grana que precisa para investir mais no seu negócio:
- indique o valor de empréstimo que precisa, em quanto tempo deseja pagar e seu e-mail;
- conecte sua conta do Mercado Livre, Bling ou Skyhub;
- a análise será realizada e, se aprovada, o dinheiro cai em até 72h na sua conta.
Faça uma avaliação no simulador de financiamento para empresas e descubra o crédito que cabe no seu negócio.