O que fazer e como reduzir a energia elétrica na empresa?
Conhecer alternativas para reduzir a energia elétrica na empresa é fundamental para qualquer negócio que almeja otimizar seus gastos. Afinal, essa despesa fixa é um dos principais custos no orçamento de uma empresa.
Porém, pode ser um desafio encontrar opções viáveis e de fácil implementação, por isso aqui vamos mostrar algumas dicas sobre como economizar energia elétrica na empresa.
Continue lendo!
8 dicas sobre como reduzir a energia elétrica na empresa
- Opte por lâmpadas de LED;
- Mantenha o maquinário com a manutenção em dia;
- Invista em equipamentos de baixo consumo;
- Faça revisões periódicas nas instalações elétricas;
- Adapte a infraestrutura para otimizar o consumo de energia;
- Tenha atenção com o ar condicionado;
- Faça campanhas de conscientização na empresa;
- Considere migrar para o Mercado Livre de Energia.
Veja os detalhes de cada uma das dicas a seguir.
1. Opte por lâmpadas de LED
A primeira dica sobre como reduzir a energia elétrica na empresa é trocar todas as lâmpadas por LED.
As lâmpadas incandescentes ou fluorescentes têm um custo um pouco menor, porém são menos eficientes e têm uma vida útil menor. Por outro lado, as lâmpadas de LED consomem menos energia, têm maior durabilidade e iluminam melhor.
Para você ter uma ideia, uma lâmpada incandescente dura cerca de mil horas de iluminação, enquanto a lâmpada de LED tem uma vida útil de aproximadamente 25 mil horas.
Ou seja, mesmo que o custo inicial seja maior, a longo prazo você verá uma economia significativa de energia na sua empresa.
2. Mantenha o maquinário com a manutenção em dia
Máquinas obsoletas e com manutenção pendente consomem mais energia, pois não aproveitam todo o potencial energético. Por isso, não negligencie esse processo, e inclua a manutenção recorrente e preventiva na rotina da sua empresa.
Dessa forma, será possível identificar com mais rapidez equipamentos que estão desperdiçando energia e fazer os consertos necessários para corrigir eventuais problemas.
3. Invista em equipamentos de baixo consumo
Além da manutenção periódica, também considere substituir máquinas obsoletas por modelos mais modernos e de baixo consumo.
Para isso, procure por equipamentos com o selo Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica). Tal selo é destinado a produtos com melhor eficiência energética.
4. Faça revisões periódicas nas instalações elétricas
Às vezes, muita energia é desperdiçada nas instalações elétricas, gerando um gasto “invisível”. Assim, é recomendável fazer revisões periódicas para garantir que tudo está funcionando como deveria.
Nesse momento, será possível checar se tem energia vazando, se há alguma chance de curto-circuito ou se alguma instalação está sobrecarregada, por exemplo.
5. Adapte a infraestrutura para otimizar o consumo de energia
Outra dica sobre como economizar energia elétrica na empresa é fazer adaptações na infraestrutura. Essa é uma mudança mais substancial, mas igualmente importante para reduzir os gastos com essa despesa.
Contrate uma empresa para fazer um estudo do local, e verificar se a iluminação e a ventilação naturais estão sendo devidamente aproveitadas. Dessa forma, o consumo de energia e de ar condicionado podem ser reduzidos.
Algumas propostas podem sair deste estudo, como:
- instalação de telhas transparentes, no caso de galpões, por exemplo;
- abertura de novas janelas em paredes que não são estruturais;
- instalação de janelas e portas maiores;
- pintura de paredes com cores claras.
Leia também: 12 ideias para reduzir custos na empresa
6. Tenha atenção com o ar condicionado
O ar condicionado traz conforto e bem-estar aos funcionários, mas é preciso atenção para ele ser aproveitado corretamente.
Oriente os colaboradores para que, quando ele estiver ligado, as janelas e portas do ambiente estejam fechadas. Além disso, verifique o tamanho do ambiente e compre equipamentos com a quantidade de BTUs adequados à área do local.
7. Faça campanhas de conscientização na empresa
Qualquer que seja a dica sobre como reduzir a energia elétrica na empresa, ela só vai funcionar se todos os colaboradores estiverem empenhados em fazer isso acontecer.
Então, invista em campanhas de conscientização na empresa: palestras, panfletos, adesivos, vídeos educativos, enfim! Tudo é válido quando o interesse é coletivo.
A redução do consumo energético é importante não apenas para a diminuição dos gastos com a conta de luz, mas também para a sustentabilidade.
Aprenda como fazer uma campanha de economia de energia elétrica na sua empresa.
8. Considere migrar para o Mercado Livre de Energia
Se o custo de energia está alto, então vale conhecer o Mercado Livre de Energia.
Nele, as empresas podem negociar preços, prazo, volume e forma de pagamento diretamente com os fornecedores, conseguindo alcançar até 35% de economia com a conta de luz. E mais: nesse mercado não há a incidência das bandeiras tarifárias.
Outra vantagem do Mercado Livre de Energia é a possibilidade de aumentar a eficiência energética da empresa, pois é possível contratar a energia de acordo com a demanda do negócio.
Conheça as vantagens e desvantagens do Mercado Livre de Energia.
Atualmente, o setor energético no Brasil está segmentado em dois ambientes:
- Ambiente de Contratação Regulada (ACR), composto pelos consumidores cativos, os quais têm acesso à energia com tarifas estabelecidas pelo governo;
- Ambiente de Contratação Livre (ACL): são os consumidores livres que negociam energia no Mercado Livre de Energia.
Para migrar para o Mercado Livre de Energia, é preciso atender a alguns requisitos mínimos — por enquanto, apenas empresas com uma alta demanda de energia podem fazer a migração.
Para saber mais, o ideal é entrar em contato com uma empresa especializada, como a Esfera Energia, referência nacional em gestão de energia no Mercado Livre de Energia. Assim, você poderá tirar todas as suas dúvidas e verificar a viabilidade de sair do Ambiente de Contratação Regulada e ir para o Ambiente de Contratação Livre.
Gostou das dicas sobre como reduzir a energia elétrica na empresa? O importante é dar o primeiro passo e colocar as ações em prática. Lembre-se de que encontrar alternativas para diminuir custos e otimizar recursos é fundamental para garantir a saúde financeira da empresa.
Esse artigo foi escrito pela Esfera Energia, empresa referência nacional em gestão de energia no Mercado Livre de Energia.