Como funciona o MercadoShops: tudo sobre a plataforma de e-commerce do Mercado Livre

Antes de saber como funciona o MercadoShops é importante saber algumas diferenças em relação ao Mercado Livre.

O MercadoShops é uma plataforma de e-commerce que disponibiliza um sistema para que pequenas e médias empresas criem a sua própria loja online de forma simples e segura.

No Mercado Livre, os vendedores também operam usando o sistema do site, mas não possuem diretamente uma loja virtual com URL personalizada, layout próprio, dentre outros detalhes.

De ambas as formas você faz negócios online. Mas quando a empresa está pronta para dar um passo adiante, geralmente ele irá evoluir para uma plataforma como o MercadoShops.

O sistema oferece meios de pagamento online com o Mercado Pago, disponibiliza entregas pelo Mercado Envios e aumenta o tráfego de visitas para a loja com ferramentas de marketing digital integradas.

Hoje, o Mercado Shops conta com mais de 200.00 usuários cadastrados e ativos nos países em que opera: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e México.

Vamos conhecer como funciona o MercadoShops!

Como funciona o MercadoShops: raio X da plataforma

Seu negócio está pronto para crescer e você precisa escolher uma plataforma de e-commerce para hospedar sua nova operação?

É exatamente isso que o MercadoShops oferece. Na plataforma você tem um sistema pronto onde pode configurar seus produtos, controlar estoque, dentre outros recursos personalizados para uma loja virtual funcional e bem estruturada.

Como funciona o MercadoShops: principais recursos

Ferramentas de marketing para criar promoções e cupons de descontos personalizados para campanhas ou para clientes específicos.

Integração com o Facebook. É possível vincular a loja online com a página do Facebook e ampliar o canal de vendas com a rede social.

Experiência do cliente. Com a plataforma é possível acompanhar do momento que o cliente fecha o pedido, o pagamento até o ticket médio dos clientes etc.

Chat online para contato instantâneo e em tempo real com o cliente. Assim, é possível tirar dúvidas in loco e não deixar o cliente recuar na decisão de compra.

Campanhas de e-mail marketing para divulgar novidades e promoções. A plataforma tem modelos pré-formatados e você só precisa definir os produtos e os textos para fazer o disparo.

Otimização para SEO (Search Engine Optimization) que permite que suas páginas sejam encontradas nos mecanismos de busca. É possível fazer a otimização manualmente e ou seguir as configurações automáticas do sistema do MercadoShops.

Programa de fidelização de clientes através de um sistema de pontos gerados automaticamente a cada compra. O cliente acumula pontos que pode trocar em benefícios na sua loja virtual futuramente.

Administrar em um só lugar os anúncios da sua loja loja e da sua conta do Mercado Livre, inclusive criar e modificar vários anúncios de uma só vez. Pode também alterar os preços, quantidades, entre outras informações.

Ativar regras para controlar automaticamente os anúncios da sua loja e do Mercado Livre com base em seu estoque real.

Configurar códigos de acompanhamento de campanhas para medir as conversões vindas do Google AdWords, Facebook Ads e outros, além de poder inserir qualquer outro tipo de tag javascript em todo o site ou apenas na página de finalização de compra, por exemplo.

Configurar as opções de envios com base em tabelas próprias ou nas tabelas dos Correios, com opções para customizar valores por região e agregar prazo e valor de manuseio automaticamente nos cálculos de envios.

Configurar meios de pagamento customizados, como depósito em conta ou transferência.

Emitir Notas Fiscais Eletrônicas em poucos cliques, com a assistência de parceiros integrados à plataforma.

Leia também: Como vender mais no Mercado Livre [HOJE]: 10 dicas de OURO.

Como funciona o MercadoShops: opções de planos

Os 30 primeiros dias são gratuitos para o cliente experimentar a plataforma. Não é preciso incluir os dados do cartão para fazer o período de testes.

Depois do período de teste é preciso escolher entre os três planos disponíveis, de acordo com as necessidades e objetivos de negócio e, claro, disponibilidade financeira.

Plano 1: Profissional Plus | Valor: R$ 149/mês

Plano 2: Profissional | Valor: R$ 99/mês

Plano 3: Essencial | Valor: R$ 89/mês

Em todos os planos, você ainda conta com:

  • Custo de instalação zero e ativação imediata;
  • Visitas, pageviews, produtos cadastrados e transações ilimitadas, com hospedagem dos dados dos produtos inclusa;
  • Loja otimizada “de fábrica” para dispositivos móveis, como celulares, smartphones e tablets;
  • Integração nativa com o Mercado Pago, com diversos meios de pagamento disponíveis para seus compradores terem segurança e praticidade;
  • Opção de criar variações em seus produtos para venda na loja, como cor, tamanho, voltagem etc.

4 primeiros passos para começar no MercadoShops

1 – Anuncie seus produtos

Após preencher seus dados para criar uma conta no MercadoShops, o primeiro passo para começar a configurar a sua loja virtual é ter anúncios completos para chamar a atenção dos clientes em potencial.

Informe todos os dados dos produtos que deseja vender. Para preencher essas informações clique em “Novo Anúncio”.

Nessa página você deverá:

  • incluir até 10 fotos de cada produto;
  • inserir um vídeo;
  • descrever corretamente o que está vendendo;
  • informar o estoque;
  • adicionar a forma de envio;
  • informar as dimensões da embalagem;
  • escolher a categoria do produto;
  • incluir informações que ajudarão os buscadores, como Google, a encontrar a sua loja e anúncio.

O cuidado no momento de cadastrar seus produtos é extremamente importante para deixar a sua loja ainda mais profissional.

2 – Configure as opções de envio

Você já cadastrou seus produtos. Agora é o momento de escolher a forma que os seus produtos serão enviados aos seus clientes.

É importante incluir as informações completas para não faltar nada. Lembre-se de cadastrar CEP, endereço e dimensões do produto. É a partir destes dados que o sistema irá ajudar a calcular o valor do frete.

Nesta etapa, você vai precisar escolher quais as formas de envio aparecerão para o seu cliente. Você pode escolher entre Correios, Outros Meios de Envio ou A combinar com o vendedor.

3 – Personalize a aparência da sua loja

No terceiro passo de como funciona o MercadoShops, você vai definir como será a aparência da sua loja. A identidade visual é o primeiro contato que o cliente tem com a sua marca, por isso, capriche na personalização.

Crie um layout atraente, organizado e informativo. Aliar estética e praticidade é crucial. Pense na experiência do usuário e no caminho que ele percorrerá no site e invista em recursos visuais que facilitem a navegação.

O MercadoShops tem vários modelos prontos que podem ser personalizados com a sua marca. Também é possível escolher o tipo de letra, as cores, o número de colunas, entre outros atributos que podem impactar o cliente visualmente.

A plataforma também permite acesso direto ao código do sistema para personalização. Você pode personalizar sozinho ou contar com o apoio de um especialista do MercadoShops.

4 – Defina suas preferências

A última etapa para ter sua loja ativa é acrescentar informações essenciais para o bom funcionamento do seu e-commerce.

Nessa última fase, o sistema pede o cadastro de nome do site, CEP, texto do botão de anúncios, meios de pagamento e dados de faturamento. Além disso, permite conectar o site da loja virtual ao perfil do Facebook.

Você ainda pode configurar outras páginas da sua loja (“Quem somos”, por exemplo), o domínio próprio e ferramentas como Google Analytics, código do Google Adwords, pixel do Facebook, entre outras.

Depois de configurar essas quatro etapas, a loja virtual está pronta para ir ao ar!

Ao criar sua loja no MercadoShops, ela é integrada ao Mercado Livre. Isso aumenta a visualização dos produtos e a chance de aparecer para novos compradores.

Se o seu negócio chegou a um momento de expansão, ter uma loja no MercadoShops vai tornar seu negócio mais profissional.

Leia mais: Como calcular a necessidade de capital de giro de uma empresa.

E esse pode ser o momento que você vai precisar de capital de giro para expandir. Conheça a estrutura da Gyra+ que realiza financiamentos online para empreendedores digitais.

Em três passos simples você pode ter aquela grana que precisa para investir mais no seu negócio:

  • indique o valor de empréstimo que precisa, em quanto tempo deseja pagar e seu e-mail;
  • conecte sua conta do Mercado Livre, Bling ou Skyhub;
  • a análise será realizada e, se aprovada, o dinheiro cai em até 72h na sua conta.

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