Como funciona o MercadoShops: tudo sobre a plataforma de e-commerce do Mercado Livre
Antes de saber como funciona o MercadoShops é importante saber algumas diferenças em relação ao Mercado Livre.
O MercadoShops é uma plataforma de e-commerce que disponibiliza um sistema para que pequenas e médias empresas criem a sua própria loja online de forma simples e segura.
No Mercado Livre, os vendedores também operam usando o sistema do site, mas não possuem diretamente uma loja virtual com URL personalizada, layout próprio, dentre outros detalhes.
De ambas as formas você faz negócios online. Mas quando a empresa está pronta para dar um passo adiante, geralmente ele irá evoluir para uma plataforma como o MercadoShops.
O sistema oferece meios de pagamento online com o Mercado Pago, disponibiliza entregas pelo Mercado Envios e aumenta o tráfego de visitas para a loja com ferramentas de marketing digital integradas.
Hoje, o Mercado Shops conta com mais de 200.00 usuários cadastrados e ativos nos países em que opera: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e México.
Vamos conhecer como funciona o MercadoShops!
Como funciona o MercadoShops: raio X da plataforma
Seu negócio está pronto para crescer e você precisa escolher uma plataforma de e-commerce para hospedar sua nova operação?
É exatamente isso que o MercadoShops oferece. Na plataforma você tem um sistema pronto onde pode configurar seus produtos, controlar estoque, dentre outros recursos personalizados para uma loja virtual funcional e bem estruturada.
Como funciona o MercadoShops: principais recursos
– Ferramentas de marketing para criar promoções e cupons de descontos personalizados para campanhas ou para clientes específicos.
– Integração com o Facebook. É possível vincular a loja online com a página do Facebook e ampliar o canal de vendas com a rede social.
– Experiência do cliente. Com a plataforma é possível acompanhar do momento que o cliente fecha o pedido, o pagamento até o ticket médio dos clientes etc.
– Chat online para contato instantâneo e em tempo real com o cliente. Assim, é possível tirar dúvidas in loco e não deixar o cliente recuar na decisão de compra.
– Campanhas de e-mail marketing para divulgar novidades e promoções. A plataforma tem modelos pré-formatados e você só precisa definir os produtos e os textos para fazer o disparo.
– Otimização para SEO (Search Engine Optimization) que permite que suas páginas sejam encontradas nos mecanismos de busca. É possível fazer a otimização manualmente e ou seguir as configurações automáticas do sistema do MercadoShops.
– Programa de fidelização de clientes através de um sistema de pontos gerados automaticamente a cada compra. O cliente acumula pontos que pode trocar em benefícios na sua loja virtual futuramente.
– Administrar em um só lugar os anúncios da sua loja loja e da sua conta do Mercado Livre, inclusive criar e modificar vários anúncios de uma só vez. Pode também alterar os preços, quantidades, entre outras informações.
– Ativar regras para controlar automaticamente os anúncios da sua loja e do Mercado Livre com base em seu estoque real.
– Configurar códigos de acompanhamento de campanhas para medir as conversões vindas do Google AdWords, Facebook Ads e outros, além de poder inserir qualquer outro tipo de tag javascript em todo o site ou apenas na página de finalização de compra, por exemplo.
– Configurar as opções de envios com base em tabelas próprias ou nas tabelas dos Correios, com opções para customizar valores por região e agregar prazo e valor de manuseio automaticamente nos cálculos de envios.
– Configurar meios de pagamento customizados, como depósito em conta ou transferência.
– Emitir Notas Fiscais Eletrônicas em poucos cliques, com a assistência de parceiros integrados à plataforma.
Leia também: Como vender mais no Mercado Livre [HOJE]: 10 dicas de OURO.
Como funciona o MercadoShops: opções de planos
Os 30 primeiros dias são gratuitos para o cliente experimentar a plataforma. Não é preciso incluir os dados do cartão para fazer o período de testes.
Depois do período de teste é preciso escolher entre os três planos disponíveis, de acordo com as necessidades e objetivos de negócio e, claro, disponibilidade financeira.
– Plano 1: Profissional Plus | Valor: R$ 149/mês
– Plano 2: Profissional | Valor: R$ 99/mês
– Plano 3: Essencial | Valor: R$ 89/mês
Em todos os planos, você ainda conta com:
- Custo de instalação zero e ativação imediata;
- Visitas, pageviews, produtos cadastrados e transações ilimitadas, com hospedagem dos dados dos produtos inclusa;
- Loja otimizada “de fábrica” para dispositivos móveis, como celulares, smartphones e tablets;
- Integração nativa com o Mercado Pago, com diversos meios de pagamento disponíveis para seus compradores terem segurança e praticidade;
- Opção de criar variações em seus produtos para venda na loja, como cor, tamanho, voltagem etc.
4 primeiros passos para começar no MercadoShops
1 – Anuncie seus produtos
Após preencher seus dados para criar uma conta no MercadoShops, o primeiro passo para começar a configurar a sua loja virtual é ter anúncios completos para chamar a atenção dos clientes em potencial.
Informe todos os dados dos produtos que deseja vender. Para preencher essas informações clique em “Novo Anúncio”.
Nessa página você deverá:
- incluir até 10 fotos de cada produto;
- inserir um vídeo;
- descrever corretamente o que está vendendo;
- informar o estoque;
- adicionar a forma de envio;
- informar as dimensões da embalagem;
- escolher a categoria do produto;
- incluir informações que ajudarão os buscadores, como Google, a encontrar a sua loja e anúncio.
O cuidado no momento de cadastrar seus produtos é extremamente importante para deixar a sua loja ainda mais profissional.
2 – Configure as opções de envio
Você já cadastrou seus produtos. Agora é o momento de escolher a forma que os seus produtos serão enviados aos seus clientes.
É importante incluir as informações completas para não faltar nada. Lembre-se de cadastrar CEP, endereço e dimensões do produto. É a partir destes dados que o sistema irá ajudar a calcular o valor do frete.
Nesta etapa, você vai precisar escolher quais as formas de envio aparecerão para o seu cliente. Você pode escolher entre Correios, Outros Meios de Envio ou A combinar com o vendedor.
3 – Personalize a aparência da sua loja
No terceiro passo de como funciona o MercadoShops, você vai definir como será a aparência da sua loja. A identidade visual é o primeiro contato que o cliente tem com a sua marca, por isso, capriche na personalização.
Crie um layout atraente, organizado e informativo. Aliar estética e praticidade é crucial. Pense na experiência do usuário e no caminho que ele percorrerá no site e invista em recursos visuais que facilitem a navegação.
O MercadoShops tem vários modelos prontos que podem ser personalizados com a sua marca. Também é possível escolher o tipo de letra, as cores, o número de colunas, entre outros atributos que podem impactar o cliente visualmente.
A plataforma também permite acesso direto ao código do sistema para personalização. Você pode personalizar sozinho ou contar com o apoio de um especialista do MercadoShops.
4 – Defina suas preferências
A última etapa para ter sua loja ativa é acrescentar informações essenciais para o bom funcionamento do seu e-commerce.
Nessa última fase, o sistema pede o cadastro de nome do site, CEP, texto do botão de anúncios, meios de pagamento e dados de faturamento. Além disso, permite conectar o site da loja virtual ao perfil do Facebook.
Você ainda pode configurar outras páginas da sua loja (“Quem somos”, por exemplo), o domínio próprio e ferramentas como Google Analytics, código do Google Adwords, pixel do Facebook, entre outras.
Depois de configurar essas quatro etapas, a loja virtual está pronta para ir ao ar!
Ao criar sua loja no MercadoShops, ela é integrada ao Mercado Livre. Isso aumenta a visualização dos produtos e a chance de aparecer para novos compradores.
Se o seu negócio chegou a um momento de expansão, ter uma loja no MercadoShops vai tornar seu negócio mais profissional.
Leia mais: Como calcular a necessidade de capital de giro de uma empresa.
E esse pode ser o momento que você vai precisar de capital de giro para expandir. Conheça a estrutura da Gyra+ que realiza financiamentos online para empreendedores digitais.
Em três passos simples você pode ter aquela grana que precisa para investir mais no seu negócio:
- indique o valor de empréstimo que precisa, em quanto tempo deseja pagar e seu e-mail;
- conecte sua conta do Mercado Livre, Bling ou Skyhub;
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