5 dicas sobre como fazer um bom atendimento de vendas

Com um mercado cada dia mais competitivo e clientes cada vez mais exigentes, o atendimento virou uma das peças mais fundamentais na hora de uma venda. Claro que qualidade, preço e prazo continuam sendo relevantes, mas só quem sabe como fazer um bom atendimento de vendas sai na frente dos demais.

Dos fatores que mais influenciam uma decisão de compra de um consumidor o atendimento que ele recebe antes, durante e depois de efetuar a compra é sem dúvida um dos primordiais.

É sempre importante lembrar do atendimento pós-vendas que pode proporcionar uma boa taxa de fidelização de clientes.

Essa constatação fica clara com a pesquisa realizada pela NeoAssit, cerca de 87% dos consumidores deixam de comprar em uma loja após uma única experiência de mau atendimento.

Como fazer um bom atendimento de vendas: 5 dicas práticas

A seguir listamos cinco estratégias de como fazer um bom atendimento de vendas:

  1. Conheça melhor seu cliente
  2. Priorize a apresentação das solução que seu produto oferece (ao invés dos recursos dele)
  3. Antecipe as objeções de compra que possam surgir para impedir a compra
  4. Faça treinamentos e reuniões para para aprimorar o atendimento
  5. Ofereça múltiplos canais de atendimento integrados

1. Conheça melhor seu cliente

Um dos pontos mais fundamentais para você que busca saber como fazer um bom atendimento de vendas é sem dúvidas conhecer bem seu cliente. Sem esse conhecimento a abordagem de vendas e atendimento pode ser construída de maneira errada.

É importante listar as características gerais dos clientes para abordá-lo de uma forma que busque acolhê-lo e atrair sua atenção.

De nada adianta sair falando de desconto com um público com maior poder aquisitivo, por exemplo, você pode soar pedante e dar a impressão de um produto popular que ele não tem interesse.

Por conta disso, você precisa saber o que seu cliente preza e o que ele não vê como benefício.

Isso é importante para que você possa fazer o atendimento focado onde ele tem mais interesse. Quando você “fala a mesma língua” que seu cliente, tudo flui melhor e as suas chances de venda aumentam.

Para aprender como fazer isso, indicamos que assista ao vídeo abaixo sobre como criar personas.

2. Priorize a apresentação das solução que seu produto oferece (ao invés dos recursos dele)

Depois que você conhece melhor o seu cliente, fica mais fácil saber que tipo de vantagens que seu produto tem (ou possa ter se for vantajoso e viável) são gatilhos que chamam mais atenção do seu cliente.

Muito mais que descrever seu produto e seus recursos, é preciso enaltecer o que ele resolve, quais as necessidades ele soluciona, em quais problemas ele põe fim.

Quando um cliente compra um produto ele compra, em geral, a solução de um desejo, necessidade ou problema. É isso que você deve destacar em sua comunicação para chamar a atenção do seu público e mostrar para ele os benefícios que ele terá ao optar por comprar de você.

Por isso, ao invés de falar que ao comprar sua tinta seu cliente irá poder pintar uma parede, foque no diferencial dela, como: “Crianças e pets em casa? Não se preocupe com o cheiro! Essa tinta seca em menos de 30 minutos e é sem odor!” (sempre sendo sincero quanto às condições reais do produto).

3. Antecipe as objeções de compra que possam surgir para impedir a compra

Se você já faz atendimento há algum tempo, já deve ter notado casos em comum ou problemas mais recorrentes apresentados pelos seus clientes, certo? Bom nesse caso esse aprendizado pode e deve ser utilizado para que você tenha cartas na manga que vão te ajudar a eliminar as objeções dos clientes.

Use as respostas e saídas que possam antecipar e responder de bate pronto a um cliente. Quando você apresenta uma solução logo de cara isso te dá credibilidade junto ao seu consumidor.

Além disso, busque sempre ser didático, ainda mais se o seu produto for algo mais complexo.

Treine bem o que vai dizer, sempre focando em um atendimento humanizado e carismático, nada de repetir um roteiro de forma robótica.

4. Faça treinamentos e reuniões para para aprimorar o atendimento

Só é possível aprender como fazer um bom atendimento de vendas reunindo os atendentes e gerentes para apresentar o que vem sendo tratado para buscar aprimorar técnicas de vendas e atendimento.

Procure escutar o feedback de todos inseridos na operação para ter as visões mais variadas possíveis, só assim será possível conhecer cada vez mais o seu cliente e com isso aprimorar todas as técnicas de vendas e atendimento que a sua empresa aplica.

Lembre-se também de oferecer treinamento contínuo para seus colaboradores de atendimento e abordagem ao cliente. A capacitação deve ajudar tanto sobre atualizações do produto, como para desenvolver habilidades comportamentais fundamentais à área de atendimento como:

  • empatia,
  • proatividade,
  • iniciativa,
  • inteligência emocional e mais.

5. Ofereça múltiplos canais de atendimento integrados

75% dos consumidores esperam uma experiência consistente independente do canal escolhido para o relacionamento com a marca.

O atendimento omnichannel é uma realidade e é preciso que a sua empresa se organize para oferecer uma experiência efetiva nessa área.

Omnichannel significa todos os canais, entretanto, mais do que estar presente em múltiplos canais, como chat no site, redes sociais, loja física, telefone, e-mail e mais, ao aplicar essa técnica de venda é preciso que todos esses canais estejam integrados. Somente assim você vai responder à pergunta: como fazer um bom atendimento de vendas.

A integração garante que o cliente não precisará repetir informações, mesmo mudando de canal de atendimento. Isso quer dizer que ele pode começar uma conversa no WhatsApp e terminar no telefone ou e-mail, sem que sua empresa perca informações.

Isso vale para atendimento ao cliente para lojas online e físicas. Permita que seu cliente resolva o problema que ele tem em qualquer canal da empresa, vivendo sempre a mesma experiência de qualidade.

Para que você possa fazer tudo isso de maneira efetiva, busque por uma ferramenta de atendimento ao cliente que possa contribuir para seu caminho ser mais fácil e eficiente, durante a negociação e também no atendimento pós venda.

E aí conseguiu entender como fazer um bom atendimento de vendas? Sabemos que manter uma equipe de atendimento não é uma tarefa fácil e exige investimento em capital de giro. É claro que você pode e deve contar com a tecnologia, mas isso também exige capital financeiro. Por isso a Gyra possui algumas soluções que podem te ajudar!


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