Como fazer conciliação bancária? Descubra em um passo a passo descomplicado!
Você sabe como fazer conciliação bancária? Tem ideia sobre o que significa essa prática?
Uma gestão financeira eficiente pode fazer toda a diferença no desempenho e até mesmo sobrevivência das empresas no mercado.
Na verdade, de acordo com pesquisa feita pelo Sebrae, a má condução das finanças é apontada como um dos principais motivos que levam as empresas a fecharem as portas.
Nesse sentido, para evitar que isso aconteça com o seu negócio, a conciliação bancária é uma das práticas de controle financeiro indispensáveis.
Muitos empreendedores não conhecem ou simplesmente negligenciam essa importante prática da gestão de negócio. Como consequência, ficam com as contas em desequilíbrio e colocam em risco a saúde financeira da empresa.
Neste artigo, você vai entender o que é conciliação bancária e qual a importância dela para a contabilidade e para o seu negócio como um todo.
Além disso, convidamos você a prosseguir com a leitura para conferir também um passo a passo de como fazer conciliação bancária.
O que é conciliação bancária?
A conciliação bancária é uma prática que consiste na comparação entre o extrato da conta da empresa no banco e o controle financeiro que é feito internamente.
A intenção por trás da conciliação bancária é a partir de um levantamento de todos pagamentos e recebimentos, verificar se esses valores batem com as movimentações da conta bancária da empresa.
Imagine, por exemplo, que você tenha uma loja virtual. No último mês, você realizou uma venda de R$ 50, outra de R$ 130 e mais uma de R$ 280. Todas essas vendas foram feitas no cartão na modalidade débito e você atualizou a sua planilha de controle interno inserindo esses valores.
Ao final do mês, você emite o extrato da conta bancária da sua empresa em que o valor das vendas é depositado. O objetivo é conferir se as entradas na sua conta batem com as vendas que você anotou.
Pronto! Você acaba de fazer uma conciliação.
É claro que a situação que ilustramos aqui é apenas um simples exemplo. Em uma empresa com uma operação mais complexa, são levados em consideração também suas contas a pagar, outras fontes de recebimento, vendas a prazo, pagamento em débito automático, cheques, empréstimos, etc.
Qual a importância da conciliação bancária para a contabilidade da empresa?
A conciliação bancária é importante porque ajuda a preservar a saúde financeira do seu modelo de negócio e a promover uma gestão contábil mais eficiente..
A partir dessa prática, é possível evitar ser surpreendido por um saldo bancário que estava abaixo do que você imaginava. Além disso, a conciliação bancária funciona também como um mecanismo para identificar e prevenir fraudes e lançamentos equivocados.
Com a conciliação bancária, você passa a ter mais clareza sobre quanto, de fato, há na conta da sua empresa no banco. Isso permite tomar melhores decisões que passam necessariamente pela esfera financeira, como investimentos e cortes de gastos.
Vale a pena pontuar também que esse tipo de controle proposto pela conciliação bancária favorece o planejamento orçamentário da empresa e evita que haja problemas com o recolhimento de tributos e declarações de ganhos.
Com a conciliação bancária, você consegue exercer um controle mais efetivo sobre movimentações financeiras da empresa e ter maior previsibilidade sobre o seu fluxo de caixa.
Veja também: Fluxo de caixa para e-commerce: como fazer um controle eficiente
Como fazer conciliação bancária? Passo a passo!
Como você pôde descobrir até aqui, a conciliação bancária garante maior consistência ao seu controle financeiro. Essa prática confirma se o saldo na conta bancária da sua empresa coincide com seus registros internos.
Se você quer aprender como fazer conciliação bancária, elaboramos aqui um passo a passo que pode te ajudar nessa tarefa. Confira:
Passo 1 - Contabilize as movimentações além dos pagamentos e recebimentos
Um erro comum ao fazer a conciliação bancária é comparar apenas os pagamentos e os recebimentos presentes no extrato do banco e nos registros internos.
Há de se considerar também as tarifas bancárias, eventuais multas, juros e impostos.
Passo 2 - Verifique se não há erro de lançamento do banco
Pode acontecer de o próprio banco cometer erros ao lançar determinados valores na conta. Portanto, é importante se manter atento a isso e fazer uma contestação caso você ache pertinente.
Passo 3 - Mantenha suas planilhas sempre atualizadas
Para um controle financeiro minucioso, é necessário que você mantenha suas planilhas sempre atualizadas.
Não demore para lançar os pagamentos e os recebimentos das vendas, por exemplo. Se possível, invista em um software especializado para automatizar esses lançamentos e garantir maior confiabilidade nos dados.
Passo 4 - Estabeleça uma periodicidade para a conciliação bancária
A conciliação bancária deve ser feita periodicamente. A depender do nível de complexidade da sua operação e do volume de vendas, você pode realizar a conciliação, quinzenalmente, mensalmente ou a cada três, seis ou 12 meses.
Passo 5 - Corrija as divergências identificadas
Caso você identifique qualquer erro ou divergência entre o extrato do banco e os valores anotados na sua planilha ou software, corrija imediatamente.
Quanto mais rápido você corrigir o que for necessário, menor é a chance de esses erros virarem uma bola de neve e colocarem em risco a saúde financeira do seu negócio.
Passo 6 - Encaminhe um relatório para a sua equipe de contabilidade
Com base em tudo o que for levantado durante a conciliação bancária, elabore um relatório e encaminhe para o seu contador. Ele precisa estar ciente sobre as movimentações bancárias na conta da sua empresa para garantir que a sua empresa se mantenha em dia com suas obrigações fiscais e tributárias.
E então, agora que você já sabe como fazer conciliação bancária, que tal implementar esses passos na sua empresa?
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