Como fazer um bom controle de estoque: 5 passos para manutenção financeira

Estoque 25 de Ago de 2018

Ao aprender como fazer um bom controle de estoque você deve ter em mente dois pontos principais: garantir que você terá o que seus clientes precisam (para não perder vendas), na quantidade ideal e sem excesso (para evitar que o capital da empresa fique parado).

Se o estoque parado é dinheiro parado, a falta de estoque também é falta de venda. Ambos correspondem a prejuízos financeiros para o negócio.

Por esses e outros motivos, aprender como fazer um bom controle de estoque é fundamental para sua empresa manter-se financeiramente saudável.

Leia também: Como vender bem um produto: 6 maneiras dele vender a si mesmo.

Se você quer aprender a como fazer um bom controle de estoque, continue acompanhando este artigo. A seguir separamos alguns pontos indispensáveis para o sucesso deste processo.

5 dicas de como fazer um bom controle de estoque

1. Utilize um software de controle de estoque

A primeira dica sobre como fazer controle de estoque é abandonar sua planilha no Excel ou, pior ainda, o papel e a caneta!

Investir em um software de gestão de estoque é fundamental, tanto para lojas físicas como lojas virtuais.

Atualmente, esses sistemas já são conectados à saída de caixa, atualizando automaticamente o volume de estoque de um produto quando ele é vendido.

Isso garante que você terá sempre em mãos as informações mais atualizadas sobre a necessidade de compra de mais itens, ou não.

Essa automação diminui o tempo que você e sua equipe precisam dedicar ao controle do estoque.

Por meio do software de controle de estoque você conseguirá:

  • identificar produtos com baixo volume em estoque;
  • identificar produtos com pouca saída;
  • ter informações importantes sobre suas estratégias de vendas, como o retorno financeiro de promoções.

Tudo isso ajuda sua empresa a entender em que tipo de produto o consumidor tem interesse.

A partir desse tipo de conclusão você pode ampliar o investimento em produtos com bom volume de vendas e reduzir custos com produtos que não movimentam o caixa.

Em suma, um sistema de controle de estoque pode ajudar sua empresa a evitar compras desnecessárias e aumentar a lucratividade de seu negócio

2. Considere um profissional para gestão de estoque

A presença ou não de um profissional estoquista vai depender do fluxo de vendas da sua empresa e da necessidade de organização do local.

Com a adoção de um software você diminui a necessidade de ter um profissional para contar estoque, mas em alguns casos ele pode ser importante.

O estoquista é uma figura muito comum em lojas de varejo, durante períodos com grande volume de vendas.

Em lojas de roupas, por exemplo, onde as pessoas experimentam e nem sempre "levam" o produto, um estoquista vai ajudar a reorganizar a peça no local destinado a ela no estoque, para que o vendedor a encontre facilmente caso outra pessoa busque por ele.

Dependendo do tipo de negócio os próprios vendedores podem usar o tempo de sobra para organizar a loja, mas em períodos como Natal, isso pode ser complicado.

Lojas de eletrodomésticos também precisam desse profissional enquanto os vendedores se dedicam a atendimento de quem chega ao local.

Avalie a necessidade da sua empresa em ter um estoquista.

3. Conte seu estoque periodicamente

Mesmo com um software de controle de estoque é importante realizar a contagem manual periodicamente.

Para realizar a tarefa você deve listar todos os produtos e suas quantidades.

Compare com as informações do sistema para avaliar a exatidão com que a atualização está sendo feita.

4. Informe entradas e saídas de produto imediatamente

Uma das dicas mais importantes sobre como fazer um bom controle de estoque é que as atualizações de entrada e saída devem ser realizadas imediatamente após o recebimento da mercadoria ou sua venda.

Ao receber as mercadorias do fornecedor atualize o sistema com cuidado e atenção.

Lembre-se de contar as mercadorias recebidas para garantir o alinhamento entre informações contabilizadas e a realidade.

Use o sistema de venda integrado com o sistema de estoque para garantir que o estoque será atualizado.

Tudo isso vai te ajudar a estar dentro da Lei. Caso você não registre uma venda poderá enfrentar problemas fiscais para o seu negócio.

5. Considere a margem de perdas

Se você trabalha com produtos perecíveis ou produtos sazonais, precisa contar com a margem de perdas.

Nem todo mundo considera essa margem no processo de como fazer um bom controle de estoque, entretanto, você poderá precificar melhor seus produtos se lembrar de colocar essa variável na conta.

Observação: Estabeleça uma meta para esses prejuízos não atrapalhem seu planejamento financeiro.

Agora você já sabe como fazer controle de estoque. Parabéns!

Use o controle de estoque estrategicamente

Ao aprender como fazer um bom controle de estoque você terá sempre o produto que o cliente precisa, sem grandes volumes de peças paradas nas prateleiras.

Em suma, aprender como fazer um bom controle de estoque é uma maneira eficiente de manter a saúde financeira da empresa por meio da manutenção do capital de giro.

Se você ainda não compreende a necessidade de ter um capital de giro, sugerimos a leitura do artigo,Como calcular capital de giro de uma empresa [com fórmulas]”.

Além disso, o controle de estoque pode te ajudar a:

  • saber qual é o momento ideal para  fazer novos pedidos aos fornecedores;
  • identificar quais produtos colocar em promoção para "despachá-los" da loja.

Capital de giro x controle de estoque

Se você está realizando um controle de estoque eficiente, mas está precisando de capital de giro para investir em mais estoque, afinal sua empresa está crescendo, talvez seja a hora de buscar formas de como captar recursos para financeiros para empresa.

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