Como escolher um nome de loja virtual? Passo a passo para começar

Quando se está começando um negócio na internet, uma das primeiras perguntas é como escolher um nome de loja virtual? Qual o melhor estrategicamente?

Existem milhões de ideias de nomes para loja virtual que podem surgir em um primeiro momento, mas muita gente se frustra ao descobrir que já existe uma empresa com o mesmo nome.

Então, antes de deixar a criatividade rolar, vale a pena seguir alguns passos que vão orientar o processo.

Neste artigo, reunimos algumas dicas para te ajudar a definir qual o melhor nome para loja virtual. Continue lendo e confira!

GUIA: como escolher um nome de loja virtual?

O momento de escolher um nome de loja virtual é importante porque é uma parte fundamental da identidade da marca e como ela será referenciada.

Nossa ideia aqui é ajudá-lo com alguns passos que permeiam essa tarefa. Veja como você e sua equipe podem se organizar para fazer essa escolha:

1. Analise seu negócio como um todo

O que você vai vender? Você vai optar por uma abordagem de nicho dentro desse segmento? Qual é seu público-alvo? Quais são as suas características?

Esses detalhes fazem a diferença na hora de escolher um nome de loja virtual porque são fundamentais para planejar todo o funcionamento da empresa.

Um nome fantástico, mas sem uma estrutura de negócio que sustenta sua existência tem poucas chances de conseguir sobreviver no mercado.

Para ser ainda mais assertivo, faça um planejamento estratégico completo para auxiliar nas ideias de nome e em outras definições.

2. Defina o objetivo da sua empresa

Continuando a dica anterior, o segundo passo é definir qual (ou quais) será o objetivo da sua empresa.

Vender, você e todas as outras lojas virtuais querem, mas o que mais o seu negócio deseja agregar ao mercado? Que diferencial você pretende oferecer?

Ideias de nomes para loja virtual podem começar a aparecer aqui, a partir de palavras que você pensar.

A definição de objetivos e metas no planejamento estratégico está ligada a um prazo, então trabalhe pensando no que você deseja alcançar no primeiro mês, nos próximos seis meses, um ano e assim por diante.

Leia também: Como criar uma loja online de graça? Aprenda passo a passo!

3. Prefira palavras curtas

Depois das análises iniciais que são mais estratégicas, já podem ter surgido ideias para o nome de loja virtual. Então, a dica aqui é focar em palavras curtas.

O principal motivo é que palavras curtas são mais fáceis de lembrar. E como é um negócio virtual, a URL do site fica mais curta e mais fácil de digitar.

Mas ainda não descarte ideias neste momento, faça uma lista com todas as ideias de nomes para loja virtual que vieram à cabeça, pois elas podem ser úteis.

4. Use seu nicho de mercado para pensar em ideias

O próprio nicho de vendas online da sua loja virtual pode ajudar a escolher um nome de loja virtual por meio de conceitos próprios, processos, matérias-primas e características.

Continue agregando ideias à sua lista inicial. É válido até separar nomes que já soarem mais promissores em uma coluna separada para começar a filtrar as opções.

5. Deixe estrangeirismos de lado

Esse detalhe é muito importante porque se o seu público-alvo tiver dificuldade de digitar, falar e, principalmente, entender o nome escolhido, será mais difícil criar uma identidade de marca forte.

Então, lembre-se das definições que você fez sobre o seu público-alvo na etapa #1 para pensar se uma ideia é amigável e se terá apelo ou não.  

Mas também se um nome em outro idioma não gerar nenhuma barreira de entendimento e tiver apelo com o consumidor, pode valer a pena apostar.

Dicas extras para encontrar qual o melhor nome para loja virtual

As cinco etapas acima são orientações básicas para começar o processo de como escolher um nome de loja virtual.

Depois, é possível começar a afunilar as opções para tomar a decisão final. Então, as dicas abaixo vão ajudar a orientar o fechamento deste trabalho. Confira!

Faça um brainstorm com outras pessoas

Se você estiver começando um novo negócio sozinho, peça ajuda de amigos ou da família para escolher um nome de loja virtual.

É o que diz o ditado duas cabeças (ou mais!) pensam melhor do que uma. A parte estratégica você pode definir e até já levar uma lista pronta.

Explique de forma geral o que você pretende com a nova empresa e deixe as ideias fluírem.

A medida que as pessoas forem dando sugestões, faça uma lista inicial com tantas ideias quanto aparecerem.

Pesquise na internet os nomes para eliminar opções

Chega um momento no processo de escolher um nome de loja virtual que muitas ideias foram sugeridas e muitas foram descartadas.

E aí sobra uma lista com opções possíveis, mas qual escolher? Nessa hora, a melhor coisa é ser prático: use a internet para pesquisar e eliminar opções. Mas onde procurar?

Busque primeiro em sites de registros de domínio como Registro.br, Uol Host, HostGator, etc. Se alguém já utiliza, risque o nome da lista.

Verifique no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) se o nome faz parte de uma marca registrada, que aí não pode ser usada mesmo, pois a pessoa tem a posse legal sobre o nome.

Isso evita problemas jurídicos logo de cara e também que você estruture toda ideia de marca em cima de um nome impossível de usar.

Programe para registrar sua marca

Depois que chegar ao nome oficial do negócio, registre o domínio para garantir que ele não seja usado até você criar sua identidade visual.

Informe-se também do processo para registrar sua marca no INPI. Assim, você garante que nenhuma empresa vai usar o mesmo nome e nem as mesmas características visuais do seu negócio.

O Manual de Marcas do INPI ajuda a conhecer como funciona o processo e o Sebrae também oferece consultorias nessa área.

Gostou das dicas para escolher o nome da sua loja virtual?

Depois de muitas ideias, tudo que você deseja é um nome atrativo e criativo para sua loja virtual, não é mesmo?

Paralelo a esse trabalho, lembre-se que escolher uma boa plataforma de e-commerce e ter um bom planejamento financeiro também são pontos essenciais.

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